Blogosfera | Sabem O Que Me Aborrece Nos Blogues?

Não sou nenhum expert na matéria, mas há certas coisas que me “irritam” na blogosfera.


Blogosfera



1 - Erros de ortografia
Se têm dúvidas de como uma palavra se escreve, passem o corretor ortográfico!!!

Acho que todas as plataformas têm corretor ortográfico, por isso, já não há desculpa para não serem cuidados a esse ponto.

“Ce pensa-rem bem, vão ver que fás centido. Serto?”

Blogosfera


2 - Música de fundo
Se há coisa que me faz torcer o nariz, é entrar num blogue e PIMBAS!!!! Há toda uma música do “Justino Castor” a tocar, por exemplo.

Ainda por cima, a escolha musical é duvidosa. Gostos são gostos mas… não vamos exagerar, pode ser? 

Aliás, que tal retirar a música?


Blogosfera


3 - “Olá lindas, amores, bonecas, jóias!”
Primeiro, é certo que o mundo dos blogues é predominantemente feminino. Ok, até aqui tudo bem. É indubitável!

Há um senão: elimina, por completo, a vontade de um homem em ler ou seguir o vosso blogue. Vão por mim!

Depois admiram-se quando descobrem que há homens na blogosfera. Hello? Nós estamos aqui. Vocês é que fazem questão de nos descartar.

Relativamente ao conteúdo da expressão, sabem o que me fazem lembrar?

TROLHAS!!!

Não conseguem ser um pouco mais sóbrias no vosso cumprimento?

Blogosfera


4 - Pop-up’s
Quem é que aqui gosta de entrar num blogue e TXAPUM!!!!! “Faz Like na minha Página” ou então publicidade a um produto qualquer.

Sabem o que faço nestes casos?
Fecho a janela e não volto mais!


Blogosfera


5 - “À caça de goodies e freebies
Já aqui escrevi um texto onde digo que grande parte dos blogues nasce com o único propósito de receber presentes: tapetes, baixelas, enxovais, comida para periquito, entre outros.

Pior do que saber que existe, é ler um texto e NOTORIAMENTE ficar com a ideia que o blogger está a “fazer-se à marca” e quer que a marca lhe envie produtos.

Infelizmente, este mundo dos blogues começa a ficar sobrelotado com bloggers deste "calibre"...

Pena é que há marcas “papalvas” que caem nessa esparrela…

Blogosfera


"No masterpiece was ever created by a lazy artist"
(Salvador Dali)

E a vocês? Na blogosfera, o que mais vos irrita quando entram num blogue?
Contem-me tudo!

39 comentários:

  1. Concordo com todas! Acho o que irrita mais é a musica de fundo! Ou um blogue com muita cor e muita informação que até perco-me. Gosto de blogues mais clean.. com uma boa imagem..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, também se vê imensos blogues com fundo laranja e letras azuis que até ferem a vista. Isso também me leva a fechar a janela imediatamente... Há pessoas que deviam estudar um pouco ou pelo menos informar-se com pessoas que sabem algumas coisas para os ajudar...

      Eliminar
  2. Olá. Falou muito bem! Adorei o post! E acrescento o facto de muitos Bloggers terem o rei na barriga, e não nos respondem a dúvidas que se tenha sobre algum post que publicaram! Odeio isso! Obrigada. Beijinhos! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua visita e pelas palavras Ana. De facto, há muitas pessoas que não têm o mínimo de consideração pelos seus leitores e por quem comenta. Eu, pessoalmente, posso demorar mas respondo sempre :)

      Eliminar
  3. Concordo completamente!! A música principalmente é horrível!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo!
    Palmas!!

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto com todas, há muitas que não percebo: tipo a música (eu estou num blog para ver conteúdo de alguém, não para ouvir música. Para isso ligo o iTunes ou o youtube - e por estas e por outras prefiro seguir blogs no Feedly, mas quando tento comentar e lá começa aquele som... operco realmente a vontade :/), ou isso de começar posts cumprimentando os leitores - isso faz-me ZERO sentido, acho que nem conseguiria direccionar um post começando-o assim.

    Faltou no entanto aquilo que mais me apoquenta, que está relacionado com o teu último ponto: aqueles blogs que são maioritariamente copy paste de press releases. O pior é que, se têm acesso a press releases, é porque conseguiram estabelecer algum tipo de relação com marcas... e agora que a têm, não se dão ao trabalho de criar a sua própria cena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu poderia falar maos sobre este assunto e já falei maos concretamente do tema bloggers e a sua relação com parcerias. Mas realmente tens razão. E horrível haver zero conteúdo e zero esforço nos seus blogues. Felizmente algumas marcas começam a ser mais seletivas e mais criteriosas na escolha dos seus blogues parceiros mas ainda existem blogues sem qualidade e marcas que gostam dos mesmos...

      Obrigado pelo teu comentário!

      Eliminar
    2. Antes seguia vários blogs de moda/beleza (falo concretamente dos portugueses) e via o mesmo post em vários blogs diferentes. Era um copy paste directo, só mudavam as fotos - e isto quando os bloggers recebiam o produto, senão nem isso. Era absurdo e horrível, especialmente quando se tratava de produtos de estética que tinham claramente de ser testados durante algum tempo para se poder formar uma opinião. Eventualmente deixei de seguir quase todos.
      O meu blog é sobre livros, e sigo vários na mesma área. Os blogs portugueses sobre livros com mais seguidores já não publicam opiniões: são meros receptáculos de copy pastes de press releases. É possível ver o mesmo post, sem tirar nem por, em 10 blogs diferentes. Algumas editoras que contactei aceitaram-me apesar dos poucos números e da minha imposição de não fazer esse tipo de "publicidade", por acreditarem na qualidade do que escrevo. Serão opções, suponho...

      Eliminar
    3. Sabes que isso é triste. Parece que o pessoal foi enfiado todo no Mesmo saco e copiam se uns aos outros se calhar a julgar que é essa a forma correcta de fazer as coisas. Moda e beleza e "vira o disco e toca o mesmo" como se costuma dizer aqui. Os mesmos produtos, alegadamente testados ao mesmo tempo logo são vinte mil posts iguais. E horrível. Não há seletividade? Nem sabem ser criteriosos?

      Eliminar
    4. É horrível e é o que me tirou toda a motivação de seguir blogs nessas temáticas. Tudo testado ao mesmo tempo, tudo com uma review idêntica que não passa de um copy paste da press release. É vergonhoso. É "deram-me isto de graça portanto bora lá publicitar!" independentemente de acharem mau ou bom ou sequer adequado (tipo bloggers de 20 anos a falar de cremes para "peles maduras", coisa que, enquanto farmacêutico e especializado em dermocosmética, creio que compreenderás).

      Eliminar
    5. Absolutamente de acordo Bárbara: o que mais me faz confusão e "comichões" são pseudo-bloggers, pseudo-entendidos na matéria, a não saberem o que é ter espírito crítico e conseguir distinguir o que é "publicitar um produto e dizer que ele existe" e "dar uma opinião sincera, com base empírica, sobre o mesmo".

      Não, limitam-se a falar do produto e dizer que "ah e tal é muito bom e bonito". Depois vão para o Facebook pedir interacção e perguntam se devem continuar com esse tipo de posts ou se os leitores preferem algo mais sincero e verdadeiro, porque o último produto que experimentou não gostou muito e tem receio que os leitores não aceitem bem esse tipo de posts...

      I mean, SERIOUSLY?! Onde pára a integridade enquanto blogger? Onde pára a essência do que é ser um blogger? Partilha de experiências, de opiniões!! Onde está isso? Agora é só "ah e tal eu vou trabalhar com esta marca a todo o custo porque eles dão-me prendas de graça!". Epah...

      Eliminar
  6. De todas a que me faz mais confusão é a segunda... Epá o resto mastigo, agora música de fundo? Será que não sabem que cada pessoa tem um gosto diferente? MENOOOOOS!
    Mais um excelente texto migo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Minnie. De facto a música consegue ser irritante. Isso é o contraste de cores que usam que por vezes ferem a vista... E de morrer!

      Eliminar
  7. Ahhh como me identifiquei com este post. É que está tim-tim por tim-tim tudo o que mais me irrita na blogosfera (bem, ainda podia dizer mais umas, mas vá...). Curioso que até estão quase pela mesma ordem de grau de irritação, se assim se pode chamar.
    Eu sou menina para nunca mais voltar a um blog se vir assim uma calinadas ortográficas daquelas que me fazem doer o coração, do estilo não saber quando utilizar "lembraste e lembras-te". Se eu nunca me enganei? É pá... já, especialmente quando escrevo posts à noite já meio a dormir, mas geralmente no dia seguinte olho para eles já publicados e se lá estiver uma calinada vou logo envergonhada corrigir. Tudo bem que vá, um errito ou outro, uma vez por mês, a pessoa perdoa e faz de conta que não viu. O que me irrita mesmo é quando fazem isto e o mesmo tipo de erros, s-e-m-p-r-e, mesmo após serem chamados à atenção por leitores (e nem se dão ao trabalho de corrigir) e quando os próprios admitem que escrevem com erros, mas estão-se (desculpem a expressão) a cagar para isso. Então querem ser bloggers e digital influencers, mas vamos escrever posts cheios de erros e sem cuidado nenhum e esperar chegar longe e chegar a marcas (e o triste é que alguns chegam mesmo).

    Pronto, já destilei aqui a raiva pelos erros ortográficos, já estou mais leve. A raiva que nutro por blogs com musiquinhas de fundo fica para outro dia, se não nunca mais saía daqui!
    LOST IN BLUE SEA | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes itens não estão escritos por uma ordem em especial. Erros de português tiram me do sério. Estou como tu: também cometo um ou outro erro mas quando e publicado e eu detecto um erro vou logo corrigir para ficar bem.

      Tal como dizes é irritante e estúpido quando uma pessoa até corrige e fala com as pessoas e elas armam se em superiores e ainda nos insultam.

      Se esta e a postura a adoptar? Não.
      Se alguns se sara desta forma? Infelizmente, sim!

      A ver quando eles começam a tombar...

      Eliminar
  8. "Falou e disse"! Muito bem, excelente post!

    Essas e outras são realmente coisas que odeio, e em alguns desses blogs é uma pena, pois bons blogs passam despercebidos por não terem uma boa noção de estética ou por imitarem maus exemplos.

    O facto de não responderem a comentários também é motivo para eu deixar de seguir um blog.

    Outra coisa que me irrita são bloggers que seguem e comentam (comentários obsoletos e desprovidos de qualquer valor) outros blogs só para fazem publicidade aos seus próprios blogs nos comentários, usando os dos outros como plataforma de publicidade.

    Blogs que em todos os produtos, livros, etc que comentam, não encontramos, em todo o blog, um único feedback negativo. É tudo bom e maravilhoso! Como é possível? Muito suspeito....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim: comentários do género: "adorei" e depois colocam os links todos deles irritam me e dão me vontade de eliminar o comentário para ver se aprendem. Essas pessoas não tem o mínimo de noção.

      Quanto ao teu último parágrafo, podia dizer te que um blogger português, com bons números, não publica comentários negativos. Apenas os positivos. "Fica mal na figura" ;)

      E olha que falo com conhecimento de causa.

      Eliminar
  9. Olá, uma vez mais, adorei o post e concordo com tudo o que apresentasse Ricardo! Sinceramente, fez -me pensar um pouco sobre a forma como tenho "conduzido" o @Mvaidoso relativamente à questão n. 3! Será que tenho ido pelo mesmo caminho? Se calhar sim, é altura de repensar e dar a volta!!! :-) obrigado pelo post, é sempre bom ouvirmos (neste caso, ler-mos) uma opinião contrária, só assim podemos melhorar e crescer! Não percebo como alguém pode ficar tão ofendida(o), deviam agradecer e repensar. Parabéns pelo post. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pelo comentário. Longe de mim querer que as pessoas mudem o seu trabalho só porque escrevi este post. Estas são apenas algumas coisas que não gosto ou gosto menos num blogue. Apenas dicas para melhorarem.

      Pena que nem toda a gente aceite ou me insultem...

      Eliminar
  10. HAHAHAHAHHA "tapetes, baixelas" hahahah! O que me ri com isto! E concordo contigo a MIL por cento em todos os items! Por isso é que gosto do teu blogue e do meu =D HEHEHEHEH <3

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina por estares desse lado e pelo comentário. Podia enumerar mais coisas nesse parágrafo mas acho que deu para perceber o objectivo ehehe

      Quando é que as pessoas começam a ter noção da realidade e das coisas? Nunca, ao que parece!

      Eliminar
  11. Opá oh Ricardo, não sejas tão bom que isso dá cabo duma pessoa! ahahah Juro-te que dei uma gargalhada quase em cada palavra que lia.

    "Justino Castor"? Opá, já ganhaste com esta!

    E é por estas e por outras que digo sempre "Hello minhas coisas boas!", assim dá para ambos os sexos, para todas as idades e feitios ahahah

    Mas, concluindo e resumindo, este post merecia um óscar a sério. E pleeeeease, please, faz a parte 2 deste post! *-*

    Beijinhos :D
    www.quandooeusetornaemnos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Catarina. É algo a pensar se publico uma sequela ou não deste post.

      Odeio Justino Castor daí tê-lo dado como exemplo ehehe

      Eliminar
  12. Olá
    Bom, tudo isso me irrita em blogs. Minha saudação costumeira é "Olá minhas Amoras e meus Amores". Se abre pop-up, também fecho na hora. Irritante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abrir janelas de publicidade parece que andamos a percorrer uma gincana até ao blogie. Desisto. Devia ser algo mais acessível.

      Eliminar
    2. É bem isso. Eu não tenho paciência. Porque você clica no x e ai abre uma outra página. É muito desgastante.

      Vidas em Preto e Branco

      Eliminar
  13. Isto é tão verdade!
    Eu odeio aqueles blogs que têm cores berrantes por detrás,por exemplo,rosa choque,azul,preto entre outros.
    A parte da música até concordo mas que não se ponham com pimbalhadas!!

    Muito bom post,parabéns!`

    pretovermelho.wixsite.com/pretovermelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de blogues ferem me a vista!!!!!! Obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
  14. Partilhamos completamente a tua opinião. Isso e: nós vamos comentar um blogue e depois vêm ao nosso responder e dizem "são engraçados" "são giros" ou "também gostei muito desse produto" quando dizemos mal. É muito mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tenho comentários desses falo pessoalmente com a pessoa e tento explorar ao máximo o propósito desse comentário e tento chamar a razão essas pessoas!

      Eliminar
  15. Eheh nao resisti e tive que vir ler este post também. De facto, quando lemos um blog há demasiadas coisas que mencionaste que são deveras irritantes. As que eu menos suporto são erros e músicas de fundo.
    E é bom ver que o meu blog não comete nenhum desses erros (espero eu!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto e apenas a minha opinião. Não quero impor a minha vontade no blogue de ninguém ehehe mas erros de português e aquela coisa que me tira verdadeiramente do sério.. custa assim tanto rever um texto? Pior que isso só mesmo erros de conteúdo e aí, existem aos pontapés. Obrigado pela tua visita :)

      Eliminar
  16. Ai os malditos pop-ups e a música de natal!

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.