Água Micelar | Qual O Objectivo Dela? Para Que Serve?

Mais uma vez, trago-vos uma polémica - o uso de uma água micelar.

Micelar


Será que é mau para a nossa pele? Será que prejudica a saúde da nossa pele?


Muito se debateu, muitas teorias surgiram e quase todas erradas. O que pretendo com esta publicação é explicar o porquê de algumas das teorias estarem erradas e responder a algumas dúvidas que vi nos comentários a essas publicações.

Afinal, o que é um água micelar?

Antes de mais, acho que qualquer maquilhadora profissional sabe responder a esta pergunta. Ou então sabe qual o propósito de uma água micelar.

Uma água micelar é, muito resumidamente, um produto de limpeza da pele, com ou sem enxaguamento, constituída por micelas que funcionam como ímanes - "captam" todas as impurezas, poeiras e sujidade que a nossa pele possa ter, deixando-a limpa.

Existem vários tipos de água micelar no mercado: desde as mais refrescantes e hidratantes para peles mais secas, até às adstringentes, mais indicadas para peles oleosas, passando pelas águas micelares com composições simples, específicas para peles mais sensíveis e intolerantes.

Onde devemos incluir uma água micelar na nossa rotina?

Uma água micelar é o chamado produto "2 em 1", ou seja, limpa e tonifica a nossa pele, por equilibrar o pH da nossa pele.

Pessoas que não gostem, ou não queiram, gastar demasiado tempo na sua rotina de beleza, a água micelar é uma excelente opção, pois é um produto prático e rápido de se usar - compressa + água micelar = movimentos circulares pelo rosto et voilá! Pele limpa.

Qualquer pessoa pode utilizar uma água micelar?

Sim! Desde que adaptada ao seu tipo de pele. Uma pele seca não deverá usar uma água micelar mais adstringente, caso contrário não sente conforto e sente a sua pele a ressecar. Da mesma forma que uma pele oleosa, se utilizar uma água micelar demasiado hidratante, poderá não sentir tanto conforto.

Devemos ou não passar por água depois de utilizar uma água micelar?

Depende. Uma pele mista a oleosa vai sentir mais conforto e ter a sensação de uma pele "mais limpa" se passar o rosto por água. No entanto, quem não quiser passar o rosto por água, também o pode fazer. Não existe qualquer obrigatoriedade em passar o rosto por água depois de utilizar uma água micelar.

Haverá necessidade de deixar agentes tensioactivos na nossa pele? Não.
Não passando o rosto por água é motivo para que a nossa pele resseque depois de utilizar uma água micelar? Não me parece!

Um homem poderá utilizar uma água micelar?

Sim. Qual é o mal? Por norma, os homens querem produtos o mais práticos possível e que envolvam enxaguamento, por isso, apesar da água micelar não ser a primeira opção de compra de um homem, este poderá utilizar, sem qualquer tipo de problema.

Passemos às teorias:

"As águas micelares, não sendo removidas com água, as micelas presentes vão continuar a fazer a limpeza e ressecar a nossa pele"

Tal como já referi, não há obrigatoriedade de passar o rosto por água, mas quem quiser, poderá fazê-lo. Mesmo não passando por água, as micelas não vão ficar na nossa pele quais rodas-dentadas a destruir a camada mais superficial da nossa pele, quais bichos-papões. Esqueçam esta ideia, por favor!

O que poderá estar a ressecar a vossa pele? Os detergentes presentes na água micelar. E aqui voltamos à questão: "Até que ponto é que vocês estão a utilizar a água micelar mais adequada ao vosso tipo de pele?'".

Se têm uma pele intolerante, ao utilizar uma água indicada para peles oleosas, não vão sentir conforto, vão sentir a pele mais seca, agredida e com algum rubor. Foi culpa da água micelar? Não. Foi culpa vossa que não souberam escolher a água micelar de acordo com a vossa necessidade.

"As micelas, sendo gordura, vão ressecar a nossa pele"

Esta teoria é tão parva que só me leva a fazer a seguinte questão: "E as peles oleosas?". As peles oleosas têm as glândulas sebáceas com maior actividade, levando a que haja maior produção de sebo. Ora, se esta teoria estivesse correcta, a pele oleosa produziria sebo, que seria uma agressão à nossa pele que, no caso de uma pele oleosa, o mecanismo de defesa é a produção de mais sebo, e andaríamos nesta ciclo vicioso ad eternum.

Faz sentido, certo?

"As águas micelares não passam de uma estratégia de marketing"

Sim e não. Sim, no sentido de as marcas terem uma resposta perante uma necessidade do consumidor. Não, numa questão de rentabilidade para as marcas.

Um água micelar, tal como já foi dito, é um produto que substitui um leite/gel de limpeza e um tónico. Ora, as marcas ao venderem dois produtos ganham, arbitrariamente, 20 euros e ao vender uma água micelar ganham apenas 15. Será que faz sentido a indústria cosmética "forçar" a venda de águas micelares quando, ao fazer isso, estão a perder dinheiro? Questão para reflectir.

NOTA: este é apenas um exemplo adaptado à indústria cosmética, mas qualquer tipo de indústria (carros, material informático, entre outros) não andam "a trabalhar para aquecer". Querem rentabilidade, querem lucros, por isso há que adoptar estratégias que aumentem a sua rentabilidade e não o contrário. Certo?

Posto isto, espero ter-vos esclarecido quanto a este tema, que muito se tem arrastado e muita polémica tem gerado. Infelizmente, muitas pessoas que disseminaram estas teorias têm pouca ou nenhuma formação na área, então decidiram lançar a polémica e alarmar os seus leitores.

Se mesmo depois deste texto, pensarem que aquilo que eu estou a dizer não faz sentido, convido-vos a reflectirem um pouco na seguinte questão: as toalhitas de bebé estão impregnadas de - adivinhem? - água micelar. No entanto, apesar de não ser o primeiro método de limpeza recomendado pelos pediatras, não deixam de desaconselhar o seu uso numa emergência.

Será que a água micelar é assim tão má para a nossa pele?

10 comentários:

  1. Que excelente post Ricardo! Super esclarecedor, adorei! Muitos parabéns!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras! :) espero ter esclarecido as pessoas com este texto!

      Eliminar
  2. A minha dúvida prendia-se, precisamente, com a questão de passar ou não o rosto por água após usar a água micelar e já fiquei esclarecida :D
    Obrigada por mais uma partilha tão interessante e útil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Não há qualquer obrigatoriedade: se sentires mais conforto a passar por água, passas. Caso contrário, não há essa necessidade. E acredita, não vais ficar com a pele estragada por causa disso ;)

      Eliminar
  3. Obrigado, Ricardo!

    Muito mais esclarecido, sem dúvida alguma :) Por acaso faz algum tempo que não uso água micelar :)

    NEW #DRESSTOIMPRES POST | THE WHITE PARTY :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca usei. Não considero algo prático na minha rotina. Prefiro água termal e usá-la como tónico, não sem antes utilizar um gel de limpeza com enxaguamento. Mas acredito que há quem goste! ;)

      Eliminar
  4. Um post bastante interessante e informativo! Já ouvi muitas teorias mas o teu post tirou-me as dúvidas todas :)

    http://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Não imaginas como fico feliz por isso. Ainda bem que consegui esclarecer as tuas dúvidas: é sinal que a mensagem foi bem transmitida :)

      Eliminar
  5. Nós cá em casa temos uma embalagem para limpar os ténis brancos... ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi, certamente, esse o objectivo do meu texto :p mas é bom ver que se arranja funcionalidades "off label" dos produtos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.