Séries | Qual Andas A Ver, Pinguim? 13 Reasons Why

Já há algum tempo que não falava sobre séries aqui no blogue.

Séries

Hoje é o dia!


Venho falar-vos de uma das séries que foi bastante falada e "badalada" há algum tempo atrás - 13 Reasons Why. Uma série que toda a gente viu a primeira temporada em pouco tempo e que eu deixei um pouco de lado a série.

Até há uns meses atrás, em que decidi dar uma oportunidade à mesma e hoje venho dar-vos a conhecer a minha opinião sobre 13 Reasons Why.

História

A história baseia-se no suicídio de Hanna Baker, uma adolescente que frequenta o ensino secundário e é a "nova miúda lá da escola". Até aqui tudo bem. Toda a gente já mudou para uma escola nova e tem aquele sentimento de "ainda não pertenço aqui".

Logo no início sabemos que Hanna se suicidou. A primeira temporada comunica ao espectador as 13 razões pelas quais Hanna fez o que fez. As 13 pessoas responsáveis pelo suicídio dela. Os 13 episódios marcantes da vida dela enquanto estudante do ensino secundário que a levaram a terminar com a sua vida.

Este é o mote da primeira temporada. Como é que ela decidiu comunicar aos demais as razões da sua morte? Através de 13 cassetes (no fundo, 7 cassetes, 13 lados) que, no primeiro episódio, vemos serem entregues a Clay Jensen, um dos melhores amigos de Hanna que nunca se perdoou pela sua morte.

Assim, Clay vai ouvindo as cassetes e vai tentando fazer justiça à sua forma. Como? Enfrentando os principais responsáveis pelo sucedido, sendo um deles Bryce Walker.

Não vou andar aqui com spoilers, porque, caso contrário, a série perde piada. Apenas estou a resumir.


Depois de, na primeira temporada, ficarmos a conhecer as razões que levaram Hanna a se suicidar, na segunda, e depois de se descobrir um crime de violação, é dado a conhecer ao espectador o julgamento do acusado e as 13 pessoas que poderão determinar (ou não) se o violador é, de facto, culpado ou não.

Bullying, medos, e vida no secundário

Ao longo das duas temporadas (vai existir uma terceira que, a meu ver, não faz qualquer sentido. Esta é daqueles séries que ficava bem se acabasse na segunda temporada), somos bombardeados com avisos de que, se formos vítimas de bullying, devemos comunicar com algum professor, psicólogo ou familiar para que sejam evitados problemas como suicídio e outro tipo de crimes.

Somos bombardeados, ao longo da série, através dos cenários, com avisos de pedir ajuda quando é necessário de forma a evitar o suicídio e que bullying é crime e que deve ser denunciado.

Meus amigos, acho o verdadeiro exagero este excesso de "avisos" e mensagens ao longo da série. Torna-a monótona e aborrecida, apesar de este ser um assunto de extrema importância. Não pensem que eu estou a desvalorizar a temática. Nada disso.

Resumindo, esta é uma daquelas séries que já deveria ter terminado (na minha opinião) senão vejamos:
 - Primeira temporada: conhecem-se as 13 razões que levaram ao suicídio de Hanna
 - Segunda temporada: conhecem-se os 13 depoimentos que poderão prender o violador (ou não)
 - Terceira temporada: não há Hanna Baker (presumivelmente). Já foi feito o funeral. Já encerraram a história. Mas colocaram uma nova vítima enquanto protagonista - Tyler. A série agora vai ser sobre as 13 razões de Tyler? Porquê?

Haverá mesmo necessidade disso? Fica a questão no ar.

Esta foi uma das séries que viram nos últimos tempos?

10 comentários:

  1. Eu também não entendi muito bem, porquê uma terceira temporada?
    É uma boa serie, entende-se os lados de cada personagem. Gostei dela.. deixa cá ver como será a terceira..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que algumas coisas são o exagero. Tudo bem que a mensagem por detrás sobre suicídio e procurar alguém que ajude, consigo entender. Mas acho que cai no exagero ao fim de algum tempo. Mas é apenas a minha opinião.

      Eliminar
  2. Não conhecia a série, já ouvi falar mas ainda não vi

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ela saiu eu não vi, vi muito depois e já estava disponível a segunda temporada, mas não consigo entender a razão de existir uma terceira...

      Eliminar
  3. Já desde a 1ª temporada que achei que deveriam tanto falar do Tyler e no final da 2ª tive mesmo a certeza e dá a entender que vão aprofundar. Eu gosto da série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, vou aprofundar porque o Tyler também sofria de bullying e os últimos episódios da segunda temporada dá a entender que ele procura vingança e vai procurar fazer justiça pelas próprias mãos, mas acho que o foco da série está desviar-se. Acho que uma terceira é desnecessária...

      Eliminar
  4. Vi a primeira temporada e fiquei-me por aí. Embora reconheça muito mérito à série, até porque aborda questões de máxima importância, senti que faltou maior consistência na argumentação. Claro que todos nós reagimos de uma maneira diferente perante a mesma situação, mas houve partes em que senti algum exagero por parte de Hanna. E aquilo que poderia ser um alerta, passou a ser uma vingança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, perante a mesma situação, reagimos todos de formas diferentes, mas, tal como já disse anteriormente, acho que, em alguns aspectos, cai no exagero. Ok, abordar temas importantes como estes é fulcral, mas vale a pena focar demasiado nisso? Nunca vi as coisas nessa perspectiva de vingança. Sempre fui na onda de tentar procurar justiça. Mas fiquei a pensar agora...

      Eliminar
  5. Acho, honestamente, que esta é daquelas séries que, mal acabamos de ver, parece boa, mas que piora à medida que nos distanciamos dela. Não vi a segunda temporada, tenho zero curiosidade, na verdade, e, havendo uma terceira, também não percebo a necessidade dela. Enfim, vamos ver o que vem daí...

    Beijinhos e bons posts,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vejo a necessidade da terceira temporada, tendo em conta que o assunto "Hanna Baker" já terminou. Acho que vai ser um verdadeiro "tiro no pé" e um desperdício de dinheiro. Não entendo porque é que existem pessoas ansiosas por ela...

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.