21 de fevereiro de 2018

Comentários | Qual O Comentário Perfeito? Evitar Spam!

Nós que somos bloggers, e que escrevemos diariamente, recebemos, pontualmente, comentários de quem nos lê.

Comentários

Até aqui, tudo muito bem, porque é sinal que alguém gostou do que escrevemos e se identificou com o conteúdo do mesmo ou quer deixar a sua opinião.

Mas será que são todos os comentários assim?


Vejamos. Quem já anda nestas "andanças" há já algum tempo, sabe que recebe comentários de todo os tipos possíveis e imaginários. Pessoas que se identificam, pessoas que se escondem debaixo do anonimato (e isso é um motivo para dizer "menos bem" do nosso trabalho ou de nós), enfim, temos de tudo.

Seguidamente, deixo-vos três exemplos de comentários que recebi nos meus posts e que certamente vocês todos já receberam similares.

De realçar que tenho moderação de comentários no meu blogue, pelo que leio-os sempre antes de os publicar mas, por norma, publico todos os que recebo e depois deixo a minha resposta.

Comentário sintético e publicitário

Este comentário foi sobre um texto de opinião que publiquei. As restantes pessoas que comentaram este post deixaram a sua opinião bem fundamentada, onde explicaram o porquê de concordarem (ou não) comigo, bem como relatos das suas experiências pessoais.

Comentários

Este leitor, no entanto, claramente não leu o meu post, ou então leu-o muito "na diagonal", mas achou que deveria deixar um comentário. Para quê? Claramente, para justificar a colocação dos links do seu blogue e das redes sociais.

Comentário "anónimo"

Debaixo do anonimato somos todos "reis do pedaço" e bastante "gringos". No entanto, a "Maria" deixou o seu comentário a questionar a veracidade do meu texto (sobre Comportamentos nas Filas do Supermercado) e se aquilo que descrevia realmente tinha acontecido.

Comentários

Bem sei que existem pessoas que mentem e inventam histórias para publicar no seu blogue. Eu não sou assim. Não faz sentido inventar histórias só para ter conteúdo no meu blogue. Tudo o que escrevo aqui efectivamente aconteceu, a menos que eu indique que o texto não passa de um conto ou de algo inventado.

Cara "Maria", nota-se que não lês o meu blogue e que não me conheces. Caso contrário, estarias quietinha no teu canto.

Ah, e longe de mim questionar se vais muitas vezes às compras ou não. Para tua informação, também costumo ir ;) #AceitaQueDóiMenos

Comentário Linkado

Este tipo de comentários, a par do primeiro - os sintéticos - é o que mais recebo (e todos vocês, também). São comentários que nada adicionam ao texto, não têm grande conteúdo, mas lá está, há que justificar a publicação dos links do blogue e das redes sociais e justificar a tentativa de publicidade gratuita que se faz em blogues alheios. 

Comentários

Nalguns casos, não resulta. Posso já adiantar-te isso ;)


Estes são apenas alguns exemplos de comentários que vos queria mostrar que são claramente SPAM. Alguns tipos não passam de meras tentativas de publicidade aos seus blogues e que não adicionam nada ao texto que meticulosamente trabalhamos e nos dedicamos a ele.

Aliás, posso muito bem adiantar que passávamos bem sem eles. No entanto, eu publico este tipo de comentários para ver se as pessoas acabam "por cair na real" e perceber o quão "nhes" estão a ser ao deixar comentários destes.

Comentários sim, SPAM, não, pode ser?

E por aí? Quem já recebeu comentários deste género? Como reagem?

14 comentários:

  1. Posso dizer que já recebi sim e fiquei a olha para o que a pessoa escreveu, mas também já me aconteceu ter lido um artigo e logo de seguida alguém falar de outra coisa e ter deixado o comentário errado naquele artigo. mas sei muito bem que as vezes as pessoas só gostam deixar a sou marca.
    Beijinhos
    Novo post ( Conjunto De Um Look ) // CantinhoDaSofia /<a
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que uma parte de quem nos lê só se preocupa em deixar o se comentário e os seus links e um comentário ao post deixam para segundo plano. Eu costumo ler e comentar alguns posts. Quando leio e não encontro alguma coisa para escrever que adicione algo ao post que li, prefiro não comentar :)

      Eliminar
  2. Gosto de comentar como gostaria que me comentassem. Penso que não sou má mas directa.
    Odeio quando o links são maiores que o comentário.
    Anónimos são pessoas que para mim não existem, caso contrário davam o nome --
    E quem é que inventa histórias para pôr no blog? Eu confio nos blogs que sigo, se dizes que te aconteceu, então eu acredito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa última parte nem eu percebi. Se calhar os blogues que andam a ler não são os melhores LOL mas alguém que deixa um comentário anónimo, é porque não consegue ser directo para assumir a sua opinião. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Como tento sempre ao máximo dar o meu parecer aprofundado sobre o que a pessoa escreveu, gosto que façam o mesmo comigo. Porque, lá está, é sinal que tiveram cuidado em ler. No entanto, há comentários que não me incomodam assim tanto, como o caso do último. Mas também depende da publicação de base. Se estiver a falar de filmes/livros/o que for de uma forma mais publicitária, digamos assim, entendo o porquê de responderem dessa forma. Pode não ter o conteúdo mais detalhado, mas não deixa de se adequar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixo de concordar contigo, mas quando o comentário em si é mais pequeno que os links e a publicidade toda ao blogue, não deixa de ser estranho :)

      Eliminar
  4. Honestamente não me foco nisso apesar de já os ter recebido e mais que uma vez, para não dizer quase sempre, mas não dou a atenção que se calhar eles queriam que eu desse por isso fica assim resolvido xD beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também lhes dou a atenção e não estou com este post a dizer que penso muito neste assunto ou que perco o meu sono com o mesmo. Simplesmente, decidi dar a conhecer alguns exemplos do que costumo encontrar no meu blogue.

      Eliminar
  5. Pessoalmente não entendo por SPAM os exemplos apresentados. SPAM em comentários, envolve links, tentativas de fraude... Se já experimentaste a plataforma WordPress sabes do que falo pois tem um filtro excelente.
    De certa forma, eu não apresentaria os comentários que aqui expuseste. Algumas das pessoas podem não escrever muito nos comentários, mas o que me chamou a atenção são aqueles que até podem ter lido o teu post, entendendo tu que o não fizeram. Não somos perfeitos. Será que o erro não pode estar em nós?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que um comentário menor que os links e hiperligações não deixam de ser comentários dispensáveis e SPAM? ;) Adicionam alguma coisa ao texto? Quanto à exposição, repara que retirei os nomes: não os expus ;)

      Eliminar
  6. Acho que por aqui não há ninguém que não receba esse tipo de comentários. Eu também uso a moderação de comentários e por vezes confesso que não fico muito contente com alguns mas publico sempre e acabo por, posteriormente, me rir com isso! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu publico todos. Mesmo que seja algo menos positivo, eu publico, porque acho que há espaço para todos e para dar a conhecer a sua opinião e debater sobre determinado assunto. Simplesmente, quando comento algum blogue, penso no comentário que gostaria de receber. Se achar que não tenho nenhum comentário "de jeito" para fazer, prefiro ficar quieto :)

      Eliminar
  7. Recebo vários comentários assim. Eu não tenho moderação de comentários, mas eu leio e respondo todos. Ai na hora de dar aquela lida nos comentários, eu marco os spam como Spam, porque ai a pessoa recebe um aviso do blogspot e, talvez, ela caia na real que o que está fazendo não é legal. É muito chato fazer um post too bacana, com pesquisa e tals e a pessoa comentar algo assim. Fico triste.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. É, de certa forma, frustrante, uma pessoa ter trabalho em construir um texto com qualidade e bom conteúdo para no final haver alguém a comentar apenas uma palavra e uma chuva de links a seguir :/ Beijinhos

      Eliminar