Produtos De Noite: Que Vantagens? Como Tirar Partido Deles?

Vamos falar de produtos cosméticos específicos para a noite?

Produtos De Noite: Que Vantagens? Como Tirar Partido Deles?

Neste texto, pretendo falar-vos de forma geral das suas características, a importância de utilizar um creme mais vocacionado ou formulado para ser utilizado à noite e ainda algumas diferenças entre os produtos para utilizar durante a noite e os de dia.

Começamos?


Como sabem, a nossa pele é o órgão mais extenso que temos e aquele que mais facilmente fica à mercê de agressões que não controlamos.

Assim, torna-se importante zelar pela "saúde" da nossa pele, tal como já referi imensas vezes aqui. Ter uma pele saudável é muito mais do que uma questão de estética, vaidade ou cuidar de "dentro para fora" (através de uma alimentação saudável, isenta de açúcar e gorduras trans e da ingestão regular de água). É também ter cuidados com os produtos que utilizamos na nossa pele.

Uma rotina de beleza eficaz é aquela que, em primeiro lugar, respeita o tipo de pele da pessoa e que e a sua correcta aplicação.

Apesar de muitas pessoas não verem necessidade de utilizar dois cremes diferentes durante o dia - e considerarem esta "estratégia" como uma ferramenta do Marketing - a verdade é que o efeito do creme de dia depende da aplicação do creme de noite e a eficácia deste está, de certa, forma refém da actuação do creme de dia. Assim, só existe uma opção possível: complementar as acções dos dois.

É durante a noite que existe uma maior actividade de renovação celular pelo que, se aplicarmos produtos que vão ajudar/reforçar essa acção, tanto melhor. Para além disso, como não iremos ter a acção do sol, podemos usar alguns ingredientes mais "fortes" e que são fotossensibilizantes, como por exemplo, os ácidos, retinol ou vitamina C pura.

Eu, por exemplo, na minha rotina matinal, dou mais primazia à hidratação e à seborregulação (Team pele oleosa aqui). De noite, dedico-me a algo mais direccionado para anti-envelhecimento - um sérum com acção regeneradora e reparadora e um "hidratante" com uma acção anti-rugas e anti-relaxamento. E não vejo mal nenhum nisso. E há imensas pessoas que fazem isso.

Mas, afinal, quais as vantagens em utilizar produtos específicos para noite?

- Mantém o rosto hidratado, o que vai ajudar de manhã na aplicação dos produtos de dia;
- Acalma o rosto dos factores externos que causaram durante o dia;
- O creme de noite estimula a produção de colagénio da nossa pele e pode ter acção anti-rugas e combater a flacidez cutânea;
- A pele fica mais macia e flexível;
- Nutre e ajuda na renovação das células;
- A pele absorve os ingredientes activos melhor à noite do que durante o dia (desde que a pele esteja bem limpa);
- O poder de regeneração celular da pele é maior à noite quando se está a dormir.

Que diferenças entre os produtos de dia e os de noite?

O creme de dia tem como principal função proteger a pele e criar uma espécie de barreira contra todos os agentes agressores com os quais o nosso rosto vai lidar ao longo do dia, como é o caso da radiação solar, poluição, stress, poeira, entre outros.

Este tipo de produtos não só vai actuar como agente protector, mas também como complemento à maquilhagem usada (sim, porque antes da maquilhagem, convém hidratarem bem a vossa pele). Para além de ser menos denso, fazendo com que penetre mais facilmente na pele, não compromete o uso de uma base de maquilhagem, quando utilizado o adequado ao nosso tipo de pele.

Já os produtos para serem aplicados de noite não têm tanto o intuito de proteger a pele, mas sim de a regenerar. É à noite que a pele melhor cuida de si mesma e os cremes nocturnos vão promover isso mesmo: uma maior hidratação, nutrição e cuidado.

Relativamente a texturas e velocidade de absorção, são produtos mais densos e de absorção mais lenta e, tal como já falei, anteriormente, é neste produto de noite que podemos encontrar ingredientes com uma acção mais forte, uma vez que não há o risco da exposição solar. Para além disso, a actividade das glândulas sebáceas encontra-se diminuía, pelo que não irá ser produzido tanto sebo e, consequentemente, oleosidade.

Por razões que certamente toda a gente entende, não são produtos com factor de protecção solar, pois não fazia sentido.

Notas importantes:

Seja de manhã como à noite, os produtos não irão ser tão eficazes se a pele não estiver limpa. Assim, depois de limparem a vossa pele com o produto mais adequado à mesma, aplicam o vosso creme de noite. Assim, a pele não terá obstáculos para os ingredientes do produto em questão e estes poderão penetrar mais eficientemente na pele e exercer a sua função, que é o motivo pela qual investimos neste tipo de produtos. Certo?

Seguidamente, apresento-vos alguns cremes específicos de noite. Grande parte deles tem acção anti-rugas, outros têm acção renovadora da pele, outros vão fazer como que um reset ao estado na nossa pele e outros são meramente nutritivos.

Produtos De Noite: Que Vantagens? Como Tirar Partido Deles?



E por aí? Utilizam produtos específicos para noite?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.