Protecção Solar: Que Opções Para Pele Oleosa?

Os dias de sol estão aí e, com eles, há que dar importância à protecção solar.

Protecção Solar: Que Opções Para Pele Oleosa?

Não é só na praia que apanhamos sol. Se fizermos exercício físico ao ar livre, uma caminhada, um passeio, ou até mesmo no nosso dia-a-dia, nas deslocações de carro ou se trabalharmos perto de uma janela, necessitamos de protecção solar. A pele do nosso rosto fica sempre exposta e há que tomar as devidas precauções.

Sabiam que...?

Se trabalharem ao lado de uma janela devem utilizar protector solar? Já falei aqui algumas vezes no blogue, mas existem estudos onde comparam os dois lados da face de uma pessoa que trabalha perto de uma janela. Um dos lados encontra-se mais envelhecido do que o outro.

A radiação solar passa através do vidro e atinge o nosso rosto. Uma falta de protecção, de forma contínua e repetitiva, leva a que, a longo prazo, haja foto-dano, ou seja, danos causados pelo sol - como é o caso das manchas, sinais e a pele mais enrugada, mais seca, irregular e mais baça.

E ninguém quer isso, certo?


Assim, e tendo em conta mais uma das sugestões que vocês me deram numa das minhas últimas sondagens no instagram, hoje venho falar-vos de protectores solares mais indicados para uma pele oleosa. Numa outra publicação irei falar de algumas opções indicadas para pele mais seca.

Uma pele oleosa é caracterizada por ter uma actividade exacerbada das glândulas sebáceas, levando a uma maior produção de sebo e, por conseguinte, um maior teor de oleosidade no nosso rosto. No inverno esta produção encontra-se um bocadinho menos activa, mas, no Verão, é muito comum termos mais oleosidade.

Protecção Solar: Que Opções Para Pele Oleosa?

Para além deste brilho, muitas vezes indesejado pelos "portadores" de pele oleosa, vem a formação de pontos brancos e pontos negros, poros dilatados (essa coisa "maravilhosa") e ainda uma tez irregular.

Indo directamente para o tema Protecção Solar e quais os produtos para pele oleosa, é aconselhável utilizar texturas leves, mais aquosas/fluídas. Uma pele oleosa não gosta de sentir "peso" na pele, pelo que se utilizarem uma textura mais em creme, vão sentir desconforto e isso vai ser razão para deixarem de utilizar o protector solar.

Para além disso, como uma pele oleosa desidrata facilmente, devem colocar o protector solar depois de hidratarem bem a vossa pele. Caso contrário, a vossa pele pode ficar protegida, mas fica desidratada e pode surgir algumas complicações.

Se de manhã vocês devem hidratar bem a vossa pele e depois colocar o protector solar, é de suma importância que à noite o removam. Isto porque de noite é quando existe uma maior actividade de renovação celular e não queremos dormir com uma pele suja. Para além de removerem o protector solar com a limpeza à noite, vão também remover a sujidade, excesso de sebo, poeiras e maquilhagem (se a utilizarem).

Resumindo...

Manhã: limpeza, hidratação, protecção solar.
Noite: limpeza, hidratação.

São passos básicos, mas essenciais para uma correcta manutenção e cuidado da nossa pele.

Seguidamente, apresento-vos cinco produtos que considero boas opções para uma pele oleosa. Tal como referi, são protectores solares com uma textura mais leve, alguns quase invisíveis e que vão dar conforto à vossa pele, enquanto a protegem. Nunca esquecer que devem renovar a protecção solar de duas horas se estiverem expostos ao sol o dia todo.

Protecção Solar: Que Opções Para Pele Oleosa?


E ficam aqui algumas sugestões para protegerem a vossa pele oleosa. Eu já usei todas elas, e tenho uma pele muito oleosa, pelo que vos posso garantir que vão sentir conforto. No entanto, como cada caso é um caso, a minha experiência pode ser diferente da vossa pelo que, se virem que não sentem conforto, não digam que o produto não funciona. O produto simplesmente não é o mais adequado para vocês.

E por aí? Dão importância à protecção solar?

6 comentários:

  1. Passos básicos, que fazem toda a diferença. E a nossa pele agradeço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente em relação à protecção solar, descurada por muitas pessoas durante o Inverno, por exemplo. A radiação existe e, por vezes, os índices de radiação UV são altos em dias de céu limpo no Inverno.

      Eliminar
  2. Olá, claro que sim :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post! Gosto imenso de saber sobre novos protetores e novas formulas! Estou a pensar fazer um destes agora para o verão!
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Algumas opções já existem no mercado há algum tempo. Simplesmente, juntei a minha experiência ao post e resultou nestas opções que resultaram muito bem comigo ;) Brevemente sairá um com texto para as peles mais secas.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.