Música | Vamos Falar Do Conan Osíris?

Isto pode parecer estranho, mas vou falar um pouco sobre música.

Música

Mais propriamente do Festival da Canção. Não, não vou estar aqui a falar do mesmo, porque nem sequer aprecio o espectáculo (condenem-me à vontade!), mas sim comentar certos "comportamentos" engraçados que vejo na internet no que concerne à actuação de Conan Osíris.

Atenção que eu não defensor do moço. Nada disso. Não aprecio a música dele. Não gosto da vibe dele, mas respeito. É a opção dele. É o trabalho dele.


Aquilo que venho comentar hoje, e depois de ter lido umas quantas coisas, é a incongruência de algumas pessoas que criticam este rapaz no que diz respeito à sua música.

Vamos por partes:

Vemos pessoas a questionar e ridicularizar a canção "Telemóveis", dizendo que o cantor é um "palhacinho que não sabe cantar", que a música não faz sentido algum e que nunca na vida "aquilo" chegará à final. Aliás, afirmam que se chegar, será uma vergonha a nível nacional.

Aqui, apraz-me fazer um comentário: as pessoas que dizem isto, que dizem que o poema não faz sentido, são as mesmas que (e isto eu também já li na internet e concordo) no fim de semana vão sair à noite e cantam e dançam ao som da música "Mafiosa" umas vinte vezes porque a música é um espectáculo.

Sim, "Mafiosa" tem um poema lindo e maravilhoso, cheio de conteúdo verdadeiramente interessante, capaz de orgulhar Luís de Camões #sqn


Comparação:

Dois poemas com a mesma qualidade (duvidável) em termos de conteúdo, mas reacções diferentes. Conan Osíris é ridículo. A "Mafiosa" é um espectáculo. Lá está, produto nacional há que ridicularizar. Produto internacional há que louvar. Estranho, no mínimo.

Para além disto, convém lembrar que a canção que ganhou o Festival da Canção ano passado foi a de Netta, representante de Israel, com a música "Toy". Também esta canção com um poema fenomenal, cheio de conteúdo e significado profundo (só que não), e com a cantora a imitar uma galinha (eu ouvi isto na internet por parte de uma instagrammer e adorei a comparação), mas o pessoal chamou de "beatbox". E ganhou. Toda a gente adorou. Toda a gente aplaudiu.

Atenção que, apesar de não me identificar com o tipo de música aqui descrito, respeito. É o trabalho de cada um.


Posto isto, só me resta comentar o seguinte: se Netta, com a sua canção conseguiu ganhar o Festival da Canção ano passado, porque é que Conan Osíris, também com um poema "profundo" na sua canção, não pode ganhar? Porquê ridicularizar música com o mesmo tipo de "vibe" (podemos chamar assim?)?

Mais uma vez, produto nacional há que ridicularizar. Produto internacional é que é bom.


Este tipo de incongruência faz-me lembrar os defensores acérrimos e fundamentalistas da Homeopatia. São 100% a favor dos comprimidos e das gotas homeopáticas. No entanto, são contra a vacinação, cujo um dos princípios é a "cura pelo semelhante". Curioso, não?

E vocês? Querem comentar este tipo de música?

18 comentários:

  1. Concordo contigo, toda gente reclama ate parece que percebe e estuda musica xD mas as mesmas pessoas que gritam por cultura etc e tal adoram funk... Realmente as letras de funk são qualquer coisa de "divino"

    Nota: Li em qualquer lado que os "telemóveis" representam o coração, daqui a uns anos vamos ver os adolescentes as estudar os poemas de Conan Osiris no 12 ano 😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, há pessoas que se julgam super entendidas em música e são muito cultas, mas dançam o créu! Não critico quem o dança, mas é engraçada essa incongruência.

      Eliminar
  2. Não sou propriamente fã da música do Conan, porque simplesmente não vai de acordo com as minhas preferências musicais, mas que este ano ele é a nossa melhor hipótese, é.
    Eu sou daquelas pessoas que vive a Eurovisão desde pequena, com a família em casa e chorei imenso quando vi a vitória do Salvador. O problema é que o que aconteceu não vai tornar a acontecer. E agora o nosso querido Portugal quer mandar constantemente cópias da sonoridade do "Amor pelos Dois" porque acha que é o que vai vencer. No mínimo, o arrojo do Conan rende o top 5, tenho a certeza. Para mim foi vergonhoso que uma música tão linda quanto "o Jardim" nos desse o último lugar EM CASA. Porque a música era lindíssima, mas queria igualzinha ao Amar pelos Dois. Só quero que levem o Conan à Eurovisão xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não me identifico com o estilo de música dele. Isso eu digo no texto, mas respeito acima de tudo. Eu não me admirava nada que o Conan nos fosse representar ao Festival da Canção. Sim, o poema da música do ano passado era interessante. Se calhar a intérprete não foi a melhor.

      Eliminar
  3. Bem dito!
    Ainda hoje estava a falar dele e fiz a comparação com a Netta. A sociedade portuguesa está habituado a ver coisas ditas "normais" estilos "normais" ou o que é aceite na nossa sociedade.. Tudo que é diferente, estilo diferente já é posto de lado.
    Por exemplo, o António Variações tinha estilo completamente diferente para aquele tempo quando era vivo. As pessoas não estão habituadas ao diferente, então criticam.. Acham estranho e gozam.
    Eu vi um video do Kiko (Kiko is hot) onde falou do Conan e faz realmente sentido o que ele disse.
    Ainda não tive a oportunidade de ver mais músicas do Conan, porque a dos telemóveis não gostei (é a minha opinião) - mas estou adorar a letra deste: https://www.youtube.com/watch?v=mOXKfJjsoeU
    Para mim, é uma dedicação para aqueles "haters" :p :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este estilo mais "alternativo", normalmente, não atrai muitos admiradores. Aliás, são mais as pessoas que lhes apontam o dedo do que propriamente estarem quietinhas na sua vida - o ser humano gosta imenso de falar da vida alheia, então algumas pessoas, como têm uma vida demasiado interessante, contentam-se a viver com a dos outros e a criticar tudo e mais alguma coisa na vida dos outros - ainda ontem tive um exemplo disso. A ver vamos se o Conan vai à final e se ganhar eheh não me admirava nada, sinceramente.

      Eliminar
  4. Bem, em primeiro lugar, quero dizer que gostei bastante deste post. No entanto, assim como tem alguns pontos com os quais concordo outros nem tanto. Acho sinceramente que não podes comparar a música que queres ouvir num contexto de sair à noite com a que queres ouvir ou usar para outro contexto. Acho que isto vale para qualquer música e situação. Sim, gosto de ouvir e cantar a Mafiosa na discoteca, se a colocaria a concurso num contexto "mais sério", ou até se a colocaria aqui em casa para estudar, não, não colocaria. :P
    Depois, a música do rapaz não é de todo do meu gosto mas até que consigo perceber determinados pontos posítivos. Por exemplo, já reparaste que se trocares a palavra telemóveis pela palavra alma, o poema fica bem mais interessante e quiçá, intelectual.
    Não gosto mas entendo o valor, e é como tu dizes, há que respeitar.
    Se quero esta música na Eurovisão...epah não quero! :P
    Acho que andamos cada vez mais a querer ser os "diferentões", os "alternativos" apenas pelo facto de SER e não com um propósito realmente definido. Não falo apenas de Portugal mas a nível global. Acho que a RTP também sabe disso o que poderá ter sido (sei lá eu) uma das razões da presença do Conan no Festival.

    Enfim, vamos ver o que virá :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado pelo comentário e pelas palavras. Eu não comparei a música do Conan com o "sair à noite". Apenas comparei o poema/letra de ambas as músicas: não o contexto onde as ouves ;) quanto à última parte, ou queremos os "alternativos" ou então enaltecemos os "coitadinhos". E mais não digo.

      Eliminar
  5. As pessoas têm toda a legitimidade para não apreciarem, nem se identificarem com a música Telemóveis, em particular, e com o Conan Osíris, no geral. Porque cada um tem um gosto particular, que não se enquadra em todos os artistas. Agora, o que não pode acontecer é essa incoerência. Não pode haver dois pesos e duas medidas. Isso sim é ridículo.
    «Produto nacional há que ridicularizar. Produto internacional há que louvar. Estranho, no mínimo», não diria melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está Andreia, eu não me identifico com a música dele, mas respeito o trabalho dele. É o trabalho dele. E cada um sabe qual o rumo que quer tomar em determinada indústria. Aqui estamos de acordo. Mas sim, o povo português, infelizmente, tem tendência a ridicularizar o que é nosso e achar maravilhoso o estrangeiro, mesmo que a qualidade seja inferior. Infelizmente.

      Eliminar
  6. Ahahahah boa :D acho que devias começar a partilhar um look de vez em quando :P

    primeiro de tudo, haja alguém que fale sobre isto sem paninhos quentes. não sou fã, não me identifico e, fundamentalmente, não consigo perceber o conceito. ainda assim, acho que Portugal precisa de pessoas que pensem mais à frente e que, no fundo, mexam um bocadinho com o que já existe (se fosse para algo bom, tanto melhor!!). o que eu prevejo é que será ele a ganhar. ahahah porque, pronto, Portugal é mesmo assim!

    NEW TIPS POST | CLEANING TIME!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu não falo de nada com paninhos quentes. Já deverias saber isso ;) Mas sim, apesar de não apreciar ou nos identificarmos com o seu estilo de música, há que respeitar e, sinceramente, não me admiraria se esta música nos representasse no Festival da Canção

      Eliminar
  7. Ouvi o CD Adoro Bolos, quando saiu, só ouvi dessa vez pois não é o meu estilo de música, mas reparei que tinha sido tudo feito pelo Conan, e de imediato admirei-lhe a capacidade criativa. Fui saber mais e assim foi, usou o que tinha para se expressar musicalmente: um computador que levou para a faculdade e mais uns aparelhos quaisquer.Não é verdade que as letras sejam vazias, existem ideias e trocadilhos ele joga bastante com a sonoridade das palavras : Às vezes nem a noite nem Deus/Nem diabos nem ateus/Nem a terra nem os céus querem resolver/O meu problema. Isto é o princípio do Adoro Bolos.Digamos que não é exactamente a nulidade que andam aí a apregoar. Na letra da Telemóveis, apesar de simples, está lá uma mensagem importante: viver sobretudo o que é real. Quanto mais usamos os meios virtuais para suprir a nossa afectividade mais corremos o risco de morrer, de não viver. Mais longe ficamos do céu, na nossa ânsia de matar a saudade, afinal, o céu(no sentido de boa vida) é terreno, é o aqui e não o espaço dos relacionamentos virtuais que idolatramos.Conhece aquele poema do Drummond "No meio do caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meio do caminho."? O homem foi ridicularizado por muitos, mas outros entenderam que havia ali algo, e havia, era a marca do Modernismo. Era um poema que toda a gente entendia e que qualquer um podia ter feito, por isso chocante para muitos. (Atenção que as letras das canções não são poemas, podem ser, mas na sua maioria, não são, é apenas uma comparação que me ocorreu.) Nem todos escrevem letras fenomenais como o Bob Dylan mas o Pop - e o Conan é um artista pop - não precisa de letras fenomenais nem de música fenomenal. O que está a suceder é que estão a convidar artistas de todos os géneros para o festival e ele ganhou um perfil diferente, que agrada a uns, a outros nada. O Conan e a Surma têm o seu valor dentro da sua área musical e, se repararmos, na Eurovisão tem aparecido de tudo: baladas, rock, pop, folck,electrónico,étnico, etc. Como bem disse, as pessoas gostam de coisas equivalentes, internacionais, seja ao nível do som ou até do vestuário e adereços, mas o artista nacional não pode fazer sem ser considerado um freak. Vi inúmeras pessoas dizerem que ele quer copiar o Antonio Variações. Duvido muito. A voz tem algumas semelhanças como tem com a de Frei Hermano da Câmara. Mas o que a maioria desconhece é que o Variações teve a ajuda de músicos dos GNR, dos Heróis, e muitos outros porque a maquete inicial que apresentou era uma nulidade. A maquete inicial do Conan é a que ele lançou na internet, feita por ele, em casa. Goste-se ou não do rapaz, admita-se algum mérito. Se é diferente daquilo que ouvimos regularmente, já não presta. Se veste assim, se fala mal, se, se. Todos procuram ângulos por onde pegar para deitar o rapaz abaixo. Ao contrário do que aqui escrevi possa parecer, não creio que a música seja competitiva lá fora, mas eu não percebo nada de música. Não me importo se ele nos representar, as outras que estão a concurso também não me agradam a 100%, por isso é-me indiferente. Gostei de ler a sua opinião e o blogue é interessante. Vou começar a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas expus a minha opinião e, tal como já referi no texto e nos comentários, apesar de não ser do meu interesse nem me identificar com este tipo de música, respeito o trabalho dele. É a "cena" dele. É a visão dele. Por mais que não concordemos, acima de tudo, devemos respeitar! ;) Obrigado pelas palavras.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.