Como Proteger O Cabelo Nos Dias Mais Quentes?

Apesar de os dias com mais sol andarem "tímidos", nunca é cedo demais para falar de como proteger o nosso cabelo dele.

Como Proteger O Cabelo Nos Dias Mais Quentes?

Sabiam que o nosso cabelo também pode ficar danificado depois de uma exposição solar prolongada? Apesar do nosso cabelo (haste capilar) não sofrer eritema solar (dado que a haste capilar é "morta"), é essencial a sua protecção.

Existem alguns factores que condicionam o estado do nosso cabelo e os quais devemos ter em atenção quando pensamos em proteger o nosso cabelo: o sol, o sal da água do mar e o cloro das piscinas.

Se calhar este ano vão existir menos pessoas nas praias, devido à situação em que vivemos mas, de qualquer das formas, mesmo estando numa piscina ou estando a apanhar sol no nosso jardim, terraço, varanda ou outros sítios, é conveniente proteger o nosso cabelo.

Vamos então tentar perceber que tipo de danos estes agentes provocam no nosso cabelo.


Sol

A radiação solar fragiliza a fibra capilar, deixando a cutícula sem protecção. O cabelo resseca, torna-se mais frágil e a cor aclara. Perante este cenário, devemos investir num bom protector solar capilar para proteger e manter a beleza do nosso cabelo antes, durante e após a exposição ao sol.

Para além disso, o uso de um chapéu ou de um lenço torna-se imperativo quando vamos à praia ou damos um passeio ao ar livre.

Sal

Para aqueles que têm o cabelo comprido, o ideal será sempre prendê-lo antes de ir dar um mergulho ao mar, algo que sabe sempre bem ao fim de algum tempo ao sol para nos refrescarmos.

Como Proteger O Cabelo Nos Dias Mais Quentes?

No entanto, depois de sairmos da água salgada, devemos, sempre que possível, passar o cabelo por água doce, a fim de retirar o excesso de sal do nosso cabelo e evitar o ressecar do mesmo (e consequente fragilização). Depois, não se esqueçam de colocar novamente o protector solar no vosso cabelo, tal como fazem no rosto e no corpo.

Cloro

Há quem não tenha praia perto de casa (ou nos arredores ou, tal como já falei, este ano abdique de ir à praia para evitar aglomerados) e, por isso, optam por piscinas.

A maior parte das piscinas tem um problema - o cloro. E o cloro, para além de secar o cabelo, para quem o tem o cabelo loiro, corre o "risco" de ficar com ele verde. E porquê? Porque o cabelo loiro, como é mais poroso, está mais sujeito a absorver o cobre existente no produtos utilizados no tratamento de piscinas. Solução? Manter o cabelo bem hidratado e nutrido. Quanto mais hidratado e nutrido estiver o cabelo antes da exposição solar, menos agressões irá sofrer.


Como

Mas isto não significa que pode dispensar a utilização de um protector solar capilar. Nada disso!

Para além de protectores solares para o nosso cabelo, existem ainda diversos produtos que complementam estes, nomeadamente, séruns hidratantes de pontas, que irão ajudar a nutrir e a regenerar a fibra capilar; e ainda champôs e máscaras anti-resíduos, com acção anti-sal e anti-cloro.

Têm algum dúvida? Gostavam de ter um aconselhamento personalizado? Então marquem já a vossa sessão de consultoria em Dermocosmética comigo!


Assim, aquelas pessoas que ainda não utilizam protector solar no cabelo (que, acreditem, grande parte das pessoas ainda não usa, nem sabe que existem), esta pode ser a altura ideal de começarem a utilizar o mesmo. Não só o protector, como também os cuidados que os complementam.

Eu utilizo protector solar capilar há alguns anos e digo-vos que sinto o meu cabelo mais protegido e menos seco e frágil no final da época de maior exposição solar. Quando vocês decidirem dar uma "oportunidade" a este tipo de produtos, vão ver que não os vão conseguir largar, depois de verem o resultado no vosso cabelo.

E por aí? Como protegem o vosso cabelo?

4 comentários:

  1. Olá, o meu cabelo anda sempre bem nutrido e saudável :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho cuidados com o meu e nas idas à praia ou exposição solar, tento ter cuidado com ele também, seja com produtos e/ou chapéu!

      Eliminar
  2. Quantas dicas legais, amei :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.