Cabelo | Será Mito Ou Realidade? Descobre!

Para quem me acompanha no Instagram, sabe que esta semana fiz um directo sobre cabelo.

Cabelo


Não só sobre cabelo: cabelo e alguns mitos que existem à volta do mesmo.


A pensar naqueles que não estiveram presentes no directo, nem tiveram oportunidade de assistir ao mesmo que disponibilizei no meu perfil, esta e numa outra publicação, irei deixar-vos os mitos que falei e esclareci e as explicações para os mesmos.

Vamos lá?


Lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz do cabelo.

MITO. Podemos explicar isto com base em duas premissas:
1 - A raiz (parte invisível e viva do cabelo, onde está o material genético todo para formar o cabelo) é parte integrante do folículo piloso que se encontra inserido no couro cabeludo, ou seja, abaixo da camada mais superficial da pele.
2 - A água não tem capacidade de penetrar a pele.

Não penetrando a água na pele, esta não atinge a raiz, logo nada vai apodrecer. Simples, não?

Cortar o cabelo em quarto crescente faz o cabelo crescer mais rápido. Cortar o cabelo em lua cheia faz o cabelo crescer com mais volume.

MITOS. Não existe qualquer evidência científica que relacione a interferência das diferentes fases da Lua na velocidade de crescimento do cabelo ou no seu volume.

Por isso, podem cortar o cabelo em qualquer altura do mês que isso não vai trazer implicações no crescimento do cabelo. O que vai fazer com que um cabelo cresça mais saudável e mais forte é uma boa alimentação e nutricionalmente equilibrada e o uso de cosméticos adequados ao vosso cabelo e ao vosso couro cabeludo.

Existem champôs sem sal.

MITO. Não existem champôs sem sal. O que existem são champôs que não têm sal de sódio (cloreto de sódio, vulgo sal de cozinha) na sua composição. Mesmo que tenha, este não está numa concentração alta, nem vai acarretar problemas para o nosso cabelo. Eu já falei deste tema aqui no blogue, por isso, podem consultar aqui o porquê deste mito ter surgido!

A queda sazonal é uma realidade.

REALIDADE. Explico-vos o porquê. Onde é mais frequente esta queda é no Outono, que é a estação a seguir ao Verão. E o que é que uma pessoa faz no Verão? Praia. Expõe-se mais ao sol e à radiação solar. E muitas vezes sem muitos cuidados com o nosso cabelo.

A radiação solar vai atingir o nosso couro cabeludo e, aos poucos, vai enfraquecer o ambiente que rodeia o nosso folículo piloso, levando a que haja uma promoção da queda do cabelo. Conclusão: no Outono (e, por vezes, na Primavera) é quando notamos uma maior queda do nosso cabelo.

As folhas caem das árvores. O cabelo cai da nossa cabeça. Algo que ninguém gosta, nem acha agradável, certo? ;)


Estes foram apenas alguns dos mitos que desmistifiquei no directo que fiz no início desta semana. Acho que consegui esclarecer algumas dúvidas que existiam.

E vocês? Acreditavam em alguns destes mitos sobre o cabelo?

6 comentários:

  1. Gostei muitos desses esclarecimentos :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta publicação! Não tive a oportunidade de ver o direto em direto, passe a redundância, nem de ver o vídeo completo depois. Por isso, é bom chegar aqui e ver algumas das questões desmistificadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda existe muita gente que acredita que algumas destas ideias são correctas. Fico feliz por conseguir ter formação para desmistificar e existir pessoas interessadas nisso :)

      Eliminar
  3. Oh acabei por não ver o teu directo no instagram, mas gostei bastante de saber um pouco mais nesta tua partilha, pois algumas coisas achava bastante que era mito

    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pela tua visita e pelo teu comentário. Fico contente por teres visto utilidade neste meu post :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.