6 Razões Para Não Usares Aspirina Na Cara

Tal como o título indica, venho dar-vos a conhecer algumas razões pelas quais não é recomendado utilizar Aspirina (R) na cara.

6 Razões Para Não Usares Aspirina Na Cara

Aqui há alguns meses (anos, talvez) deparei-em com uma notícia numa revista e, mais tarde, num blogue, sobre os benefícios da utilização da tão conhecida Aspirina (R) na cara. Com que objectivo? Esfoliar e remover borbulhas do rosto.

A receita deste processo é algo simples: triturar alguns comprimidos do medicamento, colocar algumas gotas de água até formar uma pasta. Colocar na cara em cima da borbulha em questão e remover ao fim de uns 15-20 minutos.

Os resultados prometem ser divinais e uma pele lisa e incrível. No entanto, hoje venho dar-vos 6 razões pelas quais esta prática está incorrecta e, por conseguinte, não a utilizarem. Por favor!

Razão 1

A Aspirina (R) contém ácido acetilsalicílico (analgésico e antipirético em algumas concentrações; anti-agregante plaquetários em concentrações mais baixas).

Razão 2

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (tal como já referi aqui no blogue) com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. Mais ainda, encontra-se em muitos produtos cosméticos com acção anti-acneica ou seborreguladora.

Razão 3

Como podem reparar, estou a falar de dois compostos que, apesar de muito semelhantes, não o são. Um é o ácido acetilsalicílico, o outro é ácido salicílico. Há um grupo "acetil" (isto falando em termos químicos e, por isso, peço desculpa) a mais.

Razão 4

Não vai ser uma simples trituração dos comprimidos que vai fazer com que o grupo "acetil" vá desaparecer ou ser retirado. É preciso mais, nomeadamente, reacções químicas (que não interessam para o caso). Mais ainda, os comprimidos têm uns compostos chamados "excipientes" que têm a função de "dar corpo ao comprimido" (isto dito de uma forma bastante simples para vocês conseguirem perceber).

6 Razões Para Não Usares Aspirina Na Cara

Razão 5

Tendo em conta estes pontos todos, apesar de poder (muito remotamente e de forma residual) existir uma ligeira acção anti-inflamatória local nas borbulhas da acne, o afeito na acne (em si) vai ser igual a zero, pois precisaríamos do ácido salicílico para isso. Algo que não acontece, pois a Aspirina (R) tem o ácido acetilsalicílico.

Razão 6

Aquilo que sentem a "esfoliar" a vossa pele são os comprimidos triturados que estão a arranhar a pele e a agredi-la, algo que NÃO É benéfico. Em nenhum aspecto.

Assim, e em forma de conclusão, posso dizer-vos que quem escreveu a notícia, ou quem se lembrou de falar deste assunto no blogue com toda a segurança e a achar que estava a dizer uma grande verdade e descoberta científicas, deu um pontapé na química, na farmacologia, na tecnologia farmacêutica, na cosmetologia e na dermatologia e escreveu uma grande ASNEIRA!

O meu conselho?

Não acreditem em tudo o que as notícias dizem. Procurem saber quais as fontes que utilizaram, quem escreveu, qual a revista em questão, e se se basearam em estudos científicos ou fontes bibliográficas credíveis.

Falar "baboseiras" toda a gente é capaz de o fazer. Cabe a cada um de nós, leitores, termos espírito crítico para questionar a veracidade da notícias, caso alguma coisa não nos pareça bem.

Mais uma vez, não estou aqui a proclamar-me como "detentor da verdade" ou "a pessoa que sabe mais disto do que qualquer outra". Nada disso! Tenho muito para aprender e é para isso que estudo e que trabalho. Todos os dias.

Converso e debato temas com colegas meus farmacêuticos que trabalham na indústria e nesta área de dermatologia, a fim de conseguir apurar os dados mais correctos e fidedignos.

Tal como referi no directo da semana passada no Instagram, a minha função aqui é combater a desinformação. Não é criticar nem denegrir o trabalho das outras pessoas e criadores de conteúdo. Mas entristece-me ver "autoridades" neste nicho de "Beleza e Cosmética" aqui nas redes sociais dizerem asneiras da boca para fora e não serem humildes para assumirem que erraram.

Se precisarem de algum aconselhamento ou ajuda a definir a rotina de cuidados de pele mais adequada para vocês, podem contratar o meu serviço de Consultoria em Dermocosmética. Saibam mais aqui!


Serem orgulhosas ao ponto de não aceitarem uma correcção baseada em factos científicos e informação cuidada. Mas isso são outras conversas.

Quem achava que havia razões para colocar Aspirina (R) na cara?

2 comentários:

  1. «Não acreditem em tudo o que as notícias dizem», aprender a filtrar e a comprovar o que lemos é, sem qualquer dúvida, fundamental. E cada vez mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que nem toda a gente tenha essa linha de pensamento. Infelizmente.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.