Argilas Na Cosmética: Como As Distinguir? Qual Utilizar?

Quem nunca viu produtos cosméticos com argilas na sua composição?

Argilas Na Cosmética: Como As Distinguir? Qual Utilizar?

Hoje o texto é sobre isto mesmo: os tipos de argilas que existem, as suas diferenças e benefícios para a nossa pele, bem como as suas aplicações. Sim, porque cada argila tem as suas especificidades e, devido a isso, diferentes "alvos" no que diz respeito aos tipos e estados da nossa pele.

Vamos lá?


As argilas são naturalmente cicatrizantes, regeneradoras e calmantes, sendo uma boa solução para todos os tipos de peles, mesmo as mais sensíveis, ou com problemas, como as peles acneicas, envelhecidas ou fotoenvelhecidas.

Qual a sua composição?

A argila é composta por um conjunto de minerais, como o cálcio, magnésio, sódio, potássio, e oligoelementos, como o silício, boro, alumínio, ferro, titânio, cobre, selénio, zinco, lítio, manganês e níquel. As proporções destes elementos variam conforme a origem da argila e são responsáveis pelas acções terapêuticas.

Haverá algum aspecto em comum em todas elas?

Sim. Todas apresentam uma elevada percentagem de sílica e alumínio - o que explica as suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antitérmicas e absorventes. A sua riqueza em electrões livres dota as argilas de características muito reactivas e energéticas.

Para além disso, apresentam as seguintes propriedades:
- Activadoras do metabolismo, devido às trocas energéticas entre os electrões livres;
- Anti-inflamatórias, por reduzirem edemas e inflamações;
- Antioxidantes, por anularem os radicais livres;
- Purificadoras da pele e do organismo.

Vantagens na cosmética

Tendo em conta as suas capacidades terapêuticas, a argila passou a ser incluída em várias marcas cosméticas conceituadas. Quando usadas como ingredientes inorgânicos cosméticos são mais trituradas e sujeitas a processos de purificação (consegue-se entender este fenómeno) para remoção de eventuais impurezas que possam conter. A actividade da argila começa quando esta é humedecida. Pode ser usada quente ou fria, dependente do efeito final desejado - regenerador ou calmante.

Para além disso, são excelentes opções para máscaras faciais ou corporais em concentrações que podem atingir os 40%, tornando-se uma boa solução para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis. Quando adicionadas como ingredientes cosméticos numa máscara de rosto, por exemplo, funcionam, simultaneamente, como esfoliante e máscara

Argilas Na Cosmética: Como As Distinguir? Qual Utilizar?

As máscaras de argila servem para limpar, nutrir e revitalizar a pele através da eliminação de toxinas, estimulação da microcirculação e pelas suas características queratolíticas. Também podem acalmar e hidratar. Tudo depende do tipo de argila e dos ingredientes que lhe são adicionados.


Tipos de argilas

Tal como já referi, a prevalência de um determinado elemento mineral na argila determina a sua coloração final e o tipo de indicação. A natureza oferece-nos diversas colorações de argilas. São elas:

Argila Branca

Tipo de argila mais suave. Rica em alumínio e silício, possui um pH muito próximo da pele. A sua riqueza nestes dois componentes conferem-lhe elevadas propriedades cicatrizantes, reduz processos inflamatórios, é remineralizante e ajuda a clarear manchas. Para além disso, aumenta a tonicidade dos tecidos.

Promove ainda uma esfoliação suave: é a que menos absorve as toxinas pele. Indicada para peles sensíveis e secas. No entanto, pode ser usada em peles oleosas, de forma diária, pois absorve a oleosidade em excesso sem desidratar a pele.

Argila Rosa

É uma argila delicada e mais fina. Composta por 50% de sílica e muito rica em óxido de alumínio e dióxido de titânio. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes, aumentando a circulação sanguínea, razão pela qual ser uma boa opção para o rosto, pois melhora a luminosidade natural da pele e restitui a vitalidade perdida.

No corpo, aumenta a circulação sanguínea, absorve toxinas, ajuda nos edemas e hidrata a pele. Assim, é escolhida como um dos ingredientes em formulações para eliminar gordura localizada e celulite. Para além disso, as suas características queratolíticas auxiliam a penetração de outros ingredientes adicionados à argila rosa.

Uma argila indicada para peles desidratadas e delicadas, com rosácea, peles cansadas e sem viço e ainda peles maduras.

Argila Verde

A mais conhecida, certo? A sua coloração verde deve-se à presença de mais de 60% de sílica, óxido de potássio e óxido de ferro, associados ao magnésio, cálcio, sódio e óxido de alumínio. Estes últimos encontram-se em concentrações mais baixas.

Possui um pH neutro para a pele e é um excelente absorvente de toxinas, pelo que é uma boa opção como ingrediente desintoxicante. Combate edemas, é analgésica, cicatrizante e antisséptica. Por esta razão, é usada em peles oleosas para "secar" a secreção sebácea, reduzir a inflamação e controlar a hiperqueratinização.

Argila Vermelha

Uma argila bastante rica em hematite, ou seja, uma molécula composta por óxido de ferro, importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada.

Uma argila bastante utilizada em cuidados anti-envelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade da pele e a microcirculação. É energizante e suavizante, e ainda promove uma microabrasão (peeling suave).

Para o corpo também é muito eficaz, visto exercer um efeito tensor nos tecidos flácidos. Não absorve tantas toxinas quanto a argila verde. No entanto, a sua composição promove o queimar de gorduras localizadas. Especialmente indicada para pele envelhecida, por também ser utilizada em peles sensíveis, com couperose e avermelhadas.

Argila Preta

Apresenta uma elevada percentagem de magnetite, ou seja, tal como a argila vermelha, apresenta uma elevada percentagem de ferro, mas numa apresentação molecular diferente e, por isso, terá propriedades ligeiramente diferentes. É uma argila rara, mas com inúmeras vantagens e muito terapêutica. Pode ser utilizada para fins medicinais e é muito oxigenante e reactiva.

Tem uma acção anti-inflamatória, absorvente e relaxante. Para além disso, tem ainda actividade estimulante, antisséptica, redutora e adstringente. Deve ser aplicada no rosto e corpo em peles maduras para aumentar a circulação sanguínea, acelerar a renovação celular e estimular as fibras de colagénio.

É um ingrediente de excelência com acção rejuvenescedora do rosto e do corpo, diminuindo o aspecto das rugas e linhas de expressão, Pode também ser utilizada em situações de eczemas e fungos na pele, estando "indicado" para todos os tipos de peles.

Argila Cinzenta

Contém aproximadamente 60& de silício e outros minerais, como sódio, magnésio e a sílica cristalina que dão a esta argila propriedades únicas. Tem um pH mais alcalino e tem uma excelente acção esfoliante. Hidrata e estimula a síntese das fibras de colagénio devido ao magnésio.

Eficaz em edemas e a absorver toxinas, a sua elevada percentagem de silício contribui para aumentar a firmeza da pele. É indicada para cuidados de rejuvenescimento da pele e indicada para peles oleosas, envelhecidas, com manchas e desvitalizadas.

As argilas podem ser misturadas com outros "produtos"?

Sim, podem. Por exemplo, com óleos essenciais. O ideal para qualquer tipo de produto cosmético é a junção de vários tipos de argilas com outras substâncias activas fortes. Para potenciar os efeitos terapêuticos das argilas, podem ser adicionados princípios activos de plantas, flores, resinas e raízes sob a forma de óleos essenciais destilados, óleo-resinas ou óleos em absoluto.

O resultado é o sinergismo perfeito: uma combinação e potenciação dos resultados da energia da terra com a energia das plantas. Assim, as características atrás referidas dos minerais e oligoelementos podem ser potenciadas com a junção de moléculas químicas orgânicas que compõem estes óleos, como as cetonas, ésteres, terpenos, álcoois, aldeídos, entre outros. Sendo moléculas muito pequenas e voláteis, penetram rapidamente na nossa pele, intensificando a acção das argilas.

E aqui está um pequeno texto ("pequeno", entenda-se #risos) sobre as argilas, as suas propriedades, bem como as diferenças entre cada uma delas. Confesso que só utilizei (e utilizo) a argila verde porque tenho pele oleosa e necessito de fazer uma "cura" com esta argila uma vez por mês.

E vocês? Conheciam esta variedade de argilas? Já utilizaram alguma?

2 comentários:

  1. Cheguei a usar argila verde algumas vezes :)
    Embora conhece outras, estava longe de saber todas estas particularidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda existem mais. Eu apenas referi as mais conhecidas e utilizadas ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.