Q10 | Como Retardar O Envelhecimento Cutâneo?

Hoje vamos falar de suplementação com Q10 e os seus benefícios!

Q10 | Como Retardar O Envelhecimento Cutâneo?

Q10? Mas o que é isso, Ricardo?


Calma que eu vou explicar tudo. Acho que toda a gente já ouviu falar do Q10 e até já viu alguns cosméticos com este ativo na sua fórmula. Lembro-me agora da Cien e da Nivea, por exemplo, que têm produtos onde o Q10 é chave.

Mas não é de produtos cosméticos que vos venho falar hoje, mas sim de uma forma de complementar os mesmos. Como, perguntam vocês? Suplementando com Q10!

O que é o Q10?

O Q10 não é mais do que uma coenzima envolvida na produção de energia celular e na proteção das células. Tal como já referi, há muitos produtos cosméticos com Q10 que se pensa retardar o envelhecimento da pele. No entanto, e até há pouco tempo, eram poucos os dados disponíveis que comprovassem o efeito do Q10 na pele.

Q10 | Como Retardar O Envelhecimento Cutâneo?

Queremos manter a nossa aparência jovem o maior tempo possível. Aliás, quantas pessoas vocês não conhecem que gastam "rios de dinheiro" à procura daquele produto "milagroso" que vai rejuvenescer a pele em segundos? Pois bem, meus amigos, posso-vos dizer que não há produtos milagrosos. E, mesmo optando por intervenções estéticas, não há uma injeção milagrosa de aplicação única que vos vai manter jovens eternamente.

Então, o que se pode fazer?

Aceitar o envelhecimento normal da nossa pele, aceitar a idade e procurar soluções anti-envelhecimento mais naturais, como por exemplo o Q10, que aumenta os níveis de energia sem causar efeitos secundários.

NOTA: o Q10 é o combustível das nossas células. Da mesma forma que um carro precisa de gasolina ou gasóleo para andar, o Q10 serve de combustível para as nossas células, fazendo com que as mesmas possam efetuas as suas funções corretamente.

Que benefícios para a pele?

Um grupo de investigadores estudou os possíveis benefícios da suplementação com Q10 e os seus efeitos na pele. Depois de dividirem os voluntários em diversos grupos e fazerem as devidas comparações entre eles (eu podia estar aqui com palavreado demasiado técnico, mas acho que vocês não iam gostar e podiam ficar "perdidos" no meio de tanto termo científico), os investigadores constataram que a suplementação de Q10 levou aos seguintes resultados:

- Menor alteração sazonal da elasticidade da pele;
- Menor número de vincos na pele;
- Menor número de rugas;
- Aumento da maciez da pele.

No entanto, esta mesma suplementação não teve qualquer influência significativa na hidratação ou espessura da pele. Mais ainda, este estudo foi feito em 2016.

Serão todos os suplementos iguais?

O importante é optar por um de qualidade superior. Existem duas formas de Q10: uma é denominada ubiquinona e a outra ubiquinol. Ambas participam no metabolismo energético nas células, mas só o ubiquinol tem também uma função antioxidante.

Num processo enzimático (dependente de selénio), o Q10 transforma-se alternadamente numa e noutra forma, consoante as necessidades que o nosso organismo apresenta. Mesmo existindo esta alteração constante, é indiferente qual das formas iremos tomar. O mais importante é que haja uma boa biodisponibilidade e uma comprovada absorção de Q10.

Qual a razão do efeito positivo do Q10 na nossa pele?

Primeiramente, o Q10 contribui para a renovação energética e o rejuvenescimento celular. Depois, o Q10 é um antioxidante único e muito potente que protege as células contra os radicais livres, que não são benéficos para a nossa pele. A quantidade de radicais livres aumenta com a idade e também se agrava com outros fatores, nomeadamente tabagismo, álcool, inflamação e stress. Por último o Q10 contribui para um sistema circulatório em boas condições, capaz de levar os nutrientes para as células e eliminar as toxinas e os resíduos.

Mas nem tudo é "um mar de rosas"...

Nós produzimos o nosso próprio Q10, mas, à medida que envelhecemos, esta produção endógena (interna, vá) diminui. Daí fazer sentido adicionar Q10 aos produtos cosméticos com ação preventiva do envelhecimento cutâneo.

No entanto (e isto é muito importante), para haver resultados, o Q10 tem de chegar às células e a quantidade de Q10 que consegue penetrar na pele e entrar nas células da nossa pele é muito pequena. Se quisermos que o Q10 faça a diferença, temos que o ingerir ou através de alimentos ou então através de suplementos alimentares.

Como todas as outras células que existem no nosso organismo, as células da nossa pele abrandam e funcional mal quando têm falta de Q10. Além disso, aumentar a ingestão de Q10 pode melhorar a renovação energética, ajudando a manter as células cutâneas jovens. O Q10 é um antioxidante lipossolúvel importante que está ativo no interior das células. Tal como a vitamina C, o Q10 consegue reparar e reciclar a vitamina E deterioradas pelos radicais livres.

Onde podemos encontrar Q10?

Carne, vísceras, peixe, frutos secos, sementes e hortaliças.

Quantidade diária recomendada:

30 a 100 mg

Que suplemento recomendas, Ricardo?

Eu já uso Q10 há alguns anos a fim de dar energia ao meu organismo. Sinto que, quando ando alguns dias a dormir mal, o Q10 ajuda-me a "aguentar" o dia, principalmente em dias de treinos no ginásio. Tomo um comprimido de 100 mg de manhã, todos os dias e posso-vos dizer que o resultado é melhor que o da cafeína.

Se vocês tomarem um café, a cafeína irá fazer com que haja um pico imediato de energia e esse valor baixa logo a seguir. Com o Q10, sentem um valor mais ou menos constante de energia ao longo do dia. Para além disso, o Q10 também tem um efeito positivo nas células do nosso coração, mas isso são outras histórias.

Q10 | Como Retardar O Envelhecimento Cutâneo?

Aquele que uso, e acreditem que não digo isto porque este texto é fruto de uma #parceria com a Pharma Nord Portugal, é o BioActivo Q10 que possui ubiquinona combinada com vitamina B2 que contribui para o metabolismo normal de produção de energia e redução do cansaço. Para além disso, o Q10 encontra-se dissolvido numa mistura única de óleo vegetal para uma absorção elevada.

NOTA: os suplementos alimentares não dispensam uma alimentação equilibrada do ponto de vista nutricional. Este suplementos não está recomendado nas primeiras 20 semanas de gravidez e amamentação.

Já conheciam o Q10? Já tomam?

2 comentários:

  1. Excelente informação, não conhecia as finalidades do Q10 mas parece um bom aliado 👌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. De facto, o Q10 é uma coenzima bastante completa e tem acção em diversos órgãos. Aqui abordei apenas os benefícios para a pele, mas se pensarmos nas células cardíacas, estas também beneficiam imenso com a suplementação com Q10. Aliás, existe um extenso estudo nesse sentido.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.