Cabelo | Estou Com Queda: E Agora?

Fruto de uns stories que fiz há alguns dias no Instagram, surgiram algumas questões sobre cabelo.


Não só sobre o  cabelo "em si", mas também sobre queda de cabelo, como é que ele cresce, duração do ciclo, entre outras coisas. Assim, com este texto, espero esclarecer algumas questões que me colocaram. No entanto, se mesmo assim, surgir alguma dúvida da vossa parte, estejam à vontade para me perguntar.

Já devem ter reparado que, em certas alturas do ano, o nosso cabelo cai mais do que noutras ou que, devido a alguns eventos de maior stress (regresso às aulas, variações bruscas de peso, algumas doenças) o cabelo também fica mais fraco e, eventualmente, cai.

Já alguma vez perguntaram o porquê disso acontecer?

A queda de cabelo é influenciada por diversos factores, nomeadamente, genéticos, hormonais, eventos traumáticos na nossa vida e alterações climáticas.

Como classificar a queda de cabelo?

Muito resumidamente, podemos classificar a queda em eflúvios e alopécias, sendo o eflúvio telogénico o tipo de queda mais frequente (e mais visível no Outono mas também na Primavera).

A queda de cabelo não é um mito!

O cabelo, de facto, cai mais no Outono. Porquê? Porque a estação que a antecede é o Verão, que acelera a fase de desprendimento e queda dos fios de cabelo. O calor desnatura, então, as proteínas do cabelo. O excesso de radiação UVA, UVB e IV fica a actuar no ADN do núcleo celular e altera as células, o que implica cabelo agredido e promoção da queda.

Como é que cresce o nosso cabelo?

O cabelo tem um ciclo de vida próprio e é constituído por três fases (principais):


Anagénese: fase de crescimento do cabelo, dura entre 2 a 5 anos (homens) ou 2 a 6 anos (mulheres) e é onde há maior actividade celular
Catagénese: fase de repouso do cabelo que pode durar entre 2 a 3 semanas.
Telogénese: fase de queda do cabelo, que pode durar até 3 meses.

O cabelo de uma pessoa tem, em média, 20 a 25 ciclos de vida, por isso algumas pessoas começam a ficar sem cabelo mais prematuramente que outras. Dando-vos um exemplo: se uma pessoa tem uma anagénese de 2 anos e 20 ciclos, então aos 40 anos já não terá cabelo; se alguém tiver uma anagénese de 5 anos e 25 ciclos de cabelo, então irá ter cabelo até aos 125 anos.

Os fios de cabelo estão todos na mesma fase do seu ciclo de vida?

Não! Existem cabelos em anagénese, outros em catagénese e outros em telogénese. Caso contrário, todos nós, durante algum tempo, teríamos o cabelo sempre a crescer, depois parava e seguidamente caía todo, ou seja, iríamos ter uma fenómeno parecido à "muda do pêlo" que acontece em alguns animais.

Mas, afinal, o que é que determina um cabelo saudável ou não?

Não há uma resposta absoluta a esta pergunta. Aquilo que é bastante importante é cuidar do nosso cabelo. Há uma expressão de um famoso cabeleireiro (já falecido) que gosto bastante e que resume o que acabei de dizer:

Não existem maus cabelos, mas sim cabelos mal tratados (Patrick Alès)

Convém lavar e hidratar o nosso cabelo, protegê-lo dos raios solares (algo bastante descurado por grande parte das pessoas) e ter uma alimentação o mais saudável e equilibrada possível, algo bastante importante para o crescimento de um cabelo saudável.


Por exemplo, as pessoas que se encontram numa dieta alimentar restritiva têm um cabelo mais enfraquecido, pois o aporte nutritivo não é satisfatório para as suas necessidades. Cabelos com algum tipo de tratamento estético (quer sejam madeixas, tintas, alisamentos) requerem cuidados extra; caso contrário, serão cabelos secos, estragados, com pontas duplas facilmente e muito danificados.

Durante e depois da exposição solar convém utilizar uma máscara hidratante, pelo menos uma vez por semana, com uma acção anti-sal e regeneradora para reparar os danos causados pelo sol. Faz sentido para vocês isto que acabei de dizer?

Mas o meu cabelo está cair. O que é que eu posso fazer?

Actualmente, existem imensos tratamentos no mercado, mas uma coisa bastante importante que devem saber é que a queda é um problema que não tem cura. Os cabelos que já tenham "esgotado" os seus ciclos de vida não voltam a crescer.

Simplesmente, os cabelos que ainda não tenham terminado a sua vida, voltam à fase de crescimento, fazendo com que a telogénese (fase de queda) seja reduzida e a anagénese (fase de crescimento) aumentada, levando a um aumento do número de folículos pilosos em fase de crescimento, ou seja, os tratamentos que existem no mercado travam a queda, mas não a curam.

Para uma solução mais definitiva, existe o microimplante capilar, opção que deve ser aconselhada por um médico dermatologista (ou tricologista, idealmente).


Durante o Outono e a Primavera, é natural haver uma maior incidência de queda de cabelo, devido a factores essencialmente ambientais. Nestes casos, o que é que podem fazer para combater este problema? Simples! Um tratamento tópico, ou seja, ampolas ou loções que podem ser aplicadas no couro cabeludo de duas a três vezes por semana (ou diariamente, no caso das loções) e também suplementos alimentares que, por norma, possuem um complexo de vitaminas e de proteínas que irão ajudar a reforçar o vosso cabelo e impedir a queda. Para além disto, podem coadjuvar este tratamento com um champô anti-queda.

NOTA: os champôs NÃO TRAVAM a queda de cabelo. Não têm concentração suficiente de activos para ter uma acção verdadeiramente travadora da queda. Aquilo que vos vai ajudar a trava-la é as ampolas ou loções.

Durante quanto tempo?

Normalmente, no mínimo, 3 meses (duração da fase de queda, lembram-se?) para serem eficazes, mas podem fazer durante o ano todo, se assim o acharem necessário.


Espero que, com este texto, vos tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas que pudessem ter. Se quiserem que aborde um assunto em particular, sintam-se à vontade para deixar a vossa sugestão nos comentários.

Quem aí tem cuidados com o seu cabelo?

2 comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.