Cabelo | Como Travar A Sua Queda? Com Phytonovathrix!

Hoje venho dar-vos a conhecer uma das grandes novidades que a Phyto lançou este ano para o nosso cabelo.

Cabelo

Para quem me segue, sabe que eu sou apaixonado por tudo o que esteja relacionado com o cabelo. Não só a descoberta de novos mecanismos que expliquem a queda de cabelo (tema do post de hoje), bem como produtos novos que são lançados no mercado. 

Hoje, meus amigos, venho falar-vos de uma gama de produtos para o cabelo que tem tudo para ser um sucesso - Phytonovathrix 16.

Mas antes de vos dar a conhecer estes produtos, vamos falar um pouco sobre queda do cabelo, pode ser?


Muito sumariamente, o nosso "cabelo" é constituído por milhares de folículos pilosos (unidade estrutural do nosso cabelo). O folículo piloso é a estrutura que dá origem ao cabelo, gerando as células que irão formar o cabelo, sendo responsável pelo seu desenvolvimento e crescimento.

O folículo piloso faz parte da unidade pilossebácea que compreende, além dele, as glândulas sebáceas - responsáveis pela lubrificação dos fios de cabelo e também do couro cabeludo - e o músculo erector do cabelo. Na base desta unidade estrutural, encontramos o bulbo capilar, a porção mais profunda e espessa, ou raiz do cabelo, onde encontramos as células matrizes e a papila responsável pela nutrição do bulbo e reprodução das células matrizes.

Cabelo

É por meio do bulbo que os aminoácidos e vitaminas levadas pelos vasos sanguíneos nutrem as células matrizes para o seu perfeito desenvolvimento, fazendo com que os cabelos cresçam.

A permanência da cabeleira resulta da capacidade dos cabelos se renovarem de acordo com um ciclo dessincronizado. Este desenrola.se em três fases:

1) A fase de anagénese: etapa de crescimento da fibra capilar
2) A fase de catagénese: período de involução do folículo durante a qual a diferenciação celular termina para dar lugar à apoptose (perdoem-me os termos técnicos)
3) A fase de telogénese, dita de dormência, ao longo da qual a haste se destaca para cair.

Cabelo

Depois do tempo de latência, o folículo regenera-se completamente de acordo com um processo de neomorfogénese e inicia, assim, um novo ciclo

Existem dois tipos principais de queda de cabelo: eflúvio (queda temporária e "sazonal") e alopecia (que pode ter uma causa hormonal e/ou genética).

Vamos falar de alopecia (alvo do produto novo da Phyto). Vou utilizar um palavreado técnico e científico e peço desde já desculpa, mas convém lerem esta parte para perceberem melhor o produto


Sob influência de alguns factores, principalmente genéticos e hormonais, a fase de anagénese pode encurtar-se e a fase de telogénese prolongar-se. A alopecia corresponde precisamente a esta desregulação. O cabelo afina-se, a cabeleira perde a sua densidade e o couro cabeludo torna-se mais visível. 

Para vosso conhecimento, este fenómeno afecta 50% dos homens de 50 anos e apenas 16% das mulheres com menos de 50% com um esquema de instalação que difere em função do género: no homem, constata-se uma calvície progressiva na zona das têmporas e do vórtex ("coroa"); enquanto na mulher a instalação é mais difusa (por norma, a parte frontal tem cabeleira menos densa e há preservação da linha frontal).

Fruto de anos de investigação intensiva, a Phyto encontrou uma via indispensável na reiniciação do ciclo piloso - a Wnt.


A Wnt constitui uma família principal de glicoproteínas ricas em cisteína. Durante o ciclo piloso, a Wnt é fortemente expressa na fase de anagénese, no bulge e na papila dérmica. Como um interruptor molecular, a Wnt inicia o ciclo e tem um papel indispensável na sua orquestração. Inversamente, toda a perturbação da via Wnt leva a diversas anomalias do folículo.

Como contornar essa anomalia?

Impedindo que haja inibição desta via Wnt. E como é que a Phyto consegue este efeito? Com um extracto de sementes de aipo, que potencia directamente a produção de Wnt em 49% e reprime a síntese de DDK1 (proteína inibidora da via Wnt) em 45%.

Desta forma, estimular a expressão de Wnt permite iniciar uma nova fase de anagénese, na origem da neomorofgénese do folículo piloso.

E agora vamos começar com um discurso mais simples, ok?


Tendo já descoberto 15 alvos para corrigir as perturbações do ciclo piloso, a Phyto descobre um 16º alvo - a promoção da via Wnt e consequente inibição da DKK, lançando, assim, para o mercado, Phytonovathrix 16, precisamente por esta gama actuar nesses 16 alvos. E, curiosamente, no ano em que a Phyto celebra os seus 50 anos de existência.

Cabelo

Querem saber quais?


PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DO CABELO


Iniciar e prolongar a fase de anagénese (actuando nas células estaminais)

1) Promoção da via Wnt
2) Estimulação dos PDGF, factores de crescimento secretados pelos pré-adipócitos
3) Protecção das células estaminais

Potenciar a energia celular

4) Protecção das mitocôndrias
5) Melhoria da respiração celular
6) Regeneração do ATP

TRAVAR A QUEDA DO CABELO


Evitar a miniaturização do folículo, na origem de um cabelo mais fino

7) Inibição da 5-alfa-reductase

Reforçar a ancoragem do folículo

8) Reabsorção das microirritações do bulbo
9) Acção antifibrose
10) Melhoria na coesão e da estrutura interfolicular

Actuar contra o stresse oxidativo que altera a qualidade da fibra

11) Antioxidação (produção da SOD e da catalase)
12) Desintoxicação ao favorecer a actividade do proteossoma

Melhorar a vascularização para aportar vitalidade

13) Estimulação dos factores de vascularização

Adiar a senescência, prematura nos indivíduos com alopecia

14) Protecção do núcleo celular
15) Prolongamento da esperança de vida das células
16) Aumento da longevidade das células

Phytonovathrix é uma gama composta por um champô e por umas ampolas de tratamento

Cabelo

Como utilizar?

Simples! Após a lavagem com o champô Phytonovathrix, aplicar toda a ampola no couro cabeludo, risco a risco, e massajar delicadamente pelo couro cabeludo todo. 

Cada caixa de ampolas tem 12 ampolas, que corresponde a um mês de tratamento, pois devem ser utilizadas 3 ampolas por semana. Idealmente, o tratamento deverá ser feito, no mínimo, durante 3 meses. Se quiserem fazer durante o ano todo, também não há qualquer inconveniente.

Quais os resultados?

Estudos clínicos em voluntários, ao longo de três meses, reportam os seguintes resultados:

- Queda de cabelo visivelmente travada em 84%, com uma acção contínua e progressiva
- Promove o crescimento do cabelo - +5400 cabelos em 3 meses
- Uma nova cabeleira, visivelmente mais abundante

Quanto a vocês, não sei, mas eu estou ansioso para começar a experimentar estes produtos. Sou um homem preocupado com o meu cabelo e intendo travar a sua queda, por isso, esta nova gama tem tudo para ser a nova melhor amiga do meu cabelo.

Quem aí também se preocupa com o seu cabelo?

7 comentários:

  1. cai-me bastante cabelo na altura da primavera e do outono. ha alguma fator sazonal que contribua para um ciclo do cabelo mais acelarado? Não me incomoda a quantidade de cabelo que me cai, nem noto que esteja com menor densidade capilar mas ninguem gosta de ver o cabelo cair!
    Adoro quando fazes assim posts mais técnicos!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente, mas mudanças de estação é normal haver queda temporária - o chamado eflúvio. Mas stresse, condições ambientais, genética e questões hormonais podem também influenciar a queda de cabelo. O ideal é fazer este tipo de produtos (esta gama, nomeadamente) duas vezes por ano, precisamente na Primavera e no Outono, durante 3 meses. Obrigado pelas palavras.

      Eliminar
  2. Desconhecia, mas vou mostrar à minha mãe que sofre imenso com queda de cabelo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Questões hormonais? Queda sazonal? Posso ajudar e recomendar-te algumas soluções, se quiseres ;)

      Eliminar
  3. Ora essa, Ricardo. Quem agradece e fica lisonjeado sou eu :D

    Tenho de dar a ler esta publicação à minha mãe que tem dito que está a sofrer de queda. Expliquei-lhe que pode ter que ver com a mudança de estação... tal como é habitual!
    Foste super esclarecedor, como, aliás, és sempre :D

    NEW BRANDING POST | INVU SS'19 COLECTION @ PARENTE ÓPTICA MÉDICA.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode ter uma causa sazonal, hormonal, stresse, má alimentação... cuidados demasiado oclusivos no couro cabeludo também podem potenciar a queda. Este produto é muito bom e tem resultados bastante satisfatórios ;)

      Eliminar
  4. sim, sim, sim :p nem sabes o jeitão que às vezes faz ehehe :P

    NEW BRANDING POST | YOU'VE NEVER SEEN ANYTHING LIKE THIS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.