5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Hoje o blogue comemora cinco anos!

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Cinco anos! Se eu alguma vez pensava que ia chegar a celebrar este dia? Não, tendo em conta as diferentes fases que o blogue já passou ao longo destes últimos anos. No entanto, não desisti. Continuo aqui a trazer-vos conteúdo que penso que é útil e que vos acrescenta valor.

O texto de hoje é especial - não só porque é o texto comemorativo do aniversário do blogue - mas também porque vai contemplar cinco aprendizagens que passei, bem como a participação de cinco pessoas ligadas, de certa forma, ao blogue. Cinco anos merecem algo especial, não?

Que aprendizagens? Que fases?

Primeira:

Há que lutar por aquilo que é nosso. Há que lutar para manter os nossos projectos vivos e leva-los em frente. Confesso que, por vezes, tenho bloqueios criativos e não tenho a mínima vontade de escrever, mas depois penso nos bons momentos que o blogue já passou e as conquistas que o mesmo já obteve e isso dá-me alento para continuar a escrever e a trazer-vos mais conteúdo.

Segunda:

Vou sempre ter pessoas que não gostam ou não concordam com o meu conteúdo ou com a minha postura. Quem me segue, sabe que a minha maior missão aqui é combater a desinformação que encontramos na internet e nas redes sociais (cada vez mais asneiras na área de beleza e cosmética). E o facto de contra-argumentar certas coisas que se vê na internet "mexe" com muita gente e nem toda a gente gosta de ser "repreendida" de certa forma.

Qual o resultado? Ódio gratuito - algo muito fácil, tendo um teclado à nossa frente. O que aprendi? Que esses comentários não vão, nem podem, deixar de lutar para fazer cumprir esta minha missão! Aliás, acrescentam ZERO valor à minha vida!

Terceira:

Construí uma comunidade. Um grupo de pessoas que me acompanha aqui e no Instagram, que me procura para aconselhamento, que me envia uma mensagem a dizer que gostou ou não do texto que escrevi, que comenta, que partilha os meus conteúdos e isso não tem preço. É uma sensação indescritível quando vemos alguém reconhecer o nosso trabalho.

Quarta:

Passei por uma fase de desmotivação em 2018. Quem me acompanha desde o início sabe que houve um período de alguns meses onde não escrevi uma única palavra. Não me sentia motivado. Não via razão para continuar a escrever, a continuar a investir no meu projecto.

Vi o trabalho que desempenhei durante três anos (nessa altura) a ficar abandonado. Recebia mensagens de pessoas a questionar o que se passava comigo e eu dizia apenas isso: sentia-me desmotivado. Apenas via injustiça. Via pessoas a valorizarem informação errada, ao invés de procurarem a correcta. Via colegas meus criadores de conteúdo  com textos de qualidade a não terem as mesmas oportunidades (as merecidas) que pessoas que são apenas cópias dos outros, que têm conteúdo vazio e sem qualquer valor.

Chegou 2019 e voltei. Com uma nova "voz", com uma missão mais reforçada - e acho que estou a conseguir levar com a minha missão avante.

Quinta:

Fiz amizades. Algo que NUNCA pensei que pudesse acontecer. Conhecer pessoas com histórias de vida tão diferentes e sempre com alguma coisa para me ensinar. Seja na forma de viver, na forma de minimizar certas coisas a que dava imenso valor, seja a reduzir as pessoas tóxicas, seja em termos de organização do meu trabalho, seja em relação a motivarem-me a continuar e nunca me permitirem desistir.

Pessoas com as quais, de início, tinha conversas gerais, mas agora sinto-me à vontade para falar mais abertamente com elas, partilhar mais momentos. Algumas delas conheço pessoalmente, convivo com elas sempre que possível e não podia estar mais feliz. No entanto, existem ainda imensas pessoas com as quais interajo e que gostava de as conhecer pessoalmente porque acho que nos vamos dar bem e pode ser o início de uma amizade. Sem dúvida, esta "aprendizagem" foi a melhor que tive até agora!

Vamos aos testemunhos?


Para comemorar comigo este quinto aniversário d'O Pinguim Sem Asas, convidei cinco pessoas para falarem um pouco sobre o blogue, de como nos cruzamos e de como vêem o meu blogue e a sua (possível) evolução. São cinco pessoas que estão ligadas, de alguma forma, ao meu blogue e ao meu projecto, pelo que foi com imenso agrado que vi essas cinco pessoas a aceitarem o meu convite para participarem neste meu texto comemorativo de cinco anos do blogue.

Comecemos...


Rita Cortez

Amiga, autora do blogue Cortez Com Z. A pessoa que mais me apoia relativamente ao blogue. A pessoa que me dá ideias e me incentiva a nunca desistir. Aquela pessoa que dá sugestões de melhoria, que me corrige relativamente a algumas posturas que tenha e que leva com um elevado número de prints nas nossas conversas no whatsapp! Certo? ;)

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Parabéns Pinguim, parabéns Ricardo! Parabéns por estes anos de tanto crescimento, persistência e crescimento!

Se há coisa que me deixa feliz é olhar para todos estes anos e perceber que te tornaste uma referência masculina ao nível da blogosfera! Ainda não a referência que acho que mereces ser porque, infelizmente, em Portugal, se não fores gaja e falares de beleza, não te dão a credibilidade que mereces. Acredito que estejas a mudar mentalidades e que cada vez mais gente te procura com alta referência a este nível.

Feliz por estar ao teu lado em cada luta, em cada conquista, em cada post brutal deste teu cantinho!
Feliz porque sei que sempre foste honesto, que és real e fiel a ti próprio e aos teus princípios.
Feliz porque foi graças a um blogue que nos tornámos amigos e que, hoje, em dia, te considero muito mais do que um simples amigo.

Que estes anos se tornem em muitos mais e que nos tragas sempre a qualidade a que já nos habituaste. Lembra-te, sobretudo, de nunca desistir. A recompensa vem.

P A R A B É N S

Daniel Pinheiro

Também amigo, autor da rubrica Men's Fashion Corner aqui no blogue e igualmente criador de conteúdo. O rapaz mais versátil (em termos de estilo) e trabalhador que conheço (levanta-se às 7 da manhã para fotografar). Uma pessoa que já foi entrevistada aqui no blogue (e eu também já fui entrevistado para o blogue dele).

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Parabéns a'O Pinguim Sem Asas pelos 5 anos.

Conheci este blogue na net, onde me deparei com um artigo que, na altura, achei interessante! Pouco depois tive o prazer de ser convidado para escrever uma rubrica, a qual ainda hoje faço!

Continua com o conteúdo que tens colocado, sempre com informação importante e bem diversificado!

Tem sido um prazer acompanhar o crescimento e desenvolvimento e espero poder ver um maior crescimento com o tempo e até contribuir para isso!

Parabéns e vamos ao trabalho! 💪🏽

Márcio Neves

Amigo, um rapaz cujo perfil me apareceu "do nada" no Instagram e desde logo começamos a falar. Uma das pessoas que não conheço pessoalmente, mas espero que aconteça brevemente. Preocupado com questões ecológicas e de desperdício alimentar, sem dúvida, uma pessoa que vocês devem seguir.

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Certo dia recebi notificação de uma tempestade de "Gostos" (no Instagram) por um Ricardo, onde retribui. Depois começamos a falar e chegámos à conclusão que até éramos da mesma idade e a gente deu-se bem logo ao início.

Reparei que tinha um blogue, comecei a ler e descobri que mesmo eu, sendo tão consciente com alimentação saudável e nutrição, andava a descuidar nos cuidados de pele. Foi aí que o blogue se tornou algo recorrente para eu visitar e o tema que mais me interessa lá. Ao longo do tempo, acho que o blogue foi melhorando e incluindo realmente mais do que os leitores procuram. Aconselho e continuarei a seguir e a aprender com "O Pinguim".

Bárbara Bação

A minha blogger coach, que me ensinou a "arte" de planeamento e me ensinou imensas coisas sobre como levar o meu blogue mais longe. A pessoa que me motiva a não desistir e que me obriga a ter tudo planeado senão "dá-me na cabeça" #ARirAté2050 A pessoa que recebe mensagens minhas com questões parvas, mas, para mim, essenciais. Uma pessoa que tem uma paciência do tamanho do mundo e com uma ética de trabalho invejável.

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

Ricardo Rodrigues, Rodrigo Ricardo, Pinguim Sem Asas.

Já ouvia estes três nomes há uns bons aninhos, longe de saber que, um dia, iríamos trabalhar juntos e que poderia acompanhar de perto o teu progresso. É tão raro um nome masculino surgir na blogosfera que não é fácil de esquecer. Sobretudo quando se adopta uma postura tão recta, tão fiel à verdade, tão contestatária pela positiva.

És um exemplo de resiliência num universo digital que está saturado de cópias. De criadores de conteúdo que se repetem, que não procuram ser originais e, acima de tudo, que não fazem questão de dizer a verdade.

Para ti, a verdade e transparência estão acima de tudo. E isso vale muito, Aliás, todo o teu esforço e dedicação valem muito. Prova disso é o facto de, tantos anos depois, continuares a ter um blogue activo, em crescimento nas várias plataformas. E, como se não bastasse o teu empenho em tudo o que já fazes, não paras de procurar novas formas de evoluir e levar o teu trabalho a mais pessoas, de forma profissional.

Talvez não o diga tantas vezes quanto deveria nas nossas sessões de Consultoria, mas és dos clientes mais dedicados que tive. E um homem que consegue vingar no nicho da dermocosméica, que é um universo tão feminino, e que o faz de forma tão exemplar e tão rigorosa, deveria merecer um prémio.

Tens sido um criador de conteúdos como poucos. Fiel a ti próprio, fiel à transparência e fiel aos teus seguidores. Espero que continues o teu trabalho incrível e que nunca percas essa tua ambição de progressão. Aqui já tens uma fã, que está sempre a aprender contigo.

Parabéns por este aniversário, e que nos próximos 10 anos ainda estejamos por cá a celebrar "O Pinguim Sem Asas"!

Andreia Morais

Autora do blogue 'As Gavetas da Minha Casa Encantada', a leitora mais comentadora do meu blogue, que tem sempre uma palavra a dizer do conteúdo que produzo. Fez todo o sentido incluí-la neste texto. Uma dia espero que nos conheçamos pessoalmente para debater algumas ideias. bem como livros - a Andreia é devoradora de livros.

5 Anos d‘O Pinguim Sem Asas | 5 Aprendizagens | 5 Testemunhos!

A minha "memória de ervilha" nem sempre me permite reter o momento exacto em que me cruzo com determinadas pessoas. Mas a parte bonita da blogosfera - um das, melhor dizendo - é que, nesta caminhada, há elos que vão perdurando. Com mais ou menos regularidade, voltamos sempre àquelas casas virtuais que nos sabem acolher com cuidado, porque nos acrescentam de algum modo.

Acompanho o Ricardo há algum tempo e tem sido mesmo um privilégio observar os seus passos, isto porque tem um dialecto com o qual me identifico: a ironia. Mas, para além desta qualidade, é inegável o seu compromisso nesta plataforma, em cada publicação e na maneira como nos faz chegar os temas que aborda. Em simultâneo, está a alimentar um projecto com uma voz consciente, pois sabe socorrer-se dos seus conhecimentos, mas sem qualquer pretensão de se superiorizar. Muito pelo contrário.

Porque nos abre sempre a porta, disposto a auxiliar-nos em qualquer questão. De todas as vezes que entro n'O Pinguim Sem Asas, sei que encontrarei conteúdo que me despertará um grau elevado de identificação. E o mais espectacular é que, mesmo quando certo tema não é o nosso forte, consegue potenciar interesse, envolvendo-nos. Por isso, quando regresso à minha rotina, faço-o com a bagagem mais cheia.

Espero, de coração, que estes cinco anos se multipliquem por outros tantos. E, depois, por outros tantos mais. Porque tem sido um gosto tremendo estar deste lado da margem.

Muitos Parabéns! Não só por esta conquista - e por esta idade tão bonita -, mas pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver. E que, sem qualquer dúvida, te levará mais longe.

Que nunca te falte a ousadia de fazer diferente!

Muito obrigado às cinco pessoas que tão prontamente aceitaram o meu convite em participar neste texto. Adorei cada parte dos vossos textos e dificilmente serão esquecidos.

Agora uma mensagem a todos vocês que estão desse lado...

Muito obrigado a cada um de vocês.
Obrigado por estarem desse lado.
Obrigado por nunca terem desistido de acreditar no meu projecto.
Obrigado a todas as mensagens que me enviam de apoio.
Obrigado a todos os comentários que deixam aqui no blogue.
Obrigado por fazerem parte desta comunidade que, tão orgulhosamente, sinto que criei. Por partilharem o meu trabalho. Por recomendarem o meu trabalho. Por me procurarem quando precisam de algum conselho.

Obrigado de coração. Mesmo. Que estejamos aqui nos próximos anos a celebrar esta data e que estejamos todos aqui (ou sejamos mais).

Obrigado por estes cinco anos, sem dúvida, inesquecíveis!

6 comentários:

  1. Já te tinha dado os parabéns no Instagram e agora faço mais uma vez aqui!
    Cinco anos não são cinco meses. É preciso muito amor e dedicação pelo que fazes aqui neste espaço que é tão e ao mesmo tempo é tão dos teus leitores.
    Momentos menos criativos e em que estamos menos motivados todos temos, mas com ânimo e cabeça erguida não desisti te aqui deste espaço que pelo que li te trás tantas alegrias.
    Que venham daí muitos mais anos de Pinguim Sem Asas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi uma época menos boa, mas decidi dar mais uma oportunidade e sinto-me contente por tê-lo feito. Que venham mais anos para além destes e que estejamos aqui todos para celebrar :) Obrigado!

      Eliminar
  2. Parabéns Ricardo pela pequena grande comunidade que criaste! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Independentemente do tamanho, quero acreditar que é uma comunidade fiel eheh Obrigado :)

      Eliminar
  3. PARABÉEEEEEENS!
    Espero mesmo, de coração, que estes cinco anos sejam o começo de uma caminhada longa e muito bonita. Pelo menos, tens feito por isso e acredito que a vida se encarregará de retribuir de igual forma.
    Transforma cada uma dessas aprendizagens em mais um mecanismo de motivação. Porque o trabalho que estás a desenvolver é de grande qualidade. Continua com todo esse foco. Eu cá estarei para ler cada partilha :)

    Parece-me muito bem esse debate, sobretudo, sobre livros ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por teres participado e pelas palavras :) esperemos que continue por aqui durante mais alguns anos ehehe

      Sim, temos que debater. Se soubesses o tamanho do livro que acabei de comprar... xD

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.