Sabe Como Evitar 4 Problemas No Barbear!

Depois dos cuidados a ter com a vossa barba, Ă© altura das dicas de como evitar problemas durante o barbear!

Sabe Como Evitar 4 Problemas No Barbear!

Um homem passa, em média, 150 dias da sua vida, ou seja, 10 minutos por dia, a desfazer a sua barba.

NOTA: Sim: diz-se "desfazer", pois a barba Ă© "feita" diariamente (ou seja, ao crescer, estĂ¡ a ser feita).

No entanto, se nĂ£o for perfeitamente controlado, este gesto, que perturba o equilĂ­brio da pele, pode tambĂ©m traumatiza-la. Gestos inadaptados podem levar a uma das seguintes complicações.

PĂªlos Encravados

Quando os pĂªlos sĂ£o muito finos, cortados no sentido contrĂ¡rio do mesmo ou tĂªm tendĂªncia a enrolar, nĂ£o chegam a sair da pele. Como resultado desenvolvem-se por baixo, provocando borbulhas.

Idealmente, devemos barbear-nos de manhĂ£, respeitando o sentido do pĂªlo. De seguida, deve ser aplicado um creme hidratante Ă  base de alfa-hidroxiĂ¡cidos (AHA). Estes, reconhecidos como promotores do processo de esfoliaĂ§Ă£o natural da pele, eliminam as pequenas cĂ©lulas mortas acumuladas na superfĂ­cie da pele, facilitando a saĂ­da do pĂªlo.

Rubores

O barbear agride a pele. É um facto bem conhecido. As mousses/geles de barbear, os after-shaves com Ă¡lcool ou com mentol, bem como cuidados pĂ³s-barbear pouco hidratantes, apenas agravam a situaĂ§Ă£o. O meu conselho? Usar produtos com fĂ³rmulas sem Ă¡lcool ou indicadas para peles sensĂ­veis.

Pessoalmente, prefiro utilizar um cuidado pĂ³s-barbear em bĂ¡lsamo. É mais fĂ¡cil de aplicar e a pele fica mais hidratada e mais suave ao toque. Mais ainda, existem alguns produtos para o pĂ³s-barbear que tĂªm uma acĂ§Ă£o retardadora do crescimento do pĂªlo, fazendo com que, a mĂ©dio e longo prazo, se possa espaçar o acto de barbear.

Repuxar Da Pele

Ainda durante o barbear, a pele fica mais empobrecida em lĂ­pidos, sendo que a pelĂ­cula hidrolipĂ­dica da superfĂ­cie da pele estĂ¡ na origem do seu conforto. Sempre que se barbearem, usem alguns cuidados: um Ă³leo prĂ©-barbear (por exemplo), uma mousse/gel de barbear (de acordo com a vossa preferĂªncia) e um bĂ¡lsamo pĂ³s-barbear. Este Ăºltimo, por norma, Ă© enriquecido com agentes hidratantes que irĂ£o eliminar esse desconforto.

NOTA: em teoria, uma mousse de barbear é mais indicada para peles sensíveis e um gel para peles oleosas. No entanto, fica ao vosso critério a textura. Utilizem de acordo com o que gostam mais. Eu tenho pele oleosa, mas prefiro utilizar uma mousse de barbear.

Cortes

Este Ă© um problema que ainda alguns homens tĂªm - nĂ£o trocam regularmente as lĂ¢minas de barbear. Actualmente, existem lĂ¢minas que tĂªm uma pelĂ­cula protectora incorporada na lĂ¢mina que vai desaparecendo Ă  medida que a usamos. Dica? Quando deixarem de ver essa pelĂ­cula (ou um bocadinho antes, idealmente), Ă© hora de trocar de lĂ¢mina.

Habituem-se a trocar as lĂ¢minas pois, quando estĂ£o velhas, deixam de cortar o pĂªlo e arrastam-no. Resultado? Pele agredida, rubor e irritaĂ§Ă£o cutĂ¢nea. E ninguĂ©m quer isso, certo?

Como contrariar estas situações?

Idealmente, o barbear deve ser feito de manhĂ£ apĂ³s o duche e em jejum. PorquĂª? De manhĂ£, apĂ³s o duche, o calor da Ă¡gua aumenta o diĂ¢metro dos poros. Em jejum, pois o acto de mastigar desencadeia um afluxo de sangue ao nĂ­vel da epiderme, criando um risco de cortes mais significativo.

ApĂ³s o barbear, passem o rosto por Ă¡gua fria. Se a Ă¡gua quente aumentou o diĂ¢metro dos poros; a Ă¡gua fria, por oposiĂ§Ă£o, irĂ¡ diminuir um pouco, fazendo com que haja diminuiĂ§Ă£o da entrada de alergenos que podem irritar a vossa pele.

No pĂ³s-barbear imediato, e antes de utilizarem o vosso cuidado pĂ³s-barbear habitual, apostem em pulverizar a zona barbeada com Ă¡gua termal ou com uma bruma hidratante. Estas irĂ£o suavizar e acalmar a pele da agressĂ£o que acabaram de sofrer. Acreditem, a vossa pele vai gostar e vocĂªs vĂ£o ter um acto de barbear bem mais agradĂ¡vel.

Quem aĂ­ jĂ¡ tem estes cuidados? Como os evitam estes problemas?

6 comentĂ¡rios:

  1. NĂ£o sou a interessada, obviamente xD, mas vou partilhar com os homens da minha vida :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto Ă© mais especĂ­fico para o pĂºblico masculino, mas sente-te Ă  vontade para partilhar com os homens que conheces ;)

      Eliminar
  2. Agora é que me vou começar a barbear como deve ser :p ahahah
    Brincadeira Ă  parte, foi mais uma bela publicaĂ§Ă£o! E, acredito, bastante pertinente para os homens que por cĂ¡ passem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback e pelo comentĂ¡rio. Existem algumas coisas que os homens fazem erradamente e reparo nisso na minha prĂ¡tica diĂ¡ria. Se este texto puder ajudar, tanto melhor :)

      Eliminar
  3. Super interessante. Aposto que muitas dicas o homens nem sabem!! Vou partilhar com os meus ��

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.