Blogue | O Fim d‘O Pinguim Sem Asas?

Andei afastado do blogue durante algum tempo. Aliás, ainda continuo.

Blogue

Não vou começar por dizer que foi bloqueio criativo ou falta de tempo. Tempo tenho tido. Mas não tem sido "aproveitado" para me dedicar ao blogue. 


O que se passa é que sinceramente, decidi parar e "andar um pouco para trás" e tentar perceber qual o rumo que quero dar ao meu projecto que muito gozo me tem dado, mas que, ultimamente, tenho-me visto a não querer investir nele.

Não que não goste de escrever. Não que não goste de interagir convosco. Nada disso! Simplesmente, há uma coisa que tenho pensado: a direcção que quero dar ao blogue. Que temas irei abordar. Qual ou quais as áreas que passarei a escrever.

Para além disso, tenho tentado ver "com outros olhos" a realidade da blogosfera portuguesa e esta tem-me decepcionado um pouco

Senão vejamos:

- Vejo síndrome de vedetismo em muitas pessoas. Sejam elas bloggers, sejam elas instagrammers (se é que podemos considerar estas categorias uma "profissão". Em Portugal, e desculpem desiludir-vos, ainda não é uma realidade!).

- Vejo pessoas (e agora vou "bater no ceguinho" novamente) que só dizem merda da boca para fora e terem reconhecimento. Seja ele por parte das pessoas que os consideram "Gods", sejam empresas que não se importam com conhecimento de conteúdo, nem com taxa de engagement (Sim, isto existe. Pesquisem e leiam um pouco sobre o assunto e saberão do que estou a falar). Apenas números. Número de seguidores, essencialmente.

NOTA: não estou, de todo, ressabiado ou coisa parecida. Estou, apenas e só, a constatar factos. Se pensarem bem, vão ver que vão concordar comigo.


- Vejo pessoas que criam blogues e contas no Instagram e querem logo ganhar dinheiro, querem logo ganhar fama, independentemente do que podem ou não fazer para tal acontecer.

Comprar seguidores? É um opção.
Comprar likes? Outra opção viável!
Então e a interacção? Isso é mesmo importante?

- Não vejo humildade. Não vejo integridade. Não vejo o mínimo de trabalho em algumas pessoas. No entanto, são essas mesmas pessoas que se auto-proclamam "influenciadores digitais". São essas mesmas pessoas que se convencem que estão a influenciar POSITIVAMENTE alguém ou alguma coisa.

Mentira! Estão apenas a dizer um monte de asneiras, a dizer merdas que só mancham a sua própria imagem (mesmo que não se apercebam, disso. Que não se apercebem, garanto-vos já!).


- Vejo pessoas no Instagram que recebem duas mensagens no seu perfil e ficam todas histéricas e divulgam que receberam mil e uma mensagens - há que alimentar o ego.

- Vejo pessoas que não pesquisam informação. No entanto, divulgam publicamente o que não pesquisaram. Ou melhor, assumem uma postura e afirmam coisas que revelam CLARAMENTE que não sabem do que estão a falar.

Exemplos:

- Uma pessoa tem de apanhar um escaldão para conseguir ficar morena - irresponsabilidade! É o nome que dou a isto!
- Cabelos "normais" que necessitam "à viva força" de queratina - cabelo estragado automaticamente - mas dizem que foram os produtos que não funcionaram.
- Incongruências entre as suas publicações. Hoje dizem uma coisa, amanhã defendem outra com "unhas e dentes". E não! Isto não é um ataque pessoal a alguém. É apenas a constatação de um facto!

- Vejo pessoas a defenderem a harmonia e interajuda entre os bloggers quando são as primeiras a dizer mal "nas costas" das outras pessoas ou a criticar tudo o que as outras fazem. Inveja uns dos outros? Não sei. Mas não fica nada bem.

São estas e outras coisas (que poderia estar aqui a enumerar ao longo do dia todo) que me levam a pensar e repensar até que ponto mantenho o blogue activo.


Quem me conhece sabe que, para mim, ser blogger não é receber presentes. Muitos afirmam que não é isso que os move, mas, em boa verdade, é isso que os move também. Basta constatar o número de bloggers que apareceu na última edição da In Beauty - quase ninguém. E eles andavam por lá. Como não foram convidados, não iam receber presentes logo, não foram.

Não me venham com tretas. Foi isso que aconteceu com muitos.


Quem me conhece sabe também que, para mim, ser blogger é partilha, é interajuda, é celebrar as pequenas (ou grandes) vitórias de cada um. Não é inveja. Não é cobiça. Não é dizer merda a "torto e a direito" e rotularem-se de "experts" em determinada área. Isso é apenas, e só, estúpido!

Se eu acho que sei tudo? Não! 
Se eu acho que sei mais que muitas pessoas que por aqui andam? Sinceramente, e não vou ser presunçoso, mas também não vou ser falso modesto, sim, sei! Sei mais do que muitas pessoas do que por aqui andam.
Se me importo de partilhar o meu conhecimento? Não! Nada disso! Quem me conhece sabe que pode vir falar comigo. Se eu não souber alguma coisa, depressa pesquiso ou tento procurar informação precisa e fidedigna de determinado assunto.
Se me considero "a última bolacha do pacote"? Nada disso. Sei o que valho. Tenho noção do que tenho conhecimento.

Mais uma vez informo: não estou ressabiado nem com inveja de nada do que se passa com uma ou outra pessoa. Simplesmente, certas incongruências e comportamentos desiludem-me. Certos "ambientes", certas regras acho-as simplesmente ridículas. Só isso.

Se o blogue vai acabar? Não! Simplesmente, vão haver mudanças. E novidades!

19 comentários:

  1. Pessoalmente nunca fiz o meu blog com o objectivo de ser famosa. Gosto de escrever. Sempre gostei. Ajuda-me a relaxar, ajuda-me a pensar, organizar ideias. Mas sim, vê-se muito isto tudo que falas aqui... Há poucas pessoas da blogosfera que considero mesmo genuínas e que gosto tipo pessoalmente e de ti gosto muito e os advices que dás costumo ter em consideração! O teu blog iria fazer-me falta! Espero que não desapareça!!!!!!!


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras! Mesmo :) A questão é que o panorama da blogosfera portuguesa tem-me desiludido ultimamente. Um projecto que muito gozo me estava a dar, face ao que se tem visto, tem-me desmotivado. A ver se no novo ano volto novamente!

      Eliminar
  2. Fico feliz por o blog não acabar, assustei-me com o título AHAH Opah em relação a tudo o que disseste confesso que também estou farta de algumas coisas mas tento sempre ver o lado positivo das coisas e com isso aproximar-me de bloggers com o mesmo objetivo que eu: levar o seu blog para outro patamar, sim, mas não a todo o custo, sem conhecimento e sem humildade. Acima de tudo temos que nos manter fiéis a nós próprios e o blog é só uma extensão das pessoas que somos que podem contribuir positivamente para a vida de alguém (no meu caso nem que seja para o pessoal do secundário, que não sabe o que ler na leitura criativa, ir pesquisar um livro jovem-adulto). Só temos é que manter a cabeça levantada e fazer o nosso trabalho como sempre fizemos, ganhemos ou não algo com isso (mas vamos ganhar sempre amizades! :) ).

    Beijinhos, Brenda
    https://momentosdeataraxia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e as amizades que criei através da blogosfera são algo que nunca me vou esquecer nem pretendo. A questão é ver estas e mais situações e o reconhecimento indevido da "asneira" e do "vedetismo". Não sabem o que é ser blogger. Não sabem o seu propósito, então caem no ridículo!

      Eliminar
  3. Não há como concordar contigo, pois este mundo vemos cada coisa, confesso que gosto do que faço e de algumas coisas que partilho mesmo que pelo meio tenham algum erro, mas sim é verdade que há pessoas que pensam que ter um blog e fácil mas não é mesmo
    espero por essas mudanças
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas pessoas não sabem o que é ser blogger, nem o que isso "implica". Pensam que é tudo muito fácil. Não vão chegar longe com essa mentalidade, mas às tantas, irá sempre haver alguém a passar-lhes a mãozinha pelas costas e a dar-lhes oportunidades. Injustamente.

      Eliminar
  4. Aguardo as novidades, eu que defendo honestidade acima de tudo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também defendo acerrimamente a frontalidade e a honestidade. A questão é que nem toda a gente sabe ou está preparada para ouvir as verdades. Custam a ser ouvidas, mas é algo necessário!

      Eliminar
  5. Entendo-te perfeitamente!!! Aliás, para te ser sincero, aquelas ainda não são "as" calças dentro desse género... :P
    Obrigado, Ricardo. O dobro para ti. De verdade :)

    Ainda aqui há dias vim aqui - porque vi que andavas desaparecido -, e vi que já não publicavas há algum tempo. Achei muito estranho, de facto, mas agora entendo perfeitamente. Sim... há muita coisa neste meio que não funciona convenientemente e que, de certo modo, até a mim me dá vontade de afastar. Contudo, não nos devemos deixar afetar tanto pelos outros e por aquilo que nos rodeia... tu entendes, que eu sei :)
    O teu conteúdo é ótimo, como já te pude dizer por diversas vezes, portanto só tens razão para continuar. Que esta pausa sirva, precisamente, para perceberes quais as temáticas com as quais te identificas mais, porque é isso que conta :D

    NEW #DRESSTOIMPRESS POST | THE COATS FOR THE SEASON!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muito obrigado pelo teu comentários e pelas tuas palavras. Mesmo! :)

      De facto, comecei a desmotivar-me devido a desilusão que este mundo me tem dado recentemente. Muita inveja, muita cobiça, muito vedetismo. Fez-me colocar no lugar de "espectador" do meu blogue e querer ver onde eu o queria levar ou o que me estava a fazer desmotivar. Não que não me identifique com o nome, claro que não. Não que não escreva da mesa forma, que escrevo. A ver vamos como isto corre ;)

      Eliminar
  6. Como é costume dizer «este assunto dá pano para mangas» e a conversa não teria fim.
    Mesmo sendo de outra geração e pertencendo aos 'jurássicos' que viram os blogs a nascer, eu percebo e sei do que aqui foi falado. Tenho a minha opinião como é óbvio, e espero continuar a ver o 'Pinguim' por aqui, porque gosto e porque tem um lugar mais que merecido na blogosfera, não só pelo conhecimento, pela partilha e acima de tudo porque, como diria o meu avô....«sabe do que fala».
    Grande abraço.
    Tudo de bom ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um assunto que dá pana para mangas e de forma eterna. Obrigado pelo comentário e pelas palavras. Sim, vamos ver como correm as coisas daqui para a frente e se o novo ano me dá um novo fôlego ;)

      Eliminar
  7. Concordo a 100% com tudo o que dizes! Sou blogger há anos e não vou dizer que não ganho nada com o blogue porque estaria a mentir, mas se foi o propósito pelo qual criei o blog? Claro que não! Se vou mudar as minhas opiniões só por causa de uma marca? Claro que não! ainda há uns meses soube de umas conhecidas que queriam ser bloggers para ganhar coisas e acabaram por chegaram à conclusão que ser instagramer era mais imediato se comprassem seguidores. É um pensamento repugnante e que acaba por deixar a imagem do blogger/influencer/instagramer mal vista :|

    Mas sabes, às vezes temos de esquecer esses "bloggers" e continuar a fazer o que gostamos de fazer... Afinal foi esse gosto que um dia nos trouxe até aqui. Bem sei que é a primeira vez que comento aqui no blog, mas sigo-te no instagram e fico muito feliz por saber que não vais acabar com o blog! Fico à espera do regresso :)

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que os outros "bloggers" me afectem de alguma forma, que não me afectam nada. Mas vejo asneiras atrás de asneiras e vejo reconhecimento das mesmas. Enfim, um degredo!

      Confesso que, à primeira vista, não estava a ver quem eras no Instagram, mas depois reconheci-te logo ehehe Muito obrigado pelo comentário e pelas tuas palavras. Sim, está previsto um regresso e espero que o mesmo seja "em força" e quem e dê um novo fôlego! ;)

      Eliminar
  8. Se tivesse criado o blog com o objectivo de dinheiro e fama já tinha desistido à imenso tempo. Tenho o meu cantinho onde partilho os meus desabafos e por uma lado tem o crescimento do tuquinha por outro tenho algumas recordações graças a ele (blog). As pausas fazem bem e ajudam a pensar no que queremos realmente! Vou estar aqui para saber as novidades :D

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Às vezes faz bem estarmos um bocado afastados para vermos o que nos falta. Ver o que nos está a desmotivar. Esperemos que o novo ano traga boas notícias ;)

      Eliminar
  9. Há alturas em que é importante pararmos, distanciarmo-nos e reorganizarmos o nosso caminho. Porque temos que nos sentir bem na nossa casa virtual, temos que ter orgulho no que produzimos. Só assim teremos vontade para continuar.
    Existem, de facto, algumas particularidades que me desagradam na blogosfera, porque nem todos sabem o seu verdadeiro significado. Mas acredito que fazemos a diferença quando nos mantemos firmes nos nossos valores. Claro que nos deparamos com coisas que nos desmotivam, mas enquanto acreditarmos no nosso projeto, a magia não desaparece - pelo menos, agarro-me a essa certeza.
    Fico a aguardar essas novidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e simplesmente senti mesmo essa necessidade. A necessidade de me afastar um bocado e tentar ver o blogue com outros olhos. Qual era a direcção até esse momento e onde quero chegar. O que quero fazer. Depois, como não escrevi nem produzia conteúdo, tive com mais atenção ao panorama da nossa blogosfera e o comportamento que se vive e que se privilegia. Não gostei e decepcionei-me. Explico isso aqui no texto. Mas agora, aos poucos, começo a olhar para o blogue de outra forma e começo a pensar mais seriamente se continuo ou não.

      Eliminar
  10. r: Agora que penso nisso, acho que nunca recebi meias ahahah
    A sério? Também faço coleção de dedais :D a minha coleção ainda é relativamente pequena, mas tem sido um gosto enorme vê-la crescer. E aconchega o coração quando alguém vai de viagem e se lembra de me trazer um
    Concordo, são mesmo diferentes :D

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.