Água Termal vs. Bruma Hidratante: Como As Distinguir?

Fruto de uma publicação no Instagram nos últimos dias, hoje venho falar-vos das diferenças entre uma água termal e uma bruma hidratante.

Água Termal vs. Bruma Hidratante: Como As Distinguir?

Tendo em conta essa publicação em questão, surgiram dúvidas quanto às diferenças entre estes dois produtos cosméticos - porque existem diferenças. Alguns criadores de conteúdo divulgam as brumas hidratantes como se se tratassem de águas termais, mas estão errados e eu vou explicar-vos o porquê!

Vamos lá?


Comecemos pelo princípio...sabem qual é a função de uma água termal?

Extraída das estações termais francesas, a água termal é mais mineralizada do que uma água comum e perfeita para acalmar a pele sensível, refrescar e também hidratar, além de ser muito usada no tratamento de doenças de pele, como dermatite atópica ou psoríase.

Mais ainda, uma água termal contribui para a reposição de sais minerais perdidos durante o dia e melhor: pode ser usado em todos os tipos de pele (mesmo as mais sensíveis) e até no cabelo.

Não só contém uma quantidade maior de sais minerais, como também se diferencia da que utilizamos para as nossas necessidades diárias por ter um pH neutro e alcalino. O da água que bebemos e lavamos o rosto e corpo, geralmente, é ácido. Para além disso, a água termal não é tratada de forma química.

Em suma, a água termal tem a função de hidratar, nutrir, regenerar, renovar e proteger a pele dos factores externos, tendo na sua composição: magnésio, potássio, lítio, cálcio, ferro, manganês, sódio, silício, ortofosfato, boro, flúor, enxofre, entre outros. Estes minerais actuam no reforço das defesas naturais da pele, com a sua acção antioxidante; hidratam de forma saudável e não oleosa e ainda acalmam a pele sensível ou sensibilizada.

Quais os seus benefícios?

- Antioxidante, pois protege as células dos radicais livres;
- Acalma a pele;
- Refresca a derme durante exercícios;
- Alivia o incómodo do pós-barbear e pós-depilação;
- Ameniza a sensação de queimaduras solares;
- Suaviza irritações e pruridos.

Como usar uma água termal na nossa rotina de cuidados de pele?

A água termal pode ser incluída juntamente com outros produtos, nomeadamente no lugar do tónico ou como último passo, depois do creme de rosto. No entanto, seguem algumas indicações de situações de onde podem utilizar uma água termal:
- Depois da praia, quando a nossa pele fica queimada pelo sol;
- Preparar a pele ou finalizar depois da maquilhagem;
- Acalmar a pele depois da depilação;
- Hidratar a pele que se encontra a ressecar.

Marcas de cosmética que podem encontrar águas termais e cuja base das mesmas é o termalismo (exemplos)

- Avène;
- La Roche Posay;
- Uriage;
- Vichy.

Água Termal vs. Bruma Hidratante: Como As Distinguir?

Passemos às brumas hidratantes...

É considerada uma "evolução" da água termal. Porquê? É feita com mais activos para além dos sais minerais, para além que é manipulada quimicamente e não um produto no seu estado natural.

A bruma ajuda a manter a pele hidratada - seja em que situação for - e pode ser utilizada ao longo do dia por cima do creme de rosto habitual ou da maquilhagem, ou então no lugar do tónico, pois também têm uma acção equilibradora do pH da pele, assim como consegue diminuir o diâmetro dos poros.

Para que serve uma bruma hidratante?

É composta por agentes naturais, leves e que ajudam a deixar a pele bonita e saudável. É o caso de produtos que são feitos à base de extractos de aloe vera, camomila e chá verde, por exemplo. Todos estes elementos têm efeitos positivos na pele.

Como aplicar?

Em geral, é aplicada directamente na pele. O recomendado é manter uma distância mínima de 30 centímetros e, então, borrifar suavemente o líquido em todo o rosto. Não é preciso secar ou limpar a área, pois a absorção e evaporação acontecem de forma natural.

Também pode ser utilizada no pincel ou esponja, uma vez que ajuda a deixar a base de maquilhagem mais fluída. Outra alternativa passa por misturar a bruma com produtos em pó, como as sombras, para mudar a sua forma de uso.

Para que tipos de pele podemos indicar uma bruma?

Ao contrário do que possam pensar, uma pele oleosa também precisa de hidratação. Quando isto não acontece, o corpo entende que tem de produzir mais sebo, o que leva a um aumento de oleosidade. Já as peles secas e muito secas precisam dessa etapa para diminuir o aspecto "repuxado". Enquanto isso, uma boa hidratação em peles sensíveis ou com algum problema é essencial para acalmá-las.

Assim, a bruma é adequada para todos os tipos de pele. Com uma composição leve e capaz de ajudar a proteger a região, é uma óptima alternativa para atender a todas as necessidades.

Resumindo...

Uma água termal é obtida e utilizada na sua forma mais "pura", com um alto teor de sais minerais, enquanto uma bruma hidratante é "manipulada" e adicionada de mais activos a fim de conferir uma maior hidratação.

Espero que, com este texto, tenham conseguido perceber as diferenças entre uma água termal e uma bruma hidratante. Apesar de poderem ser utilizadas com o mesmo intuito, a sua composição é diferente!

O que é que usam? Água termal ou bruma hidratante?

2 comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.