BOOKS #3 | Os Litigantes (John Grisham)

Tal como já referi aqui e aqui, uma das minhas paixões é ler. Algo que não surgiu na minha infância mas que ao longo da minha adolescência fui-me apaixonando por esse mundo que é ler. Ler serve para nos afastarmos do nosso próprio mundo, do nosso quotidiano e é uma forma de nos esquecermos momentaneamente dos nossos problemas. Ler transporta-nos para toda uma outra dimensão e deveria ser parte integrante de toda a gente.

Desta forma, e para não vos maçar mais, venho comunicar que já acabei mais um livro (confesso que este eu devorei!!!) - "Os Litigantes", de John Grisham. Por indicação de uma amiga minha - a Vanda - uma das autoras do blogue Uma Bica & Um Fino, que leu este livro em dois ou três dias, eu lá fui a uma livraria e comprei-o para ver se realmente o livro era assim tão bom quanto ela me dizia que era.


Segue a sinopse:
"Os dois sócios da firma de advogados Finley & Figg, especializada em casos de divórcio e de condução sob o efeito do álcool, mais parecem um velho casal. Mais eis que chega a mudança. David Zinc, um advogado jovem, abandona a carreira numa elegante firma do centro, embebeda-se" (e muito!!!) "e vai literalmente parar à porta da Finley & Figg. Agora com um novo membro, a F&F está pronta para agarrar um grande caso, que os pode tornar ricos sem que tenham de trabalho muito. Krayoxx, um medicamento popular para reduzir o colesterol em doentes obesos, produzido por um gigante da indústria farmacêutica, está sob fogo depois de vários ataques cardíacos associados ao tratamento. A única coisa que a Finley & Figg tem de fazer é encontrar meia dúzida de pessoas que tenham tido ataques cardíacos enquanto tomavam Krayoxx, convencê-las a tornarem-se seus clientes e prepararem-se para a fama e a fortuna. Com um bocadinho de sorte, nem sequer terão de ir a tribunal! Parece quase bom de mais para ser verdade. E é!"

Confesso que nunca tinha lido obras deste autor. Ao ler este livro, confesso que vou agora procurar mais livros escritos por John Grisham porque é absolutamente espectacular a escrita dele.

Esta história faz-me lembrar um dos muitos episódios de uma série que recentemente comecei a assistir (curiosamente também sobre dois advogados, quer dizer, um deles é, o outro é mais ou menos) - Suits - em que aparece cada caso mais absurdo e eles conseguem sempre safar-se brilhantemente. Se não conhecem esta série, aconselho-vos vivamente a pesquisarem sobre a mesma e começarem a ver - vão ficar viciados. Acreditem!

Voltando ao livro, a escrita é bastante fluída, nada pesada (algo que não vemos na obra de, por exemplo, José Saramago - minha nossa, quando me lembro que tive de ler O Memorial do Convento no meu 12º ano, tenho suores frios...), sendo que os personagens têm todos uma personalidade bastante característica.

Wally Figg e Oscar Finley (os advogados), bem como Rochelle (a secretária) são os três motores iniciais nesta história. Podemos observar e acompanhar as ideias mirabolantes e ilusórias de Figg, o bom-senso e a apreensão de Finley e o sarcasmo nato de Rochelle. Wally Figg é quem delineia toda a estratégia de publicidade da empresa, quem primeiro descobre o Krayoxx e vê nele uma oportunidade única de ganhar uns bons milhares de dólares. E não pensa com os pés bem assentes na Terra. Não, ele voa: muito alto! Finley não concorda muito com os estratagemas de Figg e, apesar de no início estar um pouco reticente quanto ao projecto Krayoxx, ao fim de algum tempo, também começa a ver cifrões à frente dos olhos e embrenha-se mais neste caso. Rochelle só quer saber de quanto vai ganhar para poder deixar de aturar os dois advogados.

No meio destes três personagens, surge David Zinc que, embora inexperiente em idas a tribunal e defender efectivamente os seus clientes, é aquele que mostra ter mais responsabilidade, ser mais sensato e ter os pés mais bem assentes na Terra.

O livro, assim, baseia-se em todas as manobras de diversão e ataques que existem em todos os julgamentos até que assistimos a uma reviravolta e ficamos boquiabertos com o rumo que a história tomou.

Curiosos por mais? Aconselho a adquirirem este livro o mais rapidamente possível pois é impossível parar de ler ;)

Alguém já leu o livro?

4 comentários:

  1. Uau, gostei bastante, quando puder irei ler esse livro certamente! Neste momento estou agarrado ao Grey de EL James.
    Cumprimentos, My Little Space

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.

    Quem sabe se este livro não será o prémio do próximo passatempo do blogue? ;)

    ResponderEliminar
  3. Já estive tentada a comprar livros deste autor. Graças a esta publicação ainda fiquei mais curiosa. Quer-me parecer que será uma das próximas escolhas! :P
    Beijinhos

    Anita - A Caçadora de Sonhos

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, tenho de adquirir esse livro! Vai ser sem dúvida a minha próxima compra! Deve ser fantástico e eu ando mesmo a precisar de umas boas leituras, a faculdade deixa-me sem tempo para nada e já tenho saudades de ler um bom livro. Beijinhos

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.