Dicas Para Combater A Pele Desidratada!

Face ao que vivemos, hoje dou-vos dicas de como manter a pele hidratada e íntegra.

Dicas Para Combater A Pele Desidratada!

Como, perguntam vocês?


As mãos começam a ficar desidratadas, os níveis de stress aumentados podem levar a casos de descamação do couro cabeludo (a vulgar caspa seca), a nossa pele fica desidratada, devido ao uso de máscara, viseira e à baixa ingestão de água, entre outros factores.

Este texto irá dar-vos uma ajuda relativamente a manter o vosso rosto hidratado. Irei explicar-vos quais as funções de uma máscara hidratante (se bem que, nos últimos dias, as pessoas andam a desacreditar o efeito delas), para além de algumas dicas de como as usar e tirar o maior proveito delas.

E ainda vou falar de mais uma coisa: as minhas máscaras favoritas! Aquelas que já experimentei e volto a comprar porque vejo efeitos na minha pele, pelo que convido-vos a estarem atentos e a lerem este texto até ao fim!

A hidratação é algo que é mais preocupante durante o Inverno e o Outono, mas, actualmente, deve ser uma preocupação diária e ao longo do ano inteiro. A nossa pele fica áspera, sem "vida" e seca. Assim, uma correcta hidratação é fundamental para a pele pois, para além de manter o rosto sem aquela sensação de "repuxar" e ressecar, previne também a pele de descamação, acne e irritações.

Falemos, então, de máscaras hidratantes...


Este tipo de máscaras devem ser integradas na nossa rotina de beleza de cuidados de pele e podem ser utilizadas por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis (aqui existem excepções, como é o caso de máscaras de argila verde ou cinzenta e máscaras peel-off). Para além de reporem a água "perdida" ao longo do dia devido às mais diversas agressões que a nossa pele sofre, elas ajudam no combate da falta de elasticidade e retardam o aparecimento das primeiras rugas (ou aquelas linhas de desidratação finas fáceis de ganhar, mas inestéticas e indesejadas)

Dicas Para Combater A Pele Desidratada!


Podem ser utilizadas duas vezes por semana (em alguns casos, três), dependendo do tipo de pele e da estação do ano em causa. Uma pele seca irá precisar de uma maior frequência de aplicação do que uma pele oleosa, assim como no Inverno iremos precisar mais de utilizar as máscaras do que no Verão.

Certo?


Agora uma questão que algumas pessoas estão a colocar e, com ela, estão a desaconselhar o uso das máscaras, pois não há necessidade de as utilizar (que, a meu ver, não faz sentido, mas é apenas a minha opinião com base na minha experiência enquanto profissional).

Quem usa cremes regularmente necessita mesmo de utilizar uma máscara?

A máscara proporciona uma sensação bastante agradável na nossa pele. A alta concentração de princípios activos é superior à dos cremes de uso diário e potencia os efeitos do "tratamento". Enquanto os ingredientes agem na pele, as células absorvem os princípios activos que necessitam para repor a sua integridade diariamente afectada por factores agressivos, como o sol, poluição, impurezas, stress e, actualmente, utilização de máscaras. Para além de promover a retenção de água, devolvem a "humidade" natural à nossa pele.

Ah, mas eu tenho lá umas "encostadas" e raramente as uso porque tenho que as retirar ao fim de algum tempo e não tenho paciência...

Ora bem, existem algumas apresentações de máscaras hidratantes: temos máscaras em bisnaga/boião, em cápsula de café (é o nome, não há café dentro da embalagem #risos), em tecido, em hidrogel (parecem silicone) ou em unidose.

Efectivamente, o procedimento teórico é, em pele limpa, colocar uma quantidade da máscara em camada grossa, deixar actuar durante 10 a 15 minutos (em algumas, 20 minutos) e, ao fim desse tempo, retirar a máscara com água abundante até remoção completa da mesma.

Acredito que isto seja uma "seca" e, caso vocês não saibam, o segmento "máscaras" (de qualquer tipo) é dos segmentos menos vendidos da área de cosmética. Apesar de ultimamente termos tido um boom de novas máscaras, estas não são os produtos mais vendidos.

Assim, segue a primeira dica (que já dei aqui)

Esta dica é apenas válida para máscara hidratantes (ou que confirma luminosidade à pele ou anti-envelhecimento sem efeito flash). Em pele limpa, à noite (onde há uma maior actividade de renovação celular - que irei falar numa publicação mais à frente sobre este "fenómeno"), coloquem a máscara em camada fina (como se de um creme se tratasse) e durmam com ela. Não precisam de ficar à espera os 15 ou 20 minutos e vão ter resultados.

Se utilizarem uma máscara em tecido ou hidrogel, aí têm que utilizar a máscara durante os 15 minutos e depois fazer uma leve massagem para absorção do produto excedente. Aqui não há mesmo hipótese. Mas no caso anterior, porque não?

Segue a segunda dica (normalmente é assim que faço nos meus aconselhamentos)

Em pele limpa, esfoliam a vossa pele e, depois de retirarem o mesmo com água, colocam a máscara em camada fina e vão dormir. Posso dizer-vos que vão acordar com "pele de bebé". A pele fica suave, lisa e visivelmente hidratada.

Sei que algumas pessoas já adoptam este sistema por conselho meu e já me reportaram um retorno bastante positivo. Apesar de não ser assim a indicação por parte das marcas de como as utilizar, estas são algumas dicas de como podem usufruir dos benefícios das mesmas e não ficarem com a sensação "que deitaram dinheiro ao lixo".

Vamos ao momento mais "pessoal" do texto: as minhas favoritas

Eu sou aquelas pessoas que tem de experimentar mais do que uma vez para poder ter uma opinião formada relativamente a uma máscara.

Apesar de ser um produto com uma acção mais imediata que um creme "normal" que, por norma, devem esperar 28 dias (em média) para terem uma opinião mais formada - não acreditem em que diz o contrário, muito menos nas pessoas que fazem reviews extremamente completas dos produtos ao fim de 2 horas de utilização), tenho que experimentar mais do que uma vez.

Assim, vou apresentar-vos cinco sugestões de máscaras que resultam comigo e cuja experiência tem sido bastante positiva. Temos máscaras em hidrogel, máscaras em bisnaga e máscaras em tecido. Se quiserem que fale em alguma com mais detalhe, podem deixar nos comentários que faço review posteriormente aqui no blogue ou nos meus stories.


Dicas Para Combater A Pele Desidratada!

Neutrogena Hydro Boost Máscara Hidratante

Gostaram destas dicas? Que máscaras estão a usar? Qual a que gostavam de experimentar?

2 comentários:

  1. Dicas ótimas, só mostram como na nossa área há profissionais que realmente gostam do que fazem :) tenho por norma utilizar máscaras da Andrea Valomo inclusive, a marca tem uma máscara especifica para acalmar e regenerar a pele que não precisamos retirar, aplicamos com o procedimento normal, o que a pele não absorver fazemos uma ligeira massagem e aplicamos o protetor solar (caso seja de dia) caso seja a noite ficamos com ela e pronto (sem a parte chata do retirar)

    Um beijinho enorme **
    https://bauderecordacoes24.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras. De facto, esta parte da cosmética é uma área que me apaixona e me deixa entusiasmado e sempre curioso em saber mais. Não conheço essa de que falas, mas vou perder um tempinho para pesquisar mais informação sobre ela.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.