Férias | Brescia, Verona e Sirmione (Lago di Garda)

Demorou mais aqui está o primeiro post das minhas férias por Itália.

Férias

Não foi a primeira vez que fui de férias a Itália. A primeira vez foi em 1998 (exactamente, há 20 anos), onde percorri a maior parte de Itália e visitei as principais cidades.

20 anos depois, as férias foram novamente em Itália, mas apenas na zona Norte. Para além disso, visitei alguns dos Lagos Italianos com paisagens absolutamente fenomenais e dignas de capas de livro.

De salientar que costumo viajar em grupo através de uma agência de viagens, com um guia da agência e guias locais. Desta forma, na minha opinião, não preciso de me preocupar com deslocações nem sítios para comer e, bem mais importante, há a certeza de visitar os sítios mais importantes/emblemáticos de cada cidade/país.

Pelo menos, é a minha opinião: vale o que vale :)


Neste primeiro post vou falar-vos dos três primeiros dias das férias. Vamos lá?

Embarque no Porto (cidade linda do meu coração) rumo a Milão, e depois do grupo todo reunido, seguimos para Brescia, situada na Lombardia.

Férias

Curiosidade: os Lombardos (habitantes da Lombardia) são conhecidos pela sua pontualidade britânica, bem como trabalho árduo. Tem como capital de região Milão e 10 milhões de habitantes, sendo uma das maiores "fontes" de riqueza e de produção a nível europeu.

Brescia, uma das comunas italianas da Lombardia, possui uma rica herança artística. Visitamos a Praça do Relógio, a Praça Paulo VI, percorremos aquelas ruas bastante típicas em tons avermelhados e amarelados, com flores nas varandas, verdadeiramente pitoresco (poderão ver nas fotografias).

Férias
Ruas típicas de Brescia

Férias
Praça do Relógio

Chegados à Praça Paulo VI, tivemos oportunidade de ver a Duomo Vecchio e a Duomo Nuovo de Brescia, com características bastante diferentes uma da outra.

Férias
Euzinho na Praça Paulo VI

Depois fomos para o hotel (Hotel Igeas 4*, perto da estação de comboios), onde jantamos e fomos dormir porque o primeiro dia de férias tinha sido verdadeiramente cansativo.

Férias
Cúpula da Duomo Nuovo

Eis o porquê:

- Levantei-me às 4h da manhã, pois o voo era às 6h30;
- Tivemos que estar à espera 3 horas pelo grupo que vinha de Lisboa;
- Chegado o grupo de Lisboa, tivemos ainda mais tempo à espera, pois uma pessoa "decidiu" abandonar as malas para ir à casa de banho (toda uma reclamação para fazer, todas umas imagens para visualizar para quê? Para as malas estarem no mesmo sítio que as deixou --');
- Muito stresse e poucas horas dormidas.

Segundo dia de férias: depois de uma boa noite de sono e de um pequeno almoço cuja fruta existente era apenas enlatada - wtf? - partimos rumo a Verona, cidade que iria visitar pela segunda vez, cidade onde aconteceu (alegadamente) o romance entre Julieta Capuleto e Romeu Montecchio.

Férias

Verona tem um centro histórico lindíssimo e classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Chegados lá, visitamos a Arena, terminada no ano 30, que é o terceiro maior anfiteatro romano, a Praça Bra, a (verdadeiramente) comercial Via Mazzini, Piazza delle Erbe, Piazza dei Signori e a Casa da Julieta.

Férias
Arena

Férias
A caminho do centro de Verona

Férias
Praça principal

Aqui, pudemos ver a mítica varanda (onde eu questionei onde estaria a minha Julieta) e, em baixo, a estátua de Julieta onde estava IMENSA gente a fazer fila para tirar uma foto com ela, enquanto apalpava umas determinadas partes da Julieta - as mamas.

Férias
Julieta, onde estás tu?

NOTA: Criou-se o mito urbano (sim, MITO!) de que, se pedirmos um desejo enquanto apalpamos as mamas à Julieta, o mesmo realiza-se. #sqn

Conclusão: a estátua encontra-se dourada em certas partes. Parece que foi colocado lá um biquini dourado. E mais não digo! De salientar que os habitantes não acham piada nenhuma a este facto e alguns consideram este mito um acto de vandalismo.

Férias
Julieta e o seu biquini dourado. E um taradão a apalpar-lhe as mamas

Depois do almoço, rumo a Sirmione, nas margens do Lago di Garda (o primeiro lago a ser visitado nestas férias), com visita a Rocca Scaligera, um castelo construído por Mastino della Scala e Igreja de Santa Maria Maggiore do século XV.

Férias

Férias

Depois de uma belíssima viagem de barco pelo Lado di Garda (12€ por pessoa), onde se via as margens da linda cidade de Sirmione, há que repor energias e comer uma das coisas que Itália nos presenteia da melhor forma - gelado. E artesanal. O centro tem  dezenas de gelatarias, com sabores variadíssimos. Eu disse "Até já" à dieta e enfardei um gelado ENOOOOOORME como lanche da tarde.

Férias

Férias

Férias

Férias

Eu não quis o gelado enorme: eu pedi uma gelado com três bolas num copo (uns 10 cm de diâmetro) e só com a primeira o copo ficou cheio até cima. Morango, Limão e Kinder Bueno e senti-me um miúdo de 10 anos com um brinquedo novo. Comi até ao fim e soube-me pela vida :D #DesculpaPT #AdeusDieta #TemQueSer

Férias
O gelado ainda ia a meio. Agora imaginem o tamanho todo

Finda a visita a Sirmione, regressamos a Brescia onde, no dia seguinte, iríamos seguir para outra cidade...

Conseguem adivinhar a próxima cidade que visitei nas minhas férias?



8 comentários:

  1. Não conhecia a cidade e, por isso, achei super interessante o post!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/algarve18-ootd-82-passeio-por-loule.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual das cidades e que não conhecias? Falo de 3 :)

      Eliminar
  2. Uma pessoa faz dieta na cidade natal, que é para depois poder ir de férias cometer estes pecados (que sabem pela vida). Parece-me o equilíbrio perfeito ahahah
    Fiquei a suspirar mal li "Itália" e, claro, ao longo da publicação apeteceu-me atravessar o computador. Que partilha tão boa *-*
    Esse mito é hilariante, as pessoas lembra-se de cada uma :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o gelado era tão mas tão bom!!! Não tens noção! Foi bom revisitar Itália :) deu para viver Itália de outra forma que vivi há 20 anos atrás (como e óbvio). Prepara te que ainda vêm mais partilhas ehehe beijinho e obrigado pelo comentário!

      Eliminar
  3. Itália é um dos meus destinos de sonho e as tuas fotos e descrições só me deram mais vontade de ir!
    Não vou tentar adivinhar mas vou ficar atenta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu só fui à parte mais a Norte de Itália (e um pouco da Suíça também). Itália é linda e é um encanto. Dificilmente não nos apaixonamos por este país :)

      Eliminar
  4. boa, boa :D

    eu fui acompanhando a viagem pelo insta e... OMG! que paraíso :D

    NEW FASHION POST | CALL THE VOGUE: MY FIRST ARTISTIC EDITORIAL
    Instagram // Facebook Official Page // Miguel Gouveia - Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepara te que ainda vais ver mais fotos maravilhosas ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.