Invisalign | Como Está A Ser A Experiência?

Para quem me acompanha no Instagram, sabe que estou a usar o Invisalign.


O Invisalign não é mais do que um aparelho ortodôntico (vamos chamar assim) invisível. removível, que corrige os dentes,  podendo ser utilizado em bastantes situações.

Depois de uma breve sondagem no meu perfil há uns dias atrás, e tendo em conta algumas questões que me têm colocado sobre este "processo", decidi escrever este texto para responder às mesmas (e mais algumas). Porque "Beleza" não é só utilizar bons produtos na nossa pele e cabelo, mas sim cuidar da saúde oral que também tem a sua devida importância.

NOTA: este texto não é escrito em parceria com a clínica onde estou a ser acompanhado. Decidi escrever este texto devido ao que expliquei anteriormente.

Vamos lá?


O que é que me levou a utilizar o Invisalign?

Já há algum tempo que queria corrigir os dentes. Inicialmente, ia com a ideia de corrigir dois dentes do maxilar superior (pensava eu que era o meu único "problema"), mas depois de umas quantas conversas com o meu actual dentista, percebi que não tinha só essa questão para corrigir.

Dado que não sou grande fã de aparelhos "de estrelinhas" nos dentes, optei por pesquisar opções mais "invisíveis" e o Invisalign apareceu à minha frente.

Então mas, afinal, o que tenho de corrigir?

É melhor colocar a questão ao contrário xD Para além dos dois dentes de cima estarem "para dentro", tenho mordida cruzada (desde o nascimento) - maxilar inferior para a frente; os dentes de cima estão mais para dentro e não na posição que deveriam estar e um dos maxilares está desviado para o lado o espaço de um dente. E acho que é "só" isto. Atentem na parte do "só".

Como se processa o tratamento? O que fazer?

Ora bem, primeiro que tudo, têm de fazer uma consulta de avaliação para ver se são ou não candidatos para utilizarem o Invisalign. Aí o médico dentista vai analisar a vossa boca, ver como estão os vossos dentes, se estão bem de saúde, se têm algum problema para tratar ou não. Caso haja alguma questão a ser resolvida ou que envolva cirurgia, primeiro terão que tratar do problema e só depois avançam para o Invisalign.

Não tendo problemas (como foi o meu caso, felizmente) avançam para o próximo passo - o scan clínico. Aqui vocês sentam-se na cadeira (eu tenho pavor às cadeiras dos dentistas), tiram as fotos do "Antes" e o médico dentista, literalmente, mete um scanner dentro da vossa boca para criar uma imagem que é transferida para o programa oficial do Invisalign.

Com a digitalização correcta da vossa boca, o médico dentista já tem material para trabalhar e conseguir fazer-vos uma simulação (ClinCheck) do resultado final, bem como o número de alinhadores e evolução dos vossos dentes. Com isto, já perceberam qual o próximo passo. Depois de existir uma simulação (vamos chamar assim), esta é-vos enviada por email. Com um código pessoal, conseguem aceder à mesma.

Invisalign
O meu "Antes" - um encanto, eu sei!

E o que é que podem encontrar aqui?
- Número de alinhadores necessários para corrigir os vossos dentes (um alinhador = uma semana de utilização);
- Evolução dos vossos dentes ao longo do tempo

Ao terem acesso a este passo, é vez de vocês olharem para a simulação, analisarem e verem se corresponde àquilo que pretendem: se gostam do resultado final expectável ou não, se gostavam de mudar alguma coisa e nesta fase estão em constante contacto com o vosso médico dentista para este efectuar as alterações que vocês queiram fazer à simulação inicial.

De salientar que o resultado final apresentado nesta fase corresponde ao resultado final real. Não há grande margem de erro, ou seja, aquilo que vi na minha simulação, é aquilo que vou ter. Algo que, neste momento, não consigo imaginar, pois olho para a boca "final" e penso que não é a minha. É estranho, pois andei 32 anos a ver os meus dentes como estavam na fase inicial, pelo que é difícil percepcionar a boca "final" em mim. Estúpido, eu sei, mas acho que é compreensível.

Invisalign
"Depois" - bem melhor!

Qual o próximo passo?

Depois de darem o "OK", é preciso esperar pelos alinhadores. O médico dentista recebe todos no seu consultório e vai dando alguns para vocês usarem entre consultas. 

No meu caso, vou usar 74 alinhadores, ou seja, 74 semanas (quase 18 meses) porque o meu problema é complexo. Eu estava a contar com 2 anos, pelo que ano e meio parece-me muito bem!! :D

Qual a clínica onde estás a ser acompanhado?

Estou a ser acompanhado pelo Dr. Bruno Almeida Gomes na Clínica Luso Internacional do Porto. Encontra-se situada na zona do Aviz, por detrás da Mercedes da Avenida da Boavista. O Dr. Bruno Almeida Gomes está a tratar do Invisalign e tudo associado a ele. O Dr. Bruno Rodrigues da Silva é a quem recorro para tratar de limpeza e destartarização dos dentes.

NOTA: aquando a minha consulta de avaliação, o Dr. Bruno Gomes foi impecável: explicou tudo, respondeu a todas as minhas questões (e mesmo agora, responde a todas as dúvidas). Para além disso, tem uma paciência "de Santo", pois eu abordo-o com as questões mais parvas que existem. #EuzinhoAssim

Sentes alguma dor? Que tal a adaptação?

Todas as semanas tenho que mudar de alinhador. Por norma, cada alinhador faz a correcção em duas fases: 2 dias de correcção, onde, efectivamente, os dentes se movem; e 5 dias de estabilização. Se sinto dor? Nenhuma. Apenas uma ligeira impressão quando tiro o alinhador nos dias 1 ou 2 e trinco alguma coisa mais dura, mas nada de especial. Nada de dor. Algo que é positivo.

Que tal a adaptação? Pensei que fosse ser mais difícil, mas não. Existem alguns cuidados a ter que já vou falar seguidamente, mas, assim que tornamos esses cuidados parte da nossa rotina, é super rápido e fácil, acreditem. Só no início é que a nossa dicção é ligeiramente alterada, mas é algo que, com o tempo, é corrigido.

Quais os cuidados a ter?

Ora bem, não podem comer nem beber líquidos quentes com o Invisalign colocado, senão ele pode partir ou estragar. Para além disso, também não podem fumar (algo que poderá ser um incentivo para fumadores - aproveitar o tratamento com  o Invisalign para deixar de fumar).

Para comerem (ou beberem líquidos quentes) removem os alinhadores, comem e bebem, escovam os dentes, escovam/limpam os alinhadores e voltam a coloca-los nos dentes. NOTA: mesmo para beberem um café, para não manchar o alinhador, têm que passar a boca por água, senão adivinhem? O Invisalign fica amarelado! #NotCool

Portanto, para um gajo que é viciado em café e que bebia cinco cafés por dia (não me crucifiquem, "pamordedeus"), o Invisalign serviu para reduzir o número de cafés ingeridos por dia. De cinco passei para 2. 3 em "dias de festa". Porque a trabalheira que tenho só para beber um café, esqueçam lá isso. Não vale a pena! Até estou a dormir melhor e tudo. Só vantagens!

Aparelho de contenção? Vais usar?

Este é o último passo do tratamento com o Invisalign (ou outro qualquer aparelho ortodôntico). Não sei se irei usar fio ou aparelho de contenção - algo que terá de ser falado mais à frente, mas, sinceramente, não estou preocupado com isso agora. No entanto, assim que for tendo notícias, eu vou comunicando.

Algo que já tenho nos meus dentes são os attachments. O que é isto? São pequenas "massas" coladas nos nossos dentes (acho que é a melhor forma de explicar isto) que vão ajudar e servir de pontos de pressão para os dentes irem para o sítio correcto. Foram-me colocados ao fim de três semanas e só os irei remover no final do tratamento - ao fim de 74 semanas. Um fartote. Os meus próximos melhores amigos.

NOTA: Um receio parvo que tinha era que eles saíssem ou partissem ao comer, mas já fui descansado pelo Dr. Bruno Gomes e pelo Dr. Bruno Silva que dificilmente saem e, se saírem, voltam a ser colocados.

Algo que também irei usar, mas não sei se será durante o dia todo ou só durante a noite, são elásticos. Vou ter consulta no próximo dia 6 de Dezembro e acho que nessa altura o Dr. Bruno Almeida Gomes me irá falar deles. Se não falar, sei que mais cedo ou mais tarde, terei que os utilizar. Não me vou preocupar com eles, neste momento.

E por agora, penso que é tudo. Das 8 semanas que já ando a fazer o tratamento, penso que não há muito mais para falar e esclarecer. Se, porventura, tiverem mais alguma questão, podem sempre deixar nos comentários. A seu tempo, poderei responder!

Quem aí já usou ou conhece alguém que usa Invisalign?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.