A minha experiência com #7 | Cosmética Biológica - Sustent'habil

Ainda dentro de uma das minhas paixões - a dermocosmética - apresento-vos, hoje, um conceito diferente do mesmo: cosmética biológica, ou seja, cosméticos que utilizam apenas componentes biológicos nas suas formulações, de forma a tornar a nossa pele mais saudável e bonita. Confesso que (derivado da minha profissão e da minha especialidade) já há algum tempo andava curioso em experimentar alguns produtos de alguma marca de cosmética biológica até que me deparei com a Sustent'habil e, após ter entrado em contacto com a marca, e de falar um pouco com a gestora de produto, tive a oportunidade de experimentar alguns produtos através das amostras que tão gentilmente a Sustent'habil me enviou. Desde já aproveito para agradecer a esta marca pela disponibilidade e pela simpatia.


Mas, então, quem/o que é a Sustent'habil?
A Sustent'habil é uma associação portuguesa sem fins lucrativos direccionada para a defesa do meio ambiente que produz, desenvolve e comercializa produtos ecologicamente correctos, que contribuem para a salvaguarda dos patrimónios natural e ambiental. Nasce, assim, os cosméticos Sustent'habil, onde utilizam as mais autênticas matérias-primas. Tendo em conta uma produção sustentável e justa, são criados cada um dos seus produtos com a preocupação de proporcionar à pele dos seus consumidores tudo o que ela necessita de uma forma mais natural e saudável. Podemos encontrar apenas ingredientes derivados de matérias-primas vegetais renováveis obtidas por processos de reacção simples. Sempre que possível, utilizam ingredientes locais, como o azeite português com certificação bio, obtido por processos mecânicos em lagar tradicional no Alentejo e ainda sal marinho de Tavira.

Voltando à disponibilidade da marca em me enviar algumas amostras, tive a oportunidade de experimentar os seguintes produtos: o Creme Hidratante de Mãos, o Creme Hidratante de Pés, o Desodorizante em creme e o Creme Hidratante para Peles Oleosas e Mistas.

Creme Hidratante de Mãos:
Segundo a marca: "A calêndula é a heroína deste produto. É uma planta medicinal com inúmeras propriedades, onde se incluem a sua acção adstringente, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, anti-alérgica, antiviral, tonificante da pele e bactericida. Juntámos ainda a este creme, entre outros óleos extremamente hidratantes, o gel de aloe vera que possui propriedades anti-bacterianas e cicatrizantes; a ureia melhora o grau de hidratação da pele das mãos, penetra na camada superior da pele, abre caminho aos emolientes da formulação até às camadas mais profundas, promovendo máxima hidratação e suavidade. A manteiga de karité protege contra os raios UV e fornece à pele ácidos gordos essenciais e nutrientes necessários para a produção de colagénio."


A formulação deste produto é óptima. Isto indubitavelmente. Gostei do facto deste creme ser de rápida absorção (ninguém gosta de colocar creme nas mãos e depois "deixar rasto" em tudo aquilo que toca a seguir). Apesar de só ter colocado à noite (durante o dia utilizava um outro), gostei de os meus livros não ficarem com o creme agarrado neles (sou uma pessoa que lê durante a noite, antes de adormecer), o telemóvel também ficou limpinho. Sem dúvida um creme bastante hidratante, pois as minhas mãos na manhã seguinte estavam bastante macias e hidratadas (infelizmente, há cremes de mãos que mais valiam saírem do mercado pois são muito maus - hidratação zero!! Felizmente, este não é um deles). Quanto ao cheiro, é um cheiro suave, quase imperceptível. Digo quase porque como são todos produtos biológicos com componentes biológicos (incluindo as fragrâncias), alguns cheiros podem ser mais fortes e não ser do agrado de toda a gente.

Creme Hidratante de Pés:
"Elegemos a hortelã-pimenta como a grande protagonista para este produto. Quando incluída num creme, a hortelã-pimenta ajuda a refrescar a pele, graças às suas propriedades vasoconstrictoras. Juntámos ainda o óleo essencial da árvore do chá nesta combinação altamente hidratante, por conter propriedades que estimulam o tratamento de doenças de pele. É usado para ajudar a combater erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micoses, queimaduras, cortes e ferimentos leves. O gel de aloe vera possui propriedades anti-bacterianas e cicatrizantes; e a ureia melhora o grau de hidratação da pele dos pés, penetrando na camada superior da pele."


Um creme também ele de rápida absorção. Espalha relativamente bem e que funciona no caso de pés secos. Tem ainda a vantagem de, como absorve rapidamente, poderão ser calçadas as meias logo de seguida que o creme não irá ficar "agarrado" às mesmas. Caso os pés estejam gretados não é, sem dúvida, a melhor opção. Neste caso, terão que optar por algo mais cicatrizante e mais nutritivo. Mas para hidratar diariamente os pés secos é uma boa opção. Juntamente com as limas específicas para calosidades, que têm uma acção sinérgica, tornam os vossos pés, ao fim de poucos dias, macios, hidratados e com as calosidades praticamente inexistentes. O cheiro é um pouco activo, pelo que poderá não agradar a todos mas é um cheiro que pouco tempo depois desaparece.

Desodorizante em Creme:
"O óleo de coco tem propriedades hidratantes e anti-fúngicas, além de conter multivitaminas e ativos antioxidantes. Tem ainda na sua formulação óxido de zinco, um mineral importantíssimo para a pele, sendo uma alternativa ecológica, mantendo a pele protegida de vírus e bactérias, preservando o colagénio e a elastina presentes na pele. A vitamina E hidrata e previne o aparecimento de manchas escuras nas axilas. Usámos uma combinação agradável de óleos essenciais com propriedades anti-fúngicas, anti-bacterianas e desodorizantes."


Este era o produto que mais curiosidade tinha de experimentar pois nunca utilizei um desodorizante em creme. Utilizo sempre em roll-on, por ser mais prático e "mais higiénico", uma vez que não necessitamos de colocar o creme nos dedos e depois o espalhar nas axilas. Utilizei propositadamente este produto debaixo de camisas brancas (a ver se ficavam amarelas e todas sujas) e debaixo de roupa mais escura (a ver se ficavam com manchas brancas). Constatei que não manchou nenhuma da roupa que utilizei. Absorve bem, tem um cheiro fresco e agradável e "não fica pesado" por ser em creme. Apesar de não ter mais nenhum desodorizante em creme para fazer termo de comparação, acho que vou começar a utilizar de vez em quando um deste género pois gostei da galénica.

Creme Hidratante para Peles Oleosas e Mistas:
"Recorremos à hammamelis, planta medicinal associada a inúmeros benefícios para a saúde, particularmente no tratamento de problemas de pele, pois é menos propensa a causar irritação ou sensibilidade cutânea. Os seus benefícios resultam principalmente dos altos níveis de ácido tânico que contém. Usámos ainda a erva cidreira ou melissa, que age na pele como calmante. Limpa e cicatriza a acne e é componente de várias loções para pele oleosa."


Ora bem, a minha pele, tal como já falei aqui, é muito oleosa pelo que procuro sempre, mas mesmo SEMPRE, cuidados bastante matificantes (de média a longa duração) e hidratantes também (senão fico com a pele mate mas completamente desidratada - algo a evitar, ao máximo!). Este produto é fácil de espalhar e hidrata bastante bem a pele mas tem dois "senãos", na minha opinião: primeiro, sim, matifica mas não durante muito tempo - o que não vai de encontro ao que pretendo num cuidado deste género - e, segundo, o cheiro. Este é um cheiro que achei bastante intenso e que poderá afastar alguns consumidores. O produto poderia realmente ser bastante matificante mas se o cheiro não for do agrado do consumidor, este não o utiliza certamente. Acreditem que eu não sou muito esquisito em relação ao cheiro de produtos, uma vez que aqueles que utilizo, por si só, têm cheiros que muitos de vocês iriam dizer que são bastante fortes e que não conseguiriam utilizar, mas neste produto em particular, o cheiro foi algo que não me agradou.

Um produto que, por um lado, tive pena de não ter recebido amostra para experimentar, mas que por outro, muito provavelmente irei comprar, é o creme hidratante corporal em barra. Não porque não existem hidratantes corporais com boas formulações mas por causa da galénica - o facto de ser em barra. Sei que é uma curiosidade parva mas realmente fiquei com curiosidade em experimentar algo do género.

Fica aqui este "pequeno" relato da minha experiência com cosmética biológica e com os produtos da Sustent'habil. Poderão saber mais sobre esta marca e sobre os seus produtos neste site ou seguindo a página de Facebook.

Para além disso, está no ar mais uma edição da revista Blogazine. Podem consultar e ler os artigos nela constantes em www.blogazine.pt e acompanhar todas as novidades da mesma no Instagram em @blogazine_

1 comentário:

  1. Só é pena ser cara... :/ é por essa razão que não me habilito tão cedo a testar. Em relação a limpeza de pele, teço as melhores considerações àquela água micelar dado ser 3 em 1 :D

    Fui o pioneiro a testar esses produtos e adorei a experiência. Vale mesmo a pena :)

    NEW GIVEAWAY POST| Flash Giveaway With Anerkjendt
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.