Aniversário | Como Foram Estes Quatro Anos?

Leram bem: hoje é o quarto aniversário do blogue.

Aniversário

Se imaginei estar aqui a comemorar o quarto aniversário? Sou sincero: não. Tendo em conta que demorei um ano e meio a divulgar "abertamente" este meu projecto ao público, pensei que fosse desistir a meio.

Quem me segue desde o início, ou seja, desde o dia 23 de Maio de 2015 (que são poucas, entenda-se), sabe que estive com algum medo e apreensão em divulgar o meu projecto.

Será que as pessoas vão gostar?
Será que as pessoas vão julgar o meu conteúdo?
Será que vão comparar o meu projecto com o de outros?

Questões inevitáveis para quem começa um blogue ou decide investir em algo relacionado com as redes sociais.

Quem me conhece sabe também que nunca criei O Pinguim Sem Asas com o propósito de ter números, de ganhar brindes ou ser (re)conhecido. Criei porque queria partilhar a minha visão e o meu conhecimento com as pessoas que me quisessem ler. Porque, para mim, ter um blogue é isto: partilha. Chamem-me inocente e ingénuo, mas é assim que eu penso.

Aniversário

Nunca mudei a minha forma de pensar relativamente a isto. No entanto, não vou ser hipócrita e dizer que não fiquei contente com as oportunidades que me foram aparecendo ao longo destes quatro anos.

Ser blogger convidado da Expocosmética em duas edições.
Ser orador convidado das Jornadas de Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Falar sobre o meu projecto no agrupamento de escolas de Argoncilhe.
Ganhar um Óscar Swonkie para Melhor Blogue Alternativo.
Entre outros.


Em dia de aniversário, e não querendo ser hipócrita, também tenho que agradecer às marcas que confiaram em mim e consideraram O Pinguim Sem Asas um projecto merecedor de parceira com as mesmas, mesmo que colaborações pontuais (maior parte delas).

Mais ainda neste dia de aniversário, e ao longo destes quatro anos, em 2019 decidi que rumo dar ao blogue, convergindo o conteúdo do mesmo para algumas áreas específicas, com maior enfoque na área de beleza e cosmética. Porquê? Para desmistificar conceitos errados que se vê pela blogosfera, para esclarecer e desvendar mitos que existem e para ajudar e aconselhar de certa forma.

Enquanto farmacêutico, existem muitas coisas que me deixam "assustado" e bastante preocupado, pois vemos bastantes pessoas sem qualquer tipo de formação específica a dizer asneiras. A promover práticas não tão correctas. A "brincar", de certa forma, com a saúde das pessoas, fruto da falta de responsabilidade social que deve ser inerente a todos os criadores de conteúdo.

É uma luta constante, por vezes mal interpretada, mas que, diariamente, tento esclarecer e combater estas ideias pré-concebidas que, na maior parte das vezes, estão erradas. Acho que esta é a minha "Voz" dentro da blogosfera e, daqui em diante, vou investir mais nesse sentido.

Aniversário

Em dia de aniversário, mais uma vez, é altura de pensar no meu percurso. Neste momento, tenho alguns leitores assíduos. Tenho pessoas que comentam e que gostam do meu conteúdo. Pessoas que agradecem a minha partilha de conteúdos, pessoas que me procuram para as aconselhar ou esclarecer algumas dúvidas.

Criei amizades, algo que eu nunca pensei que fosse acontecer e uma delas (como vocês bem sabem) tornou-se numa amizade forte que passou do digital para o pessoal e, actualmente, é uma das pessoas em quem confio. Digitalmente, existem pessoas com quem falo todos os dias sobre os mais diversos assuntos. Pessoas que, tal como eu, procuram troca de conhecimentos, partilha de opiniões e sugestões. Dicas de como fazer as coisas.

Não podia pedir mais nem podia estar mais agradecido por perceber que nem toda a gente aqui na blogosfera se encontra em constante guerra para ser "O" melhor em determinada área. E ainda bem que isto acontece porque conflito de egos não leva a lado nenhum, mas muitas pessoas não conseguem entender isso. Mais uma vez, chamem-me ingénuo, mas acho que é assim que se chega a algum lado.

Aniversário

Falando agora de números, não podia estar mais contente com o mais de meio milhão de visualizações que o blogue já tem, os mais de 450 seguidores aqui no blogger e os mais de 800 seguidores no Instagram (novidades mais à frente neste texto): Nos últimos meses, decidi investir um bocadinho mais do meu tempo (e dinheiro) em estudar mais sobre redes sociais e como as trabalhar e, aos poucos, tenho visto alguns frutos.

Não tem sido um crescimento tão rápido quanto o desejado, muito devido ao meu trabalho de 40 horas (às vezes, 50) semanais que me leva a querer afastar-me das redes sociais algumas vezes para conseguir "respirar" e não estar sempre "agarrado" a um computador ou a um telemóvel.

E porque estamos a celebrar o quarto aniversário do blogue, eis que vos venho dar uma novidade: para quem me acompanha sabe que ultimamente não me tenho dedicado muito ao Instagram do blogue. Ultimamente, estive a fazer uma "limpeza" ao mesmo e arquivei grande parte das publicações. 

Isto porquê?


Porque me tenho dedicado mais ao meu perfil pessoal e, após alguns meses de reflexão, eis que vos apresento a "grande" novidade.

Aniversário

A partir do dia de hoje, apenas vou ficar activo no meu perfil pessoal@rodri_ricardo. Os directos que, eventualmente, possa fazer, e que alguns de vocês me perguntam quando voltarei aos mesmos, vão ser feitos nesse perfil, por isso, se me seguem no instagram @opinguimsemasas, e se querem continuar a acompanhar-me, convido-vos a começarem a seguir-me no meu perfil pessoal

@rodri_ricardo


Aí poderão ver mais conteúdo e maior interacção. O nome mantém-se o mesmo - pelo menos, para já - mas é neste perfil que me irão ver e poderão interagir comigo!

Agora, em jeito de conclusão porque o texto já vai longo, resta-me dizer algumas coisas


- Obrigado a todos vocês que me acompanham diariamente
- Obrigado a todos vocês que me visitam
- Obrigado por cada comentário que me deixam
- Obrigado por cada mensagem que me enviam
- Obrigado por cada palavra que me dirigem
- Obrigado por tudo! De coração. E espero que continuem desse lado e que continuem a gostar do meu conteúdo e daquilo que vos trago. Sem dúvida não poderia pedir mais ;)

Vamos comemorar este aniversário em grande?

12 comentários:

  1. Oh my gooooood 🙈
    Em primeiro lugar, PARABÉNS! Parabéns por estes quatro anos cheios de sucesso, cheios de bom conteúdo, de fantásticos temas e desmistificações! Parabéns por te teres mantido sempre fiel a ti próprio, aos teus princípios e conseguires vingar num mundo que nem sempre é o melhor.
    Em segundo lugar, até que enfim que finalmente te vais dedicar só ao insta pessoal 💪🏻 Como já tinha partilhado a minha opinião contigo, acho que é o melhor que fazes! É o melhor para ti e para quem te segue!
    Por fim, agradecer-te as palavras camufladas! Foste sem dúvida uma das melhores coisas que a blogosfera me proporcionou! Devo ser das poucas pessoas que têm a sorte de dizer que um dos meus melhores amigos, uma das pessoas mais importantes da minha vida, o é graças ao blog.

    Um beijinho gigante e estarei aqui, ano após ano, para te ver crescer ainda mais ♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ainda esteja aqui durante alguns anos. É sinal que não fiquei desmotivado nem este mundo me desiludiu demasiado (ou mais do que já me desiludiu). Obrigado pelas palavras e pelo incentivo. Espero que esta nova "fase" corra bem ;)

      Eliminar
  2. Parabéns pelos teus 4 anos de blog! Que venham muitos mais!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo teu sucesso, é mais que merecido. Do que já tive oportunidade de te conhecer eu adorei. És simples, simpático e honesto. Não se pode pedir mais nada. Mais uma vez parabéns que comemore este dia muitas mais vezes
    Beijie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos votos e pelas palavras ;) e obrigado por estares desse lado!

      Eliminar
  4. Ricardo, antes demais parabéns pelos teus 4 anos de blog!
    Sem dúvida, ter um blog é gratificante, mas ao mesmo tempo é um trabalho gradual, contudo a meu ver, tens evoluído bastante!
    Parabéns mais uma vez e desejo-te muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Mafalda e pelo comentário ;) e pelos votos e por estares desse lado :)

      Eliminar
  5. Venho um bocado atrasada, mas... PARABÉEEENS :D
    Parabéns por estes 4 anos de tantas experiências e crescimento. Por teres encontrado o teu caminho. E pelas conquistas que foste alcançando.
    A pensar no futuro, que venham muitos mais. E com mais histórias fantásticas para contar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras Andreia. É sempre com saber que tenho pessoas desse lado que gostam do que eu escrevo ;)

      Eliminar
  6. Muitos parabéns! Weeeell, um bocadinho atrasados, mas conta a intenção, não é?
    Que venham muitos mais :))

    MY SUPER SWEET TWENTY - Blog | Canal | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! A minha resposta veio tarde, mas ando ocupado e com muita coisa a acontecer neste momento, mas agradeço de coração ;) beijinhos

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.