5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

Quem precisa de dicas para cuidar de um cabelo com caracóis?

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

O texto de hoje traz uma convidada - a Liliana Pereira. A Liliana foi minha colega na Pós-Graduação em Cosmetologia Avançada que tirei este ano e é mentora do projeto Caracóis Saudáveis - uma plataforma online que pretende divulgar informação sobre cuidados de cabelo com caracóis e promover a aceitação do cabelo natural.

Vão poder encontrar 5 dicas essenciais e importantes para terem uns caracóis bonitos e bem cuidados. Certamente, o texto irá ajudar muitos de vocês.

Vamos lá?


Existem diferentes tipos de caracóis, dependendo da sua forma - ondulados, encaracolados e crespos - todos eles lindos e maravilhosos. Nas embalagens de produtos capilares, é comum ver a distinção do tipo de caracol com uma classificação com números e letras, dependendo da sua forma (ver imagem abaixo).

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis
Tipo 1 - Liso; Tipo 2 - Ondulado; Tipo 3 - Encaracolado; Tipo 4 - Crespo

A maior parte da população mundial não tem o cabelo liso (Tipo 1), apesar de muitas pessoas acharem que sim. Estas são aquelas que sentem necessidade de alisar ou esticar diariamente, ou que acham que têm um cabelo "liso com jeitos". O cabelo com caracóis não é um mistério, mas, infelizmente, ainda há muitas pessoas que não sabem cuidar do seu cabelo.

São das pessoas que se queixam dos seus caracóis, que preferem esticar/alisar ou relaxar o seu cabelo porque não sabem cuidar do mesmo? Então este texto é para vocês! Com estas dicas, irão conseguir cuidar do vosso cabelo em casa com excelentes resultados e, espero, passarem a aceitar o vosso cabelo natural!

1 - Escolha do champô

Este deve ser escolhido de acordo com as características do vosso couro cabeludo - oleoso, seco ou normal - mas que seja um champô gentil, ou seja, que limpe sem deixar o cabelo demasiado seco. O cabelo com caracóis tem tendência a ficar mais seco. Esta característica está relacionada com o formato do fio de cabelo e da consequente dificuldade para a oleosidade natural "descer" até às pontas, mesmo para quem tem couro cabeludo oleoso.

Mas sabiam que também é possível lavar o cabelo sem usar champô? Isso mesmo! Como? Com recurso ao Cowash que significa Conditioner Washing ou lavagem com condicionador. Esta lavagem não pode ser realizada com qualquer condicionador e existem alguns especificamente desenhados para esta função. Também é preciso massajar bem o couro cabeludo para garantir uma boa limpeza.

Esta técnica de lavagem foi iniciada por Lorraine Massey, a cabeleireira que criou o Método Curly Girl. Apesar do nome, este método pode ser usado em caracóis masculinos, ok? O livro Curly Girl: The Handbook teve a sua primeira edição publicada há quase 20 anos, traduzido em variadas línguas e reúne um conjunto de cuidados que já ajudaram muitos milhares de pessoas pelo Mundo. É a bíblia dos cuidados de cabelo de caracóis!

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis
Liliana Pereira com Lorraine Massey

Adivinhem quem teve oportunidade de conhecer a "Rainha dos Caracóis" e se esqueceu de levar consigo o livro para um autógrafo? Sim... Eu (Liliana) mesma!

2 - Apostar na hidratação

A hidratação começa na escolha do produto de limpeza gentil, conforme falado na dica anterior, e continua no cuidado de comprimento e pontas, com recurso a um bom condicionador e, uma a duas vezes por semana, uma máscara. Para além disso, um produto cremoso de finalização (creme de pentear, leave-in conditioner, ativador de caracóis, entre outros) ajuda a manter o cabelo hidratado entre lavagens.

Marilyn Monroe dizia Diamonds are a girl's best friend, mas, se ela pensasse nos seus caracóis, diria que o condicionador é que era!

Com um bom condicionador podem fazer uma rotina capilar completa - lavar, tratar e finalizar o cabelo. Para a função de finalizar, este apenas é necessário se se tratar de um condicionador leave-in ou sem enxaguamento, já que permanecerá no cabelo até à próxima lavagem.

Não é de um dia para o outro, mas o vosso cabelo irá ficar cada vez mais hidratado e ficarão a conhecer o potencial do mesmo. Na imagem seguinte, conseguem ver a minha (Liliana) evolução ao longo de dois anos e meio a cuidar do meu cabelo conforme ele merece.

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

3 - Não pentear o cabelo seco

Se querem ter caracóis definidos, penteiem somente no banho, com bastante água e condicionador ou máscara. Esta é a melhor altura para se desembaraçar o cabelo, usando, preferencialmente, os dedos. Com calma, comecem pelas pontas e vão subindo, à medida que o forem desembaraçando.

Não precisam de desembaraçar/pentear o cabelo nos dias em que não lavam. Humedeçam apenas as mãos e amassem-no. Experimentem! Se quiserem, podem adicionar mais um pouco de produto cremoso sem enxaguamento.

4 - Experimentar técnicas de finalização

A forma como finalizam o cabelo influencia o resultado que obtêm. Podem trabalhar para ter mais definição ou volume, conforme a vossa paciência.

A finalização base costuma ser realizada com um produto cremoso desenhado para esse fim, conforme explicado na Dica 2. Mas, se quiserem mais definição, podem adicionar à vossa rotina capilar um produto de fixação (gel, gelatina, espuma, etc...), por exemplo.

A forma como aplicam o produto faz toda a diferença! O YouTube é um mundo de informação com demonstrações de diferentes técnicas de aplicação de produtos, com o intuito de se obter diferentes resultados. Aqui o segredo é experimentarem para perceber quais as vossas favoritas.

Deixo o exemplo do Método da Tigela no nosso canal do YouTube e algumas palavras de pesquisa: ranking, squish to condish, super soaker, fitagem, dedoliss. Um mundo novo, eu sei!

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

5 - Secagem adequada do cabelo

A secagem do cabelo começa pela escolha da toalha usada para retirar o excesso de água do cabelo. A toalha turca é muito eficiente a retirar a água, MAS os caracóis não beneficiam dessa característica. As alternativas mais usadas são a t-shirt ou a toalha de microfibra.

Já agora, não esfreguem o cabelo para retirar o excesso de água. Em vez disso, experimentem amassar. de baixo para cima, com a toalha/t-shirt. Esta técnica é designada por Microplopping (outra palavra para pesquisarem no YouTube).

Evitem fontes de calor para secar o cabelo. A forma mais gentil de secar o cabelo é "ao natural", mas isso não significa que não seja possível usar secador de forma a beneficiar o resultado e o cabelo.

Então, como fazê-lo?


Usem um secador que permita controlar a velocidade do ar e a temperatura para poderem regular tudo no mínimo. A temperatura baixa não danifica o cabelo e a velocidade baixa permite terem uma boa definição dos vossos caracóis. O acessório "Rei" será o difusor para conseguirem moldar os vossos caracóis a gosto, conforme a técnica utilizada.

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

Se quiserem ter acesso a mais dicas, saber que produtos e técnicas usar, aprender com a experiência de outras pessoas, juntem-se à maior comunidade portuguesa de caracóis - Caracóis Saudáveis. Também nos podem seguir no FacebookInstagramYouTube e TikTok e terem ajuda personalizada com uma sessão de consultoria.

5 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Caracóis

E terminamos, assim, este texto com algumas dicas para cuidarem dos vossos cabelos com caracóis. Espero que tenham gostado deste texto e de conhecer a Liliana. Também espero que se juntem à comunidade e que usufruam das dicas que eles partilham.

Quem daí tem cabelos com caracóis? Gostaram destas dicas?

12 comentários:

  1. Tenho o cabelo liso, 1 ou 2A nessa imagem diria eu, e sempre achei que tinha desvantagens ter o cabelo liso e que adorava ter caracóis, mas também me apercebi que, de certa forma, ter caracóis dá muito mais trabalho ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu tenho o cabelo ondulado e estico com o secador (dentro do possível) porque não gosto de caracóis, mas ao ler este texto, consigo perceber que eu tenho um trabalho bem simples com o meu cabelo eheh

      Eliminar
  2. Aqui estou eu, na primeira fila, a absorver cada informação, já que tenho cabelo encaracolado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segue a Liliana no Instagram (@caracoissaudaveis) ou junta-te à comunidade deles no Facebook. eles dão bastantes dicas ;) Certamente, te irão ser bem úteis!

      Eliminar
  3. Óptimas dicas principalmente porque o elemento feminino do casal está a pensar seriamente em fazer caracóis para mudar o visual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui é mais pessoas com caracóis "naturais" no cabelo, mas acredito que também te possam ajudar a manter os caracóis ;)

      Eliminar
  4. Hello :)
    Não sou pessoa com cabelo encaracolado, mas confesso que adoro saber estas coisas. E lá está, sempre conteúdo mega útil.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras! Eu já conhecia algumas dicas, mas a da t-shirt foi nova para mim xD

      Eliminar
  5. Eu tenho um famoso "pelo de rato"2B... o que tenho feito, especialmente desde que estou em casa, é apostar na hidratação e tenho recebido elogios! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cabelo hidratado é um cabelo visivelmente bonito e bem diferente. O mais importante e saber cuidar do nosso cabelo! ;)

      Eliminar
  6. Gostei muito do artigo. Infelizmente, o meu cabelo é do mais liso que existe. Se quiser caracóis que durem, tenho que usar laca (que detesto) em proporções épicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado como as pessoas com cabelo liso querem o cabelo encaracolado e as pessoas com cabelo encaracolado o querem liso :D
      O meu é ondulado, mas dou um jeito com o secador todos os dias depois do banho. Quem sabe um dia, não assuma os meus caracóis?
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.