Protecção Solar: Que Opções Para Peles Secas?

Depois de ter referido algumas sugestões de Protecção solar para peles oleosas, hoje é dia de falar das indicadas para peles mais secas.

Protecção Solar: Que Opções Para Peles Secas?

Uma pele seca, tal como podem imaginar, é uma pele cujo teor de água e de lípidos encontra-se diminuído. Para além de hidratação ser uma função "chave", a nutrição também poderá ser necessária, na maioria dos casos. Por norma, são peles cuja barreira cutânea se encontra comprometida, fazendo com que haja um aumento da perda insensível de água (PIA) pela pele e uma maior permeabilidade à entrada de substâncias que podem levar ao desenvolvimento de alguma tipo de intolerância ou alergia na pele.

Para além disso, é uma pele que, grande parte das vezes, "repuxa" e "pica" depois do banho e que desidrata facilmente. Mais ainda, é um tipo de pele que envelhece mais rapidamente que as peles mais oleosas, levando ao aparecimento de rugas finas e de expressão de forma mais fácil.

Assim sendo - e entrando agora no campo de protecção solar - os produtos escolhidos devem ter uma componente nutritiva, sendo as texturas favoritas aquelas em creme. Claro está que o protector solar, por si só, não hidrata verdadeiramente a pele, pelo que é necessário colocar um creme hidratante indicado para peles secas antes do protector solar (a questão de ter ou não cor - e as diversas cores dentro de uma marca - é uma questão de gosto pessoal).

Também de extrema importância é a remoção dos filtros solares à noite. Tal como numa pele oleosa (assim como nas demais tipologias), de manhã, idealmente: limpeza, hidratação, protecção solar; de noite: limpeza, hidratação. Assim, conseguimos manter um bom equilíbrio na nossa pele e ajudamos a que a mesma se mantenha saudável.

Algumas notas:

Primeira: a protecção solar deve ser colocada durante o ano inteiro - Inverno, incluído. Mesmo nos dias em que o céu se encontra encoberto, há radiação que passa e que, a longo prazo, causa danos na nossa pele, sejam eles manchas castanhas, rugas, pele desidratada ou tez irregular.

Segunda: os produtos hidratantes com factor de protecção solar apenas conferem protecção para a radiação UVB e não para as restantes - UVA, infravermelhos e luz visível. Para além disso, não são tão hidratantes quanto um hidratante propriamente dito (passo a redundância, mas acho que conseguem compreender o que quero dizer).

Terceira: no caso de maquilhagem com factor de protecção solar (para quem utiliza maquilhagem), esta não dispensa o uso de um protector solar debaixo da mesma.

Vamos às sugestões:

Contrariamente às sugestões para pele oleosa, eu nunca tive "necessidade" de utilizar um protector solar indicado para peles secas, uma vez que tenho pele oleosa. Assim, as nove sugestões que vos apresento no texto de hoje são com base a minha experiência profissional e feedback de pessoas que já experimentaram e gostaram.

Protecção Solar: Que Opções Para Peles Secas?


Peles secas: acusem-se! Que protecção solar utilizam?

2 comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.