Bronzeado | Como Tirar Partido Dos Autobronzeadores?

Agora que as temperaturas estão a descer, começamos a preocupar-nos com o bronzeado que temos.

Bronzeado

Não é verdade?


Começamos a pensar naquele tom dourado e canela que vamos perdendo ao longo dos dias mais frescos e começamos também a pensar em formas de o manter mais algum tempo, de forma saudável e nada prejudicial à nossa pele.

Hoje, venho falar-vos de um produto muito conhecido (mas também bem temido) por muitas pessoas - os autobronzeadores.

Mas, afinal, o que é um autobronzeador?

De uma forma prática, é um produto que "pinta" a nossa pele gradualmente, dando-nos (ou intensificando) a cor que temos (ou obtivemos da exposição solar).

Como é que é possível este efeito?

Mais uma vez de forma muito prática, devido a uma substância presente neste tipo de produtos - a dihidroxiacetona - que interage com os aminoácidos presentes na camada superficial da nossa pele e produz melanoidina, que é responsável pela cor que "simula" o bronzeado.

Bronzeado

Quem tira partido deste tipo de produtos?

A função de um autobronzeador é estimular a pigmentação da pele para dar cor à mesma, sem o risco dos danos cumulativos causados pela exposição repetida ao sol. Assim, este é o produto ideal para quem quer andar bronzeado ao longo do ano inteiro; pessoas que querem manter o bronzeado obtido durante o Verão; e pessoas que, antes da exposição solar, querem ter uma cor para não parecerem fantasmas quando forem a primeira vez para a praia.

Quem também poderá usufruir dos benefícios de um autobronzeador são as pessoas com rosácea. Tal como já falei aqui no blogue, não é aconselhada a exposição solar, pois a sua condição dermatológica agrava-se. Assim, se estas quiserem ter a sua pele bronzeada, vêem os autobronzeadores um excelente aliado para essa sua missão: ter uma pele bronzeada sem as complicações de uma pele com rosácea.

Passando agora para os tipos de autobronzeadores que existem, podemos encontrar em creme, loção, spray, gel ou até mesmo toalhitas ou luvas com produto impregnado. Tendo em conta que o autobronzeador é um produto que poderá ser utilizado por todo e qualquer tipo de pele, a escolha do produto deverá ter em conta a localização e o tipo de pele. Uma pele mais seca tirará maior partido de um creme, enquanto uma pele oleosa numa textura em gel, por exemplo.

Bronzeado

NOTA: se utilizarem toalhitas ou luvas com produto impregnado, há que ter o cuidado de não exercer demasiada pressão na pele para não comprometer a barreira cutânea nem causar qualquer tipo de irritação cutânea.

A pigmentação começa a surgir duas a três horas depois, atingindo o seu máximo em 24 horas.

Quanto tempo dura o efeito de um autobronzeador?

Vamos perdendo a cor gradualmente com o passar dos dias mas, ao fim de uma semana voltamos ao nosso tom natural de pele.

Quais os cuidados a ter?

Depois da aplicação do autobronzeador, o ideal é só efectuar exercício físico oito horas depois, devido à transpiração que poderá "derreter" o autobronzeador, estragando, por completo, o bronzeado obtido.

Agora vamos a uma parte que é importante vocês terem em atenção: vou dar-vos algumas dicas para obterem o melhor resultado possível com estes produtos, ou seja, o melhor bronzeado!

- Ter a pele bem hidratada antes da aplicação, para que a cor seja o mais uniforme possível;
- Esfoliar a pele 48 a 24 horas antes, sobretudo na zona dos pés, tornozelos, joelhos e cotovelos, uma vez que são zonas com tendência para acumular mais células mortas;
- Aplicar o autobronzeador depois de limpar bem a pele (banho);
- Dependendo do autobronzeador, existem formas diferentes de aplicar o produto, daí ser importante ler as instruções da embalagem;
- Aplicar primeiramente, e em movimentos circulares, um pouco de autobronzeador nas pernas e depois colocar em toda a parte superior do corpo, sem excepção;
- Na zona interior dos braços e cotovelos, joelhos e tornozelos, colocar pouca quantidade de produto e de forma suave, de forma a não ficar com manchas;
- No rosto, há que evitar as sobrancelhas e a linha do cabelo, sem esquecer a zona do pescoço, da nuca e a parte detrás das orelhas;
- Depois da aplicação, lavar bem as mãos, unhas e pulsos;
- Se após a primeira aplicação, não obtiverem o efeito pretendido, poderão reaplicar novamente;
- Apesar de utilizarem um autobronzeador, isto não dispensa o uso de um bom protector solar, dado que o autobronzeador não tem factor de protecção solar.

Bronzeado

E espero ter-vos ajudado e dado "algumas luzes" no que a aplicação de um autobronzeador diz respeito. Confesso que nunca utilizei este tipo de produtos porque tenho receio de ficar às manchas, mas um dia arrisco e depois conto-vos o resultado!

E por aí? Quem usa autobronzeador? Quem anda bronzeado o ano inteiro?

2 comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.