Pele | Porquê Utilizar Óleo De Rosa Mosqueta? Benefícios!

Hoje venho falar-vos de mais um ingrediente que pode ser benéfico para a vossa pele - o óleo de rosa mosqueta.

Pele

Aqui há uns tempos, falei-vos dos benefícios do óleo de argão e alertei-vos para o facto de, em inúmeros produtos vendidos, este óleo estar em baixa concentração. Desta feita, decidi trazer-vos novo texto sobre um outro ingrediente bem conhecido na cosmética.

Como obter o óleo de rosa mosqueta?

A título de curiosidade, este óleo não é extraído de uma rosa adulta, mas sim das sementes da fruta selvagem da rosa mosqueta, que é uma planta cultivada no Chile, maioritariamente. Originalmente, era utilizado pela civilização Maia e pelos nativos americanos dadas as suas propriedades curativas.

Este óleo é rico em ácidos linoleico (ómega 6), alfa-linolénico (ómega 3) e oleico (ómega 9), bem como tocoferol (vitamina E) e carotenóides (precursores da vitamina A) e ainda vitamina C. Esta combinação torna este óleo óptimo para neutralizar o stress oxidativo.

Com base nesta premissa, conseguem facilmente compreender que existem inúmeros benefícios deste para o nossa pele e, seguidamente, vou dar-vos a conhecer os mesmos.

Hidratação da pele

Com a utilização regular do óleo de rosa mosqueta, algumas pessoas dizem que sentem que a sua pele está menos seca, e é verdade. Porquê? Devido ao teor em ácidos gordos (ómegas 3, 6 e 9). Para além disso, o ácido linoleico é um componente essencial das ceramidas, que são o principal elemento hidratante da nossa pele.

Propriedades antienvelhecimento

O óleo de rosa mosqueta também possui vitamina C na sua composição. Desta forma, existe um potente efeito antienvelhecimento. Como? A actividade antioxidante da vitamina C protege e repara os danos causados pela exposição prolongada à radiação ultravioleta e ajuda na redução das rugas. Para além disso, os carotenóides, que regulam o turnover celular (ciclo de renovação celular), levam a uma pele mais brilhante e mais uniforme.

Pele

Dá luminosidade à pele

Mais uma vez a responsável por este efeito é a vitamina C. Esta reduz efectivamente a hiperpigmentação e ajuda a clarear a pele.

Ajuda a disfarçar algumas cicatrizes

Este benefício não é conclusivo. No entanto, tem-se verificado algumas melhorias no "disfarce" de algumas cicatrizes. Isto porque se acredita que o óleo de rosa mosqueta ajuda a estimular os macrófagos a mudar para uma forma que promova uma boa cicatrização.

Pele

Acção antibacteriana

Os fenóis presentes neste composto têm propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Desde que não seja irritante para pessoas com pele propensa ao eczema, poderão existir benefícios tanto na hidratação da pele, como na prevenção de infecções comummente vistas como eczema.

Reduz a pigmentação da pele

Os retinóides, como o ácido trans-retinóico, ajudam a clarear a pele, pois aceleram a maturação e a renovação das células, o que resulta num efeito geral de brilho. Isto dito da forma mais simples.

Combate ao acne

Mais uma vez: retinóides. Estes regulam o turnover celular de tal forma que reduzem os ditos pêlos encravados e a formação de pontos brancos. Para além disso, vão acalmar a vermelhidão (anti-inflamatório) e reduzir os quistos.

Pele

Poderá ajudar com estrias

Um estudo recente analisou um creme de prevenção que continha óleo de rosa mosqueta na sua composição. Surpreendentemente, as mulheres que usaram durante toda a gravidez tinham menor probabilidade de desenvolver estrias, não piorando as estrias já existentes.

Estes são apenas alguns dos benefícios deste produto para a nossa pele. É um produto que pode ser utilizado na sua forma "pura", ou seja, podem comprar um frasco com óleo de rosa mosqueta e utilizar normalmente nos vossos cuidados de pele, ou então apostarem em produtos que contenham este ingrediente na sua composição.

Para aqueles que querem experimentar a sua forma mais "pura", dou-vos algumas dicas de quando e como o utilizar:
- No pós-solar, colocar logo depois do banho para nutrir intensamente e ajudar na regeneração e reparação celulares

Pele

- No pós-depilação, colocar o óleo na sua forma mais pura para nutrir e acalmar o vermelhidão da pele. Depois, podem colocar o vosso hidratante normal. Acreditem: faz milagres
- Caso haja alguma vermelhidão devido à exposição solar prolongada sem qualquer tipo de protecção, experimentem colocar óleo de rosa mosqueta duas a três vezes por dias. Para além de aliviar e acalmar a pele, vai acelerar a reparação da nossa pele
- No dia-a-dia: misturar umas gotas com o vosso cuidado normal (de rosto ou de corpo) e aplicar. Agradeçam-me depois ;)

Quem aí já usou ou usa este ingrediente na vossa pele?

4 comentários:

  1. oleo de rosa mosqueta? nunca tinha ouvido falar! parece muito muito bom!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem propriedades incríveis e benefícios múltiplos para a nossa pele e muitas pessoas não conhecem. Tens que pesquisar ;)

      Eliminar
  2. Não utilizo, mas tenho que mudar isso! Aprendo sempre imenso contigo. Obrigada pelas dicas/partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras. O objectivo do blogue é mesmo esse: partilha de conhecimentos

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.