Dupla Limpeza Da Pele: Como A Fazer?

Toda a gente já falou da técnica de dupla limpeza, mas eu vou dar o meu contributo.

Dupla Limpeza Da Pele: Como A Fazer?

Para quem não está a par deste conceito de "Double Cleansing", esta é uma prática adotada dos rituais de beleza coreanos em que, tal como o nome indica, são utilizados dois produtos de limpeza no nosso rosto. Por norma, é um ritual que se faz à noite, pois é quando temos mais impurezas "e tralha" acumuladas na nossa pele.

Também é aquela coisa que, pessoas preguiçosas para utilizarem um ÚNICO produto de limpeza, muito provavelmente, não irão adotar esta técnica, certo? Faz sentido este raciocínio, não?

Mas, então, o que é isto?

Sumariamente, é utilizar um produto de base oleosa seguido de um com base aquosa. Na "fase oleosa" usam-se os bálsamos-em-óleo, as geleias-em-óleo ou os óleos de limpeza propriamente ditos e, na "fase aquosa", usa-se o produto de limpeza "habitual" - ou os mais comuns, tipo leites, geles, espumas, entre outros.

Fase Oleosa: o que remove?

Neste passo da dupla limpeza, é onde o FPS dos protetores solares são dissolvidos, a maquilhagem "derretida", sebo em excesso e outro tipo de impurezas solúveis em óleo - lipossolúveis - são removidos.

Normalmente, o produto de limpeza é aplicado em pele seca, são colocadas algumas gotas de água até o produto se tornar numa emulsão, movimentos circulares e de pressão suave pelo rosto e depois enxaguar abundantemente com água tépida. Podem ver mais abaixo os produtos que aconselho e acho apropriados para utilizarem neste passo.

NOTA 1: água tépida é água morna. Nem muito quente (eu sei, Inverno. Está frio, mas a vossa pele não tem que sofrer), nem muito fria (até sabe bem não utilizarem água fria para não "congelarem" o rosto, certo?).

NOTA 2: movimentos com pressão suave. A vossa cara não é o fundo de uma panela com gordura encrustada que vocês precisem esfregar o vosso rosto com se os vossos dedos fossem um esfregão de arame. Por favor, não façam isto. É aplicar o produto e "fazer cafuné" na vossa pele. Ela vai agradecer no futuro.

NOTA 3: este primeiro passo deverá ser feito depois de removerem a maquilhagem de olhos. Posso, futuramente, elaborar um texto da correcta utilização do desmaquilhante de olhos, se pretenderem.

Dupla Limpeza Da Pele: Como A Fazer?


E na Fase Aquosa removemos...

Tudo o que seja poeiras, sujidade, detritos e outras porcarias que sejam solúveis em água, ou seja, hidrossolúveis. Para além disso, iremos finalizar a limpeza e ainda remover restos de produto que possam ter ficado na nossa pele do passo anterior da dupla limpeza.

Aqui, utilizam os produtos que se adaptam ao vosso tipo e estado de pele, seja ele um leite, uma mousse de limpeza, um gel ou uma água micelar (se bem que, nesta última, não seria o produto que recomendaria, sinceramente)

NOTA 4: com ou sem enxaguamento, há que respeitar o tipo de produto que vocês têm nas mãos e utilizarem-no de acordo com as indicações que vêm nele descritas.

Dupla Limpeza Da Pele: Como A Fazer?


Como passo final da dupla limpeza - e se assim o entenderem e virem necessidade - poderão finalizar com um tónico para equilibrar o pH da vossa pele, ou seja, diminuir o pH da vossa pele para o "normal".

Oh Ricardo, mas não vão imensos produtos?

Pode parecer muito utilizar dois produtos de limpeza, mas, se vocês utilizarem maquilhagens muito "carregadas" e com imensos produtos, acho que é conveniente apostarem numa dupla limpeza. Claro está com produtos adequados e, mais uma vez, adaptados ao tipo e estado da vossa pele.

E se eu ficar em casa e/ou não me maquilhar?

Aí, meus amigos, sou o primeiro a dizer-vos que não vale a pena fazer a dupla limpeza. Não é necessário. Poderão utilizar o vosso produto de limpeza habitual (o que utilizam de manhã e que corresponde ao produto utilizado na fase aquosa). Por vezes, "menos é mais" e limpezas demasiado agressivas podem trazer mais malefícios que benefícios para a nossa pele.

Vão por mim!


Aqui está um breve resumo e breve explicação do que consiste esta técnica. É uma técnica que utilizo pontualmente (não me maquilho, mas às vezes a minha pele chega ao final do dia "numa lástima" de tanta oleosidade que tem que sinto necessidade de praticar esta técnica). Quem nunca utilizou, tem aqui um pequeno guia. Se tiverem mais dúvidas, é questão de deixarem nos vossos comentários ou enviaram mensagem pelo instagram.

Quem aí já é adepto da dupla limpeza?

2 comentários:

  1. Hello :)
    Confesso que gostava de experimentar, mas tu sabes a aversão que tenho a produtos oleosos...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era algo que também me fazia confusão, mas, aos poucos, fui-me habituando e começo a ver resultados ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.