Unfollow | The Sequel

Já um dia vim aqui deixar o meu desabafo relativamente a uma coisa que não compreendo e que muito se passa na blogosfera – o unfollow.


Para quem não está lembrado, deixo-vos um resumo: na altura comentei que, na fase pós-passatempos, o meu número de seguidores no Instagram descia (quase que) drasticamente. Já tinha comentado isso com colegas meus bloggers mas eles respondiam-me “Nunca tal me aconteceu!”

Até ao dia!

Esse dia começou a chegar aos poucos a alguns bloggers e agora vemos mais do que um blogger a comentar que existem pessoas que só nos seguem para serem seguidas de volta e quando isso não acontece – pimbas! – ‘bora lá fazer unfollow.

Existem pessoas que nos seguem só por seguir. Há pessoas que parece que andam constantemente numa competição para saber quem tem mais seguidores no Instagram, na sua página de Facebook, whatever.


Tudo bem que, cada vez mais, as pessoas andam mais dependentes das redes sociais. Tudo bem que as pessoas sentem o seu ego alimentado, de acordo com o número de seguidores e de Likes que têm nas suas contas, mas daí a não terem consideração pelo trabalho das outras pessoas e seguirem o perfil de alguém na esperança de ganhar um seguidor? Enviar mensagens privadas a dizer “ah e tal segues de volta”? Andamos assim tão sequiosos de seguidores e de números?

Pessoas que fazem unfollow porque os seus caprichos não foram satisfeitos não são mais do que pessoas mimadas, infantis e que não têm consideração por ninguém a não ser elas mesmas. Para além disso, são pessoas que pouca ou nenhuma autoestima têm, o que as leva a ter comportamentos destes porque querem sentir-se populares/reconhecidas a todo o custo. Mesmo que, para isso, tenham de adotar comportamentos “altivos” como este.


Apesar de não ter um número astronómico de seguidores, posso dizer-vos que me orgulho dos que tenho. Sinto-me bastante agradecido e assoberbado por ver que há pessoas que querem acompanhar as coisas que faço, que escrevo e que gastam uns minutos das suas vidas para comentar ou para falar comigo por mensagem privada. Só tenho que lhes/vos agradecer todo este carinho.

Às pessoas que têm o tipo de comportamento que falei anteriormente, deixo-vos aqui um conselho: ganhem vergonha na cara e sejam, no mínimo, decentes e respeitadoras. Se continuarem assim não vão longe na vida. Acreditem!

Até lá, bons post’s ;)





29 comentários:

  1. Como deves calcular pelo meu desabafo nos InstaStorys, concordo com tufo o que dizes! Fizeste um excelente trabalho com este post! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rita :) o objectivo deste texto e ver se consigo abrir uns quantos olhos na blogosfera :)

      Eliminar
  2. Acho que é gente com tempo a mais!! Credoooooooooo! Ainda a semana passada ia nos mil e tal seguidores e voltei a baixar para dígitos de três! Haja paciência! =P

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, há pessoas que querem a todo o custo ter mais seguidores que o vizinho do lado e comportam se como crianças. Dá dó só de ver...

      Eliminar
  3. Custa-me a acreditar nas pessoas que dizem "nunca me aconteceu", sinceramente! O meu insta não tem assim tanto tempo nem muitos seguidores, e sempre me aconteceu, nem que seja por contas de lojas e marcas a quererem divulgar o seu trabalho. O que me vale é que tenho uma aplicação que me diz quem deixou de me seguir :)

    ResponderEliminar
  4. Acontece-me imenso, definitivamente! Mas eu uso uma aplicação para esses casos e quando sigo, sigo mesmo! :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também uso uma aplicação. E vou estando atento mas pessoas que só seguem para as seguirem de volta? God

      Eliminar
  5. A cultura dos "likes", veio mostrar o quão podre as pessoas conseguem ser por causa de meros números.
    Atenção que eu sei que os números são importantes, mas os valores pessoais também o deveriam ser, enfim...


    AMOR'A SARA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E algumas marcas procuram números também e compreendo. Mas valores morais tal como dizes deveriam ser mais importantes..

      Eliminar
  6. No insta nunca reparei, mas no blogger já me aconteceu. É tão parvo...
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poe te atenta ao #instagram que vais ver que acontecer o mesmo ;) infelizmente

      Eliminar
  7. Estes "seguidores" sempre existiram na net, e os seus "objectivos" muito cedo são detectados por quem anda por aqui com outra postura.
    Confesso que 'estou fora'... sou um blogger à moda antiga ;) sigo quem gosto de seguir, independentemente de esse mesmo autor/blog me seguir, comentar ou não. E quando eu digo 'sigo' é mesmo seguir, não é ter lá o bonequinho só por ter, ou ler (só) o título do post...
    Dá-me prazer manter o blog, visitar e acompanhar alguns blogs (alguns de longa data), mas não estou preocupado com o número de visitas ou seguidores, mas também o meu objectivo é, tenho a certeza, muito diferente do vosso e compreendo perfeitamente que a 'preocupação' seja outra.
    Nos tempos em que os 'Lay-Outs' e linguagem 'HTML' eram só para alguns, havia "interesse" generalizado em todo o mundo se ajudar, mas depois... e com o surgimento da possibilidade de seres "famoso" e ganhares algum dinheiro... ui, a guerra começou e ás vezes fica mesmo muito feia, com o tipo de intervenientes que eu simplesmente ignoro não dando tempo nenhum de "antena".
    Como tudo na vida, os blogs irão acabar e o meu não será excepção (aliás já é o segundo), mas até lá, enquanto tiver prazer no que faço, como faço e o que alguns fazem, eu por aqui continuarei e, neste caso, a acompanhar o 'OPSA', porque gosto dos conteúdos e da forma como são abordados. Parabéns mais uma vez.
    Grande abraço aqui do Kota :)
    Continuação de bons post's
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim aliás começamos a ver uma migração das pessoas dos blogues para canais de YouTube. Sim há pessoas que com a possibilidade de virem a ser famosas perdem toda e qualquer integridade que possam ter mas tal como tu escrevo porque gosto, porque me da prazer, porque gosto de partilhar. Obrigado pelas palavras :) e sempre bom receber feedback deste género! Forte abraço!

      Eliminar
  8. Concordo com tudo o que dizes, Ricardo! Apenas acrescento que muitas vezes estamos no direito de deixar de seguir um blogue por diversos fatores, entre eles: o blogue ficou parado no tempo e não é atualizado durante meses, quando começas a perceber que o blogue começa a focar-se em temas com os quais não te identificas, quando percebes que o autor do blogue tem uma visão acerca de diversos assuntos completamente diferente da tua, etc (alguns outros motivos prefiro nem mencionar porque iria dar "pano para mangas")... E sim, também já me aconteceu de tudo o que referiste e muito mais... E não é nada agradável. Ah, com respeito aos sorteios é descomunal o nº de likes e seguidores que se perdem depois de ser eleito um vencedor!
    Parabéns pelo post e pela transparência!
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu já deixei de seguir blogues porque deixei de me identificar com os mesmos. Respeito isso e entendo. Aqui fala se nas pessoas que seguem apenas para ganhar números de volta a todo o custo e caso não aconteça deixam de seguir por mero capricho...

      Eliminar
  9. Concordo planeamente, eu cá nem quero saber de seguidores mais...Óbvio que é bom quando o teu trabalho é reconhecido e para que ter seguidores só para ter número se nem sequer interagem com o blogger? Isto só demonstra o quão ridiculo a sociedade está, e deteorizada ao ponto de as pessoas agora apenas fazerem blogs sobre coisas fúteis, em vez de algo mais educacional e cultural. É bom saber que ainda há blogs como estes, que observam a realidade...
    Andie from https://theninetysgirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu comentário Andie e pelas palavras. Simplesmente, quis dar a conhecer o meu testemunho e a minha opinião sobre este assunto. Claro está que não vou andar a matutar no assunto over and over again mas é estúpido pensar que há pessoas deste calibre...

      Eliminar
  10. O mais importante é que aqueles que te seguem são fiéis ao teu trabalho e admiram a tua postura enquanto blogger e pessoa.
    Os restantes, aqueles do segue, deixa de seguir e volta a seguir consoante lhes convém (exemplo: passatempos) é deixá-los seguir o seu caminho.
    Os melhores ficam sempre a teu lado! ;)
    Beijinhos e continuação de bom trabalho.
    P.S. Adorei o teu directo com a Minnie Me! A vossa cumplicidade e amizade é evidente e deixaram-me a rir e super bem disposta. :)
    Anita - A Caçadora de Sonhos * Facebook * Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais :) obrigado Ana. Estamos a pensar na data do próximo directo para ver se conseguimos um ainda mais épico ;)

      Eliminar
  11. Olá Ricardo! Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo excelente conteúdo aqui. Vi um vídeo teu no Storie de uma blogger que sigo, te achei muito divertido. Aaha!
    Sobre o tema em questão. Já cansei desse povo. Juro!!! Principalmente que muitos usam motores nada aceitáveis como a compra de seguidores, e são rotores que seguem e deixam de seguir. Acho isso ultrajante!!!
    Depois tem os grupos de seguidores que nada agregam. Entrei em três e muitas deixam de me seguir. Procuro sempre levar, além de fotos e factos, informações. E percebo quem tem engajamento, são a essas pessoas que dedico alguns minutos e criou vínculos.
    Casada disso, criei um grupo o @bloggersqueinteragem . A princípio era para todos seguirem todos, depois deixei isso de lado. Quero ajudar e levar informações para os Bloggers, interação de gente do bem. Estou muito satisfeita com o feedback.
    Obrigado por participares. Adorei teu posicionamento. Vou voltar cá mais vezes.
    Beijinhos!!!

    www.lifeenthusiastblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Lanne :) e pela tua visita. De facto há pessoas que só vivem de números e pensam que isso é o mais importante num blogue. Mentira. Há que haver interacção. Algo que está muito em falta sinceramente. Ah sim esse vídeo onde eu apareço ao que parece está a ser viral ehehehe

      Eliminar
  12. Bom, para começar, eu já ando possesso com o pessoal que me manda mensagens a pedir para seguir de volta, segundo, odeio quando vejo o meu instagram e do nada perco 10 seguidores.
    Agora uso uma aplicação que cada vez que me deixam de seguir eu vejo e digo a pessoa!
    Assim não há ajuda entre ninguem e acabamos por não crescer!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, há muitas pessoas que querem crescer à custa dos outros e que, tal como digo, precisam de ter números para se sentirem bem com elas mesmas. Claro que os números são importantes, mas ter um blogue não é (também) partilhar? Onde estão os princípios iniciais de um blogger? Obrigado pelo comentário, meu caro. Abraço!

      Eliminar
  13. Concordo com tudo o que dizes e assino por baixo, como sabes.
    Mas há algo que também se está a passar e que me incomoda. Com interações em grupos, que são fantásticas para crescer não coloco em causa, muita gente segue e tu segues de volta... E por vezes sinto-me na obrigação de ficar a seguir as pessoas.
    Acho que cada vez mais temos de pensar a nossa posição.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu me sinto assim. Há pessoas que sigo apenas porque me seguem de volta pois não correspondem as minhas preferências ou não seriamuma primeira opção. Mas entendo o que queres dizer :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.