Cabelo | Qual A Sua Relação Com A Ansiedade?

Podem não acreditar, mas problemas de ansiedade poderão levar à perda de cabelo.

Cabelo

Como? De diversas formas, mas hoje vou falar-vos de um transtorno compulsivo que poderá levar à calvície total e que afectou, em tempos, uma modelo portuguesa bem conhecida - Sara Sampaio.

Tricotilomania: já ouviram falar?


O que é?

É um impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pêlos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou de outras partes do corpo. A pessoa sabe que o que está a fazer não é o mais correcto, mas não se consegue controlar e continua a puxar e a arrancar fios de cabelo. E, às vezes, consegue ser grave ao ponto de existirem regiões sem qualquer fio de cabelo, havendo necessidade de esconder as consequências deste problema.

Antes de mais, vou pedir desculpa pelo palavreado técnico que vou utilizar, mas alguns termos são necessários. No entanto, vou tentar simplificar ao máximo!

Estima-se que 2% da população tenha tricotilomania, sendo 90% das pessoas afectadas mulheres. Isto pode ocorrer devido às mulheres procurarem mais ajuda médica, pois na infância, tanto rapazes como raparigas apresentam a mesma prevalência.

Cabelo

Quais as causas?

Não são conclusivas. Contudo, suspeita-se que questões genéticas e ambientais estejam envolvidas no aparecimento desta patologia. Sabe-se também que pessoas com tricotilomania têm alterações naturais nas reacções químicas do cérebro que envolvem a serotonina e a dopamina.

Existem factores de risco?

Sim. Seguidamente, apresento alguns deles.
- Histórico familiar
- Idade compreendida entre os 11 e os 13 anos (o hábito de arrancar os cabelos começa na puberdade)
- Transtornos como depressão, ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo

Que sintomas devemos "procurar"?

Os mais comuns são estes:
- Puxar repetidamente fios do couro cabeludo, sobrancelhas ou pêlos noutras áreas do corpo
- Tentar resistir à vontade de puxar os cabelos
- Sentir prazer ou alívio ao arrancar um fio de cabelo
- Áreas com menos fios de cabelo ou mesmo inexistentes
- Ter preferência por fios específicos ou rituais ao puxar os cabelos
- Mastigar, morder, engolir ou enrolar os fios arrancados

Por norma, pessoas que sofrem deste transtorno também costumam ter outros comportamentos compulsivos, como roer as unhas,. mastigar os lábios ou mesmo magoar a própria pele. Além disso, tendem a esconder as falhas no cabelo, cílios e sobrancelhas e a puxarem os cabelos quando estão sozinhas.

Cabelo

Neste tipo de situações, a melhor solução passa por marcar um consulta com um especialista no caso, seja ele um médico de medicina geral e familiar, um psiquiatra ou até mesmo um médico dermatologista. Este especialista vai fazer um conjunto de perguntas específico com o intuito de perceber as causas e as razões para essa ansiedade e a presença deste transtorno e, posteriormente, prescrever o tratamento mais adequado a cada caso.

E que tratamento é esse?

Alguns tipos de tratamento ajudam a pessoa com tricotilomania a parar de arrancar cabelos completamente.
- Psicoterapia: uma das abordagens mais utilizadas é o método da terapia cognitiva comportamental (reversão de hábitos)
- Medicamentos: antidepressivos e estabilizadores de humor (apenas prescrito pelo médico especialista, como é óbvio)

Existem complicações que possam advir desta doença?

Sim! Alguns problema na pele como abrasões e até mesmo infecções, além de haver complicações no crescimento do cabelo e ainda a presença de benzoares (bolas de cabelo) no sistema digestivo, causada pelo hábito de mastigar o cabelo que arrancam.

Esta é uma doença que tomei conhecimento aquando a escrita da minha tese de mestrado, em que abordei uma outra doença do cabelo - alopécida androgenética - e deparei-me com este transtorno. Parece mentira mas, infelizmente, existem bastantes adolescentes que, devido à pressão social (e não só) de serem bem sucedidos e conseguirem alcançar o que pretendem que se "refugiam" nestas doenças e, ao fim de algum tempo, poderemos estar perante um quadro deste tipo!

Quem aí já ouviu falar deste transtorno que afecta o cabelo?

6 comentários:

  1. a mim cai me mais cabelo quando ando stressada... mas nunca tive problemas deste genero! (thank god!)
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a mim também me cai cabelo sazonalmente e tenho cuidados com isso mas este é mesmo um transtorno que leva a que haja falhas e pode levar a outras complicações...

      Eliminar
  2. Não fazia ideia que havia esta condição! Eu já tive muita queda de cabelo por ansiedade mas ele simplesmente caía sósinho. Excelente publicação!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina ;) eu também só tive conhecimento dela quando andei a procurar informação para a minha tese de mestrado aqui há uns anos.

      Eliminar
  3. ai que sortudoooo! dá graças pela sorte que tens :P
    não, Rics :D no momento em que fazes "pump", saem automaticamente os dois produtos :p

    eu tinha uma amiga minha com este problema, na altura do secundário!!! não era assim tão grave porque nunca chegou a ter "peladas", mas passava o dia e as aulas todas a enrolar o cabelo nos dedos!

    NEW REVIEW POST | MET GALA MAKEUP FOR REAL LIFE!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sempre chegar o dia em que vou apanhar com uma crise de acne mas esperemos que não. Tinha ideia que saía um produto de cada vez... por acaso tinha essa ideia ehehe

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.