Instagram | Como Não Ter Uma Vida Perfeita?

Parece mentira, mas voltei. Para quê? Para vos falar de uma "moda" no Instagram.

Instagram

Antes disso, vamos fazer de conta durante 5 segundos que eu não estive quase um mês sem cá vir, pode ser?

5
4
3
2
1


Já está! Voltei malta! E hoje venho falar-vos de algo que tenho reparado e me tem deixado "com comichões", de certa forma, no Instagram - a promoção e divulgação de uma vida perfeita.

Quem nunca viu aqueles feeds lindos cheios de paisagens paradisíacas, com fotos de meter inveja a qualquer um, em que o dono do perfil dá a entender que não faz mais nada a não ser ter uma vida perfeita e que todos os dias são sempre positivos e que acorda sempre com boa disposição e cheio de energia positiva?

Eu já! E alguns. E sabem o que faço ao fim de algum tempo? Deixo de seguir.


É óbvio que eu gosto de seguir contas que contenham fotos de viagens porque me dá vontade de conhecer mais o Mundo em que vivemos e novos sítios e novas culturas. Este tipo de contas consigo "perceber" (de certa forma) o porquê de um feed bonito, harmonizado e coerente.

No entanto, vemos alguns perfis que promovem gratuitamente a ideia de vida perfeita. Não há dias maus. Não há momentos menos bons. Não há um dia em que uma pessoa está pura e simplesmente sem disposição para estar no telemóvel ou publicar fotos bonitas.

Nada disso! Todos os dias são "dias de festa". Todos os dias é dia de dizer algo que adora em si. Não há zonas do corpo que gostam menos. Peças de roupa que acham que foram mal compradas. Dias em que receberam uma notícia menos boa.

Para vocês terem uma noção, alguns perfis que seguia davam a entender isso. Aliás, para vocês verem "até onde é que alguns iam", um desses perfis publicou uma foto (muito engraçada, até) onde duas pessoas estão num sofá, abraçadas e a olhar para o telemóvel de uma delas. Até aqui tudo bem. No entanto, a legenda era:

"Apanhados desprevenidos enquanto vivíamos desconectados das redes sociais"

Meus caros, vamos por partes e vamos esmiuçar esta legenda:

- A máquina "disparou" acidentalmente enquanto eles estavam em pose para a foto?
- A máquina "disparou" acidentalmente e o enquadramento foi incrivelmente bom?
- Estão "agarrados" ao telemóvel e estão "desconectados das redes socias"?
- Really?

Achei esta publicação tão estranha e tão ridícula e tão "sem pés nem cabeça" que deixei de interagir nas fotos dessa pessoa. Não achei nada "humana" aquela foto no Instagram. Chamem-me exagerado, mas é a minha opinião: vale o que vale.

Não estou a dizer que devemos expor tudo da nossa vida nas redes sociais (Instagram e afins). Não! Nem oito nem oitenta. No entanto, há dias menos bons e é "ok não estar ok". Revela que somos humanos. Revela que temos dias menos bons. Revela que também recebemos más notícias.

Para quem me segue no Instagram deve ter-se apercebido que aqui há alguns tempos iniciei a minha semana mal. Não disse muito na legenda da foto que publiquei, mas informei que a minha semana não estava a começar nada bem. Recebi uma notícia de merda e alguns dias depois nessa mesma semana nova notícia de merda - uma semana para esquecer. Mas quem me segue e me acompanha sabe que recebi notícias menos boas.

Se podia ter omitido? Sim, mas se há coisa que privilegio e gosto de mostrar a quem me segue é um lado humano. Algo real. Algo palpável e atingível por toda a gente. Qual o mal de se ter um dia mau? Toda a gente os tem e não me venham com coisas.

Perfection is boring!

Por isso pessoal, vamos lá a refrear um pouco esta nossa ânsia de comunicar vidas perfeitas no Instagram que, na minha opinião, não vos faz bem nenhum, nem faz com que as pessoas vos admirem mais por isso. Muito pelo contrário.

E vocês? Já se depararam com algo do género no Instagram?

12 comentários:

  1. Disseste tudo, ninguém é perfeito, nem há vidas perfeitas, as pessoas assim só partilham para dizer que tudo é perfeito, mas na realidade nada disso.
    Como sabes tento sempre partilhar algumas coisas que tenho guardadas no meu baú que são memorias boas, mas também como tu dizes nem sempre tudo corre como queremos, mas também não comecei a minha semana boa tipo com uma gripe em cima.
    Espero que a tua semana corra melhor
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo para uma pessoa partilhar tudo e mais alguma coisa, mal qual o problema de mostrar uma vida real? Até podemos mostrar e publicar uma foto bonita, mas porque é que na legenda não dizemos que estamos menos bem?

      Eliminar
  2. Acredito - e defendo - que cada pessoa deve fazer uma gestão das suas partilhas da forma que lhe for mais confortável. Nas minhas redes sociais, por exemplo, opto por focar-me nos bons momentos [com certas exceções], mas isso é uma consequência da minha própria maneira de estar na vida. Agora, o que não pode faltar é essa verdade. Não podemos passar a ideia de que determinado momento foi perfeito quando não foi. Temos que ser coerentes. E não viver constantemente nessa ânsia de mostrar que a nossa vida é um mar de rosas. Não é. Há muitas tempestades que temos que superar e não há problema. Podemos não as querer expor, o que é válido, não podemos é inverter contextos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, cada um tem de gerir o que quer publicar e como o quer fazer. A questão é que muita gente dá a ideia de uma vida perfeita, quando na realidade não é bem assim. Olha o exemplo que dei: a foto revela uma coisa completamente contrária à legenda que a acompanhou. Para além de promover vidas perfeitas, é incongruente.

      Eliminar
  3. Eu concordo plenamente contigo, no entanto eu no meu caso seja instagram, facebook e afins prefiro partilhar o meu lado bom não que não possa partilhar que a semana correu mal, atenção!
    E sim já vi um caso parecido. É só o rídiculo!
    Eu gosto de pessoas com perfis reais, não só coisas perfeitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Não estou a dizer para partilhar tudo. Isso eu também não faço, mas não me importo de informar que o meu dia ou semana não está a correr bem mas que melhores dias virão. Chama-se realidade e não perfeição.

      Eliminar
  4. é completamente genial :D

    entendo perfeitamente onde queres chegar. eu próprio acabei por fazer o mesmo que fizeste por já não me identificar com a pessoa X ou Y nesses aspetos. óbvio que todos nós partilhamos aquilo que queremos, mas há limites em termos de "coerência". e esse exemplo que deste, não foi um deles!
    estou só a imaginar a cena deles ahahah

    NEW OUTFIT POST | YOU ARE THE ENERGY THAT YOU WANT TO ATTRACT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a deixar de seguir cada vez mais feeds por causa disso. Por causa dessa ânsia em vender uma vida perfeita e fora da realidade. Tal como falo aqui no texto, se for um feed de viagens, consigo entender a razão de ter fotos bonitas e harmoniosas. Uma pessoa tem que sonhar com lugares paradisíacos e pensar em férias e afins (quem pode, claro). Vender a ideia de uma vida perfeita como se fosse algo normal ou exequível é só parvo, na minha opinião.

      Eliminar
  5. Olá Ricardo, vim agora dar uma vista de olhos ao teu blog, pois ainda não tinha conseguido vir e ler com tempo, e qual o meu espanto quando me deparo com este texto genial. Eu também já deixei de seguir grandes contas de instagram que só estão bem a impingir coisas para vender com promessas de uma vida perfeita, e é quase tudo mentira. Nota-se que são "atores" e "atrizes" Ainda hoje publiquei um story com uma foto minha sem filtros e quase sem maquilhagem, a dizer isso mesmo, que não é um bom dia...eu prefiro ser o mais real possível. Não gosto de transmitir falsidades. Gostei do teu blog e vou aqui vir mais vezes. Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, existem algumas pessoas que gostam de dar a entender e vender a ideia de vida perfeita e depois caem no ridículo. Mais, aquelas pessoas que são reais e têm uma vida "normal" são ridicularizadas pelas primeiras e utilizam argumentos parvos. Eu não gosto de feeds demasiado perfeitos. Demasiado falso. Obrigado pela visita e pelo comentário. Espero ver-te aqui mais vezes ;)

      Eliminar
  6. quando vejo um feed super perfeito, penso logo "ISTO É TUDO FAKE". Não gosto de ver feeds todos na mesma cor, todos bue certinhos. A vida nao é certinha!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feed com cores "equilibradas" nem acho "mau". O problema é a mensagem subliminar que se tenta vender aí, nomeadamente o que eu refiro no post - vidas perfeitas. Quando elas não existem. E é necessário as pessoas entenderem isso o mais rapidamente possível.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.