In Beauty | Aproveitar A Feira Da Melhor Forma!

Este fim-de-semana decorre mais uma edição da In Beauty em Lisboa.

Beauty

A In Beauty é uma feira de cosmética, cabelo e beleza que já visito há três anos e é, em tudo, muito similar à Expocosmética aqui no Porto, mas há sempre novidades e novos produtos para conhecer.

Este ano volto a visitar a Feira. O meu objectivo, tal como nos anos anteriores, é conhecer as marcas lá presentes, conhecer as novidades dentro das marcas já conhecidas do grande público - Depot, grupo LVM, Sir Fausto, Inoeh, Andreia Profissional, Gota Dourada, entre outras - e ainda conhecer algumas marcas novas que possam estar lá representadas.

Com que objectivo?

Isso mesmo! Conhecer. Sendo uma das minhas grandes paixões o cabelo e tudo o que está relacionado com o mesmo, a secção de cuidados capilares será, para mim, um local que terei de visitar obrigatoriamente. Para além disso, e uma vez que sou homem, terei de visitar o Barber's Corner para ficar a par das últimas na área de cosmética masculina.

Sim, porque os homens também se cuidam. Os homens também devem se cuidar, algo que já "insisto" aqui no blogue há algum tempo.


Vou à Feira com o intuito de conhecer sem pressão. Sem roteiro. Sem ânsia de receber amostras ou produtos gratuitamente (ao contrário de muita gente). Vou aumentar o meu conhecimento em termos de teoria, bem como o que é novo neste momento. 

Sinto esta necessidade. Necessidade de querer conhecer mais. Necessidade de explorar sempre mais.


Claro está que vou ter a minha companhia de sempre nesta minha demanda e nesta aventura. Claro está que vou aproveitar para rever algumas pessoas com quem costumo estar neste evento. Vai ser bom para conviver. Rir. Conversar. Passar uns bons momentos enquanto, juntos, conhecemos o que a In Beauty tem para nos dar.

Para aqueles que vão pela primeira vez, e para não caírem na "desgraça" que se vê por parte de algumas pessoas todos os anos, tanto na In Beauty, como na Expocosmética (tal como já falei aqui), deixo-vos alguns conselhos. São livres de os seguirem ou não. Mas se não os seguirem, pelo menos pensem nisto.

- Não vão à In Beauty com o único objectivo de receber produtos grátis. A Feira é bem mais do que isso.
- Não vão com o intuito de fotografar e partilhar produtos das marcas com quem vocês querem trabalhar, na esperança de estabelecerem uma parceria.

Claro que podem e devem fazer InstaStories a falar dos produtos e das marcas que vocês visitam (eu também faço isso), mas que isso não seja o vosso único objectivo. Procurem alguém da marca que vos possa apresentar os produtos, que vos possa apresentar a tecnologia e o objectivo da marca e dos produtos que comercializam. Façam perguntas do público-alvo da marca e como e a quem aconselhar. No final, sim, podem apresentar o vosso projecto e justificarem porque é que o vosso projecto seria o parceiro ideal para trabalhar com a marca.

Partilho convosco uma experiência que tive este ano na Expocosmética

Ao visitar um stand no segundo dia de Feira, ao fim de uns 15, 20 minutos de conversa, a Relações Públicas da marca disse, em tom de desabafo, que era a primeira pessoa que se dirigia ao stand com interesse genuíno em conhecer a marca e não como os colegas criadores de conteúdo que só iam lá para perguntar qual era a oferta que a marca tinha para lhes dar.

Isto é uma atitude tão, mas tão feia. 


Vivemos numa altura em que tudo é acompanhado através do digital. Os consumidores gerais já têm uma ideia muito errada do que são os criadores de conteúdo e qual a sua função neste mundo (ou objectivo de alguns com o seu projecto). Existir pessoas com este tipo de atitudes nestes eventos só vai ajudar a denegrir ainda mais a imagem que as pessoas têm de nós.

Por isso, fica um conselho. Repensem a vossa postura e a vossa forma de estar. Acreditem que, mais cedo ou mais tarde, vocês é que perdem e vão perder bem mais do que ganhar.

Encontramo-nos na In Beauty este fim-de-semana?

6 comentários:

  1. Parece que neste tipo de eventos algumas pessoas despertam o seu pior lado -.-
    Que seja uma ótima edição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas sim. É nestas alturas que apanhamos algumas desilusões relativamente ao carácter das pessoas e vemos que, afinal, não são assim tão polidas quanto mostram nas redes sociais

      Eliminar
  2. Infelizmente não vamos nos encontrar por lá, quem sabe na expocosmetica. Sempre que fui, nunca fui como convidada :( mas vejo muitas vezes a fazer um "arrastão" pelas marcas a recolherem os produtos e logo de seguida vão embora. Não prestam atenção nas marcas, nas actividades em nada. Vão la só para buscar os produtos e nada mais. Esperemos que começe a melhorar.
    Beijinhos
    Mafalda Teixeira
    Depois dos 25

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas este ano estiveram diferentes. Existiam influenciadores convidados, não pela feira, mas por marcas, mas a postura de grande parte delas? A mesma! Levantar os brindes, fazer stories no stand, visitar as amigas (se as encontrassem) e ir embora.

      Eliminar
  3. Também foi a minha 3ª visita e, lá está, cada vez mais visito as feiras por mim.
    Fui sem agenda nem mapa, resolvi entrar numa ponta e fazer os corredores com calma.
    Tendo visitado só no sábado, notei que a feira está mais pequena, sem a ânsia das promoções e do show-off, muito mais virada para os profissionais e o uso pensado dos produtos (adorei ver stands com tempo para educar os visitantes!).
    Aproveitei para tirar dúvidas de utilização de produtos capilares, e fiz as minhas compras pessoais.
    Visitei tudo com a atenção que queria dar, que nem me liguei às redes enquanto lá estive.

    Tenho alguns produtos, de stands diferentes, que comprei, que hei-de mostrar, porque são novidades para mim (como o ir alterar ligeramente a cor do cabelo), mas sem pressões, a seu tempo.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu assumo essa postura em todas as edições da Feira, seja aqui na Expocosmética, seja na In Beauty. Gosto de explorar, de conhecer, de visitar as marcas que costumo visitar e fazer as compras que ache necessárias. Não vou com o único intuito de levantar todos os brindes. Acho isso apenas ridículo, tal como já disse algumas vezes e como tenho um texto no blogue (encontra-se nos Destaques)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.