Atopia | Sabem O Que é? Sabem Como Controlar?

Nova semana e, com ela, nova temática. Desta vez, falemos sobre atopia.

Atopia

Depois de, no mês passado, ter falado sobre a intolerância ao glúten e a sua relação, na maior parte dos casos, com um quadro de atopia (ou dermatite atópica), e depois de receber algumas mensagens, eis que decidi trazer "à baila" este tema aqui no blogue.

Quem já ouviu falar de Atopia?


Alguns dos primeiros sinais de alarme são os seguintes: pele seca, com comichão e a descamar. Podemos estar na presença de um quadro de atopia, uma inflamação crónica que não é contagiosa.

O que é, afinal?

A dermatite atópica é uma doença crónica inflamatória da pele, também conhecida por eczema atópico, que afecta, sensivelmente, 10% das crianças portuguesas. Cerca de 80% dos casos surgem durante o primeiro ano de vida, sendo menos habitual nas crianças mais velhas e adultos.

Tem uma origem alérgica e não é contagiosa, tal como já referi. As zonas afectadas variam de acordo com a idade. Na infância, as lesões são avermelhadas e descamativas, podendo atingir a face, testa e queixo, mas também o couro cabeludo.

Atopia

Nos adolescentes e adultos, localizam-se maioritariamente nas pregas internas dos cotovelos, joelhos, partes superiores dos pés, mãos, tronco e pescoço. Apesar de não ter cura, pode ser tratada com pomadas anti-inflamatórias (de prescrição médica) e uma correcta hidratação da pele.

Como saber?

Um quadro de atopia pode estar associado a doenças como asma e rinite alérgica, sendo desencadeadas pela interacção de factores genéticos e ambientais. Para terem uma noção, se um dos pais tem rinite alérgica ou asma, o filho tem 25% de probabilidade de ter atopia. Se os dois pais têm asma e/ou rinite alérgica, essa probabilidade sobre para o dobro.

Atopia

A pele apresenta uma secura extrema (xerose). Devido à alteração da barreira cutânea (que se encontra comprometida e "incompleta"), os alergenos presentes no meio ambiente (pólen, bolores, pó doméstico) penetram mais profundamente na camada superficial da pele (epiderme), estimulando o sistema imunitário, que reage de forma excessiva.

Quais os sintomas desta doença da pele?

Alguns eu já falei até aqui, mas deixo-vos a lista dos sintomas principais.

- Pele seca (xerose);
- Prurido (comichão intensa);
- Vermelhidão (eritema);
- Inchaço (edema);
- Pele a escamar (devido à alteração da barreira cutânea);
- Inflamação;
- Saída de líquido da pele (exsudação).

As lesões aparecem em períodos de crise e desaparecem quando a reacção alérgica melhora. Quando não são tratados, evoluem de forma crónica, parecem crostas e têm um aspecto escurecido, a chamada liquenificação.

Quais as diferenças entre as duas fases de dermatite atópica?

Apesar desta doença ser crónica, é caracterizada por fase aguda e fase de remissão. Na fase aguda, a pele pode ficar vermelha e inchada, com saída de líquidos orgânicos e formação de crostas. Já na fase de remissão, vemos "apenas" pele seca e a escamar.

Existe tratamento? Qual?

Na maior parte dos casos, a doença é mantida sob controlo através de cuidados de higiene e de hidratação da pele realizados em casa. A medicação está reservada APENAS para os casos mais graves e deve sempre ser acompanhada e prescrita por um médico dermatologista.

No entanto, é importante adoptar certos hábitos que ajudem a diminuir a inflamação. São eles:

Atopia

- Não tomar banho com água muito quente, nem mais do que uma vez por dia;
- Não utilizar sabonetes antissépticos e antibacterianos. Optar por sabonetes mais gordurosos e neutros;
- Aplicar hidratantes corporais adequados diariamente, de preferência sem perfume. Os produtos com base de aveia são os mais prescritos, tal como falei nesta publicação;
- Evitar alimentos com maior possibilidade de causar alergias, como o camarão, amendoins ou leite;
- Evitar suar (esta parte é difícil, principalmente nas crianças pequenas, mas o suor aumenta o comichão);
- Evitar as peças de lã ou fibras sintéticas. Optar pelo algodão;
- Lavar as roupas novas antes da primeira utilização, para prevenir reacções irritativas (isto deveria ser regra para todos);
- Evitar o contacto com os alergenos do ambiente (ácaros do pó ou animais de companhia).

Para além disso, é importante manter a casa arejada durante todo o ano, evitar alcatifas e carpetes, aspirar frequentemente os colchões e cobri-los com sistemas anti-ácaros. 

Atopia

No caso dos bebés e crianças, é recomendado manter as unhas sempre curtas para prevenir arranhões na pele em caso de comichão e retirar do quarto peluches e objectos que acumulem pós (livros, por exemplo).

Apesar de aparentar algo grave (que, em certos casos, é e é uma situação complicada e aborrecida), é algo que melhora ao longo do tempo. Não é algo tão limitativo quanto parece, mas carece de determinados cuidados. Isso sim.

A nível de alimentação, o único cuidado é evitar alimentos que sejam "propícios" a causar algum tipo de reacção alérgica; de resto, poderá comer de tudo um pouco!

Conhecem alguém que sofre de atopia?

14 comentários:

  1. se calhar se meteres laca em cima dos sitíos que faz comichão, a pele fica selada e deixa de fazer comichão!! não te parece bué boa ideia?! ahah
    tou a gozar como é obvio!

    já aprendi umas coisas hoje! tenho muita sorte, nunca tive grandes problemas de pele... mas é sempre bom saber estas coisas...
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem vou comentar a primeira parte do teu comentário. Sim, mas infelizmente, tem-se vindo a verificar um aumento do número de casos, sem causa aparente.

      Eliminar
  2. Eu! de certeza.... Tenho rinite alérgica e n primavera / verão, quando o calor começa a vir, aparecem "coisas" na pele.. manchas vermelhas que dá imensa comichão (principalmente em áreas com contacto com o suor). Eu tento hidratar bem a pele e evitar de coçar (porque sei que é bem pior e não há dor que aguente quando está mais irritada).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser algum tipo de eczema, mas quando eras miúda tinhas problemas de pele?

      Eliminar
    2. De que me lembre não..
      Quando vinha para Portugal (férias de verão) ganhava sempre borulhinhas na pele (nas zonas onde transpirava) e ficava tudo vermelho e com um aspecto mesmo feio. Porque fazia imensa comichão.

      Eliminar
    3. Eu também tinha isso quando era miúdo, mas eram "borbulhos de calor". Podia ser algum tipo de adaptação ao clima. Digo eu.

      Eliminar
  3. Gosto muito deste teu formato de post, mais científico e informativos. Muitos parabéns Ricardo :)

    Beijinho, Tatiana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento ser científico, mas nunca chegando a demasiado palavreado técnico. Fico contente por teres gostado!

      Eliminar
  4. Não fazia ideia, nem conheço ninguém com este problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é coisa que se ande a comentar em voz alta eheh mas nos adultos não é comum.

      Eliminar
  5. Conheço algumas pessoas que sofrem de atopia, mas confesso que não estava completamente familiarizada com todas as suas componentes. Muito obrigada por mais esta partilha tão esclarecedora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelo comentário ;) No texto do glúten falaste que gostavas de ver esta temática abordado, por isso, aqui está ela eheh

      Eliminar
  6. muito obrigado, Ricardo :D
    por acaso ando há imeeeenso tempo a querer experimentá-la! acho que será o próximo investimento :D

    não tinha conhecimento disto :o

    NEW REVIEW POST | DRAMATICALLY DIFFERENT, AGAIN? YES, PLEASE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pele atópica já existe há algum tempo, mas é coisa que não é muito debatido ou "discutido" em praça pública ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.