Beleza | Como Colocar Correctamente O Teu Creme De Olhos?

E aqui estou eu para vos esclarecer mais um "mistério" dentro da área da Beleza.

Beleza

Como colocar um creme de olhos? Sabem colocar correctamente?


Muitas são as teorias e técnicas disponíveis para este produto de beleza. Muitos são os bloggers, instagrammers e youtubers que publicam conteúdo sobre esta temática, mas nem todos (isso posso-vos garantir) sabem colocar correctamente um creme de olhos.

Seguidamente irei dar resposta a algumas dúvidas que possam surgir dentro desta temática.

Qual a particularidade de um creme de olhos?

Sendo o contorno de olhos uma zona bastante sensível, com uma pele muito fina, muito vascularizada e altamente permeável a tudo o que lá coloquemos, é necessário ter cuidados redobrados com os produtos que utilizamos.

Onde colocar um creme para o contorno de olhos?

Tal como o nome indica, é para colocar no contorno de olhos e não nos olhos! (Podem achar que é exagero da minha parte, mas já vi pessoas colocarem o creme dentro dos olhos - NÃO FAÇAM ISSO!!).

Desta forma, o produto deverá ser colocado no contorno ósseo e, caso o produto tenha essa indicação e estudos que comprovem a sua segurança, acima da pálpebra móvel!

Beleza

NUNCA, mas mesmo NUNCA, colocar na pálpebra móvel nem na zona da olheira (acho que conseguem perceber a que zona me refiro).

Já vi coisas deste género:

- Colocar esfoliantes em cima da zona da olheira (MEDO),
- Colocar ampolas e produtos com vitamina C pura em cima da zona da olheira (MUITO MEDO)
- Esfregar convictamente a zona da olheira com todo o produto e mais algum (BIG MEDO)

Tudo procedimentos errados. Asneiras. Da grossa. Disseminados por pseudo-sabichões em beleza #ARirAté2050

NOTA: não dá nenhuma vontade de rir, mas o que é que eu posso fazer? Chorar? Não! Enviar mensagem a explicar o porquê de estar errado? Costumo fazer isso. Resultado: às vezes sou insultado.

Qual a forma mais correcta de aplicar?

Simples. Basta colocarem no vosso dedo anelar (um deles) o creme numa quantidade equivalente a uma cabeça de alfinete, dividir pelos dois dedos anelares e colocar no contorno ósseo. Aplicar com ligeiras massagens de dentro para fora e depois de fora para dentro.

Et voilá, creme de olhos aplicado. E acreditem, esta quantidade de creme é mais do que suficiente (se quiserem colocar mais, a indústria agradece, mas é deitar dinheiro fora #FicaADica)

Mas qual é o mal de colocar o creme de olhos em cima da zona da olheira?

Preciso mesmo de responder a esta pergunta? Ora bem, sendo uma zona bastante permeável à absorção de tudo e mais alguma coisa, e sendo uma zona altamente vascularizada, é de concluir que, ao colocar algo em cima de uma zona com estas características, alguns dos compostos poderão provocar intolerâncias oculares. Algo que não é benéfico, nem lá muito agradável, certo?

É que depois as pessoas, em vez de assumirem que aplicaram mal os produtos de beleza, dizem que "ah e tal o produto fez-me alergia e não presta!"

Vocês é que têm culpa por não pesquisarem, nem se informarem sobre creme de olhos e a sua aplicação. Vá, também tem culpa a pessoa que vos vendeu se não vos disse ou não vos soube dizer como colocar. Há que ser realista. Às vezes, quem vende não passa a informação toda!

Beleza

Em que ponto da minha rotina de beleza devo colocar um creme de olhos?

Idealmente, e na minha opinião, depois do produto de limpeza. E já disse aqui o porquê: como é uma zona bastante permeável, e como entre cada produto que utilizamos devemos passar as mãos com água (algo que muita gente não faz), garantimos a segurança do nosso contorno de olhos ao aplicar o produto neste momento.

Se o utilizássemos depois de um sérum ou depois de um creme hidratante "normal", para além da absorção não ser a mais eficaz (porque tem uma "barreira"), não lavando as mãos, íamos colocar produtos concentrados nessa zona e - adivinhem? - iria haver intolerância ocular.

E era isto que vos queria trazer. Era isto que queria esclarecer. Há muitas pessoas que não utilizam cremes de olhos na sua rotina de beleza (uma opção), mas aquelas que usam, uma parte coloca mal o produto. E este texto foi para esclarecer e desmistificar algumas coisas que se encontram por aí e que estão erradas.

E vocês? Utilizam creme de olhos na vossa rotina de beleza?

13 comentários:

  1. A sério que há quem coloque dentro do olho? Eu sou muito desligada deste mundo, mas não abuso dessa maneira :o ahahah
    Abençoadas sejam as tuas publicações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confere Andreia: há pessoas que colocam os produtos dentro do olho. Águas micelares inclusive. Já vi de tudo neste mundo que é a blogosfera e acho que ainda irei encontrar mais "pérolas" deste género futuramente. Não que seja uma situação com piada, que não tem, mas infelizmente vemos muitos erros a serem disseminados. Obrigado pelas tuas palavras!

      Eliminar
  2. Juro, que post! Super, hiper, mega informativo, pelo menos para mim que sou uma desnaturada no que toca a cremes e cuidados de beleza/saúde e para mim por creme é só espalhar e está bom. E para além de ser bom para mim, vou passá-lo também à minha irmã que já usa creme de olhos há algum tempo e quero garantir que o faça bem! Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, uma pessoa fica encalacrada com um comentário deste: muito obrigado! :) Obrigado pelo comentário. Fico contente que aches isso, pois é sinal que a mensagem foi bem transmitida!

      Eliminar
  3. Não tenho por hábito utilizar, mas quando o fazia colocava na zona da olheira! Obrigada Ricardo! Mais uma vez um ótimo post!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana Rita. De facto, muita gente acha que é a zona correcta para colocar um creme de olhos, mas é como digo: quem tem mais culpa é a pessoa que to vendeu que não to soube explicar nem transmitiu todas as informações necessárias! Ainda bem que achaste o meu post útil! Beijinho

      Eliminar
  4. Ahahaha até parece que não me conheces :P
    Exatamente. E hoje em dia já não faz, de todo, sentido comprar só porque sim ou só porque é moda. Deixei-me disso há um belo par de anos :P

    Ótimo post e ótimas dicas, como sempre!

    NEW DIY POST | THE MORE COOL BOARD EVER. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras Miguel! ;) Sim, uma pessoa começa a conhecer-te e à tua paixão por riscas. #RiscasSãoVida

      Eliminar
  5. r: Que maravilha. Parece que nos desconectados do ruído e nos focamos apenas no essencial *-*
    Muito obrigada!

    Agora fizeste-me que rir :p não te preocupes com isso, comentas quando podes e quando te faz sentido. É sempre um gosto receber-te por lá

    ResponderEliminar
  6. Helloooo :)
    Adorei este post e acho que está fantástico e serve especialmente para desmistificar os pseudo-sabichões.
    Tenho a sorte de te ter na minha vida e já ter aprendido tanto sobre este assunto e outros :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras. O objectivo destes textos é esse mesmo: esclarecer e tentar desmistificar tanta informação errada que é disseminada massivamente por aí.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.