3 Cuidados De Beleza Que Gostava De Ter Começado Mais Cedo!

Uma pessoa nem sempre teve cuidados com a sua pele e cabelo.

3 Cuidados De Beleza Que Gostava De Ter Começado Mais Cedo!

Confesso que só aos 21 anos, mais ou menos, quando me foi diagnosticada a Alopecia Androgenética, é que comecei a ser mais consistente e a ter mais cuidados com a minha pele e cabelo. Até lá, e tal como já referi aqui no blogue, aos 14 comprei o meu produto hidratante de rosto e, depois de ter terminado essa embalagem, a única coisa que colocava na cara era o bálsamo pós-barbear.

Sim, eu comecei a desfazer a minha barba aos 13 anos.


Mas não é disso que vamos falar hoje, Hoje, irei dar-vos a conhecer 3 cuidados/hábitos que gostava de ter começado mais cedo. Se estou arrependido por não os ter começado mais cedo? Não. Apenas gostava, sabendo o que sei hoje (sempre aquela frase bastante clichê), de os ter começado mais cedo.

Vamos lá?


Usar protetor solar todos os dias

Algo que me "farto" de dizer aos meus clientes de Consultoria é isto: utilizem protetor solar todos os dias, religiosamente, como se de um remédio se tratasse. Um dos cuidados que toda a gente deve ter. É o melhor produto preventivo do envelhecimento cutâneo e a vossa pele só tem a agradecer por isso - previnem o aparecimento de manchas solares, a flacidez cutânea, a tez irregular, entre outras coisas.

Aqui foi algo que comecei a utilizar há pouco mais de 10 anos, mas, faça chuva ou faça sol, esteja na rua, a passear de carro ou a trabalhar perto de uma janela ou enquanto "faço praia" - uma vez que há radiação que passa sempre e nos atinge - é utilizar protetor solar diariamente. Já experimentei vários produtos, diferentes texturas, mas há sempre aqueles que volto a comprar porque simplesmente gosto.

Hidratar a pele

Ora bem, tendo em conta que "demorei" 14 anos a comprar um hidratante para o rosto e depois fiquei 7 anos a hidratar só metade da minha cara (bálsamo pós-barbear era apenas usado na zona onde tinha barba, certo?), sinto que, por vezes, a minha pele esfolava. Para além disso, como tomava banho com água mais para o quente - outro erro!! - era a "receita" ideal para estragar e desidratar a pele em segundos. Imaginem em dias frios como o Inverno. A minha pele andava uma porcaria, não tinha qualquer tipo de cuidados, mas achava que estava tudo bem.

Mas não!!!!


NOTA: utilizem sempre protetor solar. Mesmo que achem que utilizar cuidado hidratante e protetor solar por cima possa não vos deixar com a pele "confortável" ou ficar "pesada", é preferível utilizar uma textura mais leve no protetor solar - e um cuidado hidratante antes deste adaptado ao vosso tipo de pele - do que utilizar um protetor solar mais cremoso com a desculpa de "ah e tal assim é um cuidado 2 em 1".

Não façam isto. É o meu conselho.


Ah e aqueles produtos hidratantes que têm FPS, Ricardo?

Excelente questão. Esses (na sua grande maioria) têm apenas proteção contra a radiação UVB. Não são produtos que vos confiram proteção de largo espectro, por isso, a meu ver, prefiro aconselhar-vos a utilizar um cuidado hidratante adaptado ao vosso tipo de pele e depois colocarem protetor solar por cima.

Prevenção da queda de cabelo

Aos 18 anos comecei a ter queda de cabelo. Pensava eu que era algo reacional, então a minha Mãe comprou-me umas ampolas para eu utilizar alguns dias por semana. Durante a primeira semana, fazia direitinho. Depois desleixava-me até que, aos 21, depois de acordar vários dias com imensos fios de cabelo na almofada, os meus pais e eu achamos, por bem, marcar uma consulta na médica dermatologista e foi-me diagnosticado Alopecia Androgenética.

Desde então, estou a ser medicado para contrariar a parte hormonal desta doença (apesar de não ser limitativa, é considerada uma doença pela OMS). A parte genética também já a controlei, mas agora sou super zeloso com o meu cabelo e utilizo bastantes produtos (todos eles necessários e adaptados às necessidades do mesmo) e a minha queda reduziu substancialmente.

Confesso que, se tivesse dado mais atenção ao meu problema - mais cedo também - provavelmente o meu cabelo não teria caído assim tanto (perdido tanto cabelo, vá). No entanto, sei que, na componente genética, seria igualmente necessário contrariar.

Durante alguns anos, andei com o cabelo mais comprido, a fim de disfarçar as falhas de cabelo. Sentia-me um pouco mal ao ver fotos minhas tiradas "de costas" e ver ali uma zona sem cabelo ou as fotos tiradas de frente e ver ali umas "entradas" jeitosas. Mesmo durante a minha perda de peso, pensei que o meu cabelo fosse cair "feito tolo", mas não. Com os meus cuidados, consegui controlar e evitar que existisse uma queda de cabelo reacional em "demasia".

Com este texto, ficaram a conhecer mais um pouco sobre mim. Nem sempre fui super cuidadoso com a minha pele e o meu cabelo, mas mais importante que isso, é aprendermos com os nossos erros e percebermos que vamos sempre a tempo de mudar.

Ah, e que a prevenção é o melhor remédio. É uma frase clichê, mas é a verdade.


Espero que este texto vos deixe a refletir que, se ainda não têm cuidados com a vossa pele e cabelo, que os comecem a ter. Eu posso ajudar-vos nesse sentido, tal como já referi aqui. Só custa os primeiros dias, porque, depois de se tornar parte integrante da vossa rotina e depois de verem resultados, acreditem em mim que vão querer continuar e a tentar explorar ao máximo o vosso potencial de beleza.

Por aí? Quais os cuidados que agora têm, mas que não tinham antes?

6 comentários:

  1. Só desde junho para cá é que comecei a minha rotina de pele a sério, com gel de limpeza e essas coisas todas (tenho 20 anos). Tenho pele atópica e esse devia ser um motivo para ter mais cuidados e ter sempre a pele hidratada, mas confesso que falho muito por descuido. E essa coisa do protetor solar todos os dias... O meu hidratante tem FPS, mas ainda assim acho que vou começar a colocar quando tiver de sair de casa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo pele atópica devias, sim, ter mais cuidado ;) Sabes que foi aos 21 que comecei a ter uma rotina mais consistente, mas não era com todos os produtos que utilizo atualmente.

      Eliminar
  2. Subscrevo, por completo, os dois primeiros!

    ResponderEliminar
  3. Admito que usar protetor solar todos os dias e com noção, só desde 2019.
    Antes fiava-me nos SPFs dos cremes hidratantes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FPS dos produtos hidratantes, ditos normais, apenas contêm proteção UVB. Antes isso que nada, mas se conseguires utilizar os dois, é melhor :) Eu, pelo menos, recomendo.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.