Azelaico | Como Usufruir Dos Benefícios Deste Ácido?

Hoje é o dia de vos falar de mais um ingrediente - o ácido azelaico.

Azelaico | Como Usufruir Dos Benefícios Deste Ácido?

É aquele ingrediente que encontramos nos produtos cosméticos, ou que já ouvimos falar, mas que não sabemos bem em que situações o utilizar. Tal como tem sido hábito nos últimos meses - em que vos apresento um ingrediente e explico as suas funções e onde encontra-lo - este mês vamos falar do ácido azelaico.

Espero que no final deste texto fiquem mais esclarecidos quanto ás suas funções e aplicabilidade, ou seja, em que condições/estados cutâneos pode/deve ser utilizado.

Vamos lá?


O que é o ácido azelaico?

É um ácido dicarboxílico, produzido naturalmente por leveduras que vivem em pele saudável. Na pele, ajuda a desobstruir os poros, tornando-o um bom tratamento para a acne, e deixa a superfície da pele mais lisa. O ácido azelaico tem também efeitos anti-inflamatórios e isso é especialmente útil para eliminar a vermelhidão na rosácea e na pele com tendência a manchas.

Os vários mecanismos de ação do ácido azelaico, que ainda não são totalmente conhecidos, fazem com que tenha outros benefícios.

O ácido azelaico tem um efeito antioxidante, pois capta os radicais livres, e anti-inflamatório na rosácea. Além disso, inibe a tirosinase (a tirosinase é que leva à produção de melanina), interferindo com a produção excessiva de melanina, que causa manchas e melasma. Além disso, impede o espessamento excessivo da pele e tem efeito antibacteriano, o que o torna eficaz no tratamento da acne.

Azelaico | Como Usufruir Dos Benefícios Deste Ácido?

Existem estudos clínicos que demonstram que o ácido azelaico é eficaz a reduzir a vermelhidão e as lesões inflamatórias. Além disso, melhora a textura da pele com a sua utilização contínua. Por estes efeitos, porque uma pele envelhecida tem uma inflamação crónica, e pelo seu efeito antioxidante e anti-manchas, também existem cada vez mais estudos que dão conta que é um ácido com efeitos anti-envelhecimento.

O ácido azelaico tem um perfil baixo de efeitos adversos, sendo a irritação e descamação os mais reportados, o que o torna uma excelente alternativa para quem tem não tolera, por exemplo, o ácido retinóico. Para além disso, mulheres grávidas poderão utilizar SEMPRE COM aconselhamento e acompanhamento médico.

Agora que vos falei meio que sucintamente sobre este ingrediente, seguidamente, apresento-vos algumas dicas para quem está a iniciar o tratamento com ácido azelaico.

São elas:

- O ácido azelaico, normalmente, é aplicado duas vezes por dia. No entanto, uma aplicação diária parece ser igualmente eficaz;
- Esperar alguns minutos antes de aplicar outro produto por cima, de modo a evitar incompatibilidade;
- O uso de protetor solar com fator de proteção solar alto é indispensável e pode ser utilizado ao longo de todo o ano;
- Em caso de efeitos adversos, aplicar apenas à noite e reforçar a hidratação;
- Evitar o uso de esfoliantes agressivos e desmaquilhantes e tónico com álcool quando se usa este ácido;
- Os resultados começam a ser visíveis após quatro semanas e vão sendo cada vez melhores ao longo dos meses;
- Se, ao fim de dois meses, não existirem resultados, deve-se descontinuar o tratamento e outras alternativas terapêuticas devem ser procuradas.

Agora vamos para a parte que mais vos interessa - onde o podemos encontrar. Existem medicamentos com ácido azelaico concentrado na sua composição, mas que, por razões éticas, não irei referir aqui. Os únicos produtos que irei referir são os cosméticos que o contêm.

NOTA: são apenas alguns dos produtos.

Azelaico | Como Usufruir Dos Benefícios Deste Ácido?

Espero que vos tenha ensinado mais sobre este ácido e, caso tenham mais dúvidas, podem sempre deixar nos comentários ou então enviar um email ou mensagem no Instagram.

Aproveito ainda para dizer que existem produtos novos no meu serviço de Consultoria em Dermocosmética, desde o Diagnóstico Expresso até ao Diagnóstico Live, passando pelo Diagnóstico Completo. Encontram mais informações sobre os produtos aqui.

Quem já usa ácido azelaico na sua rotina? Já o conheciam?

2 comentários:

  1. Não conhecia este componente nem as suas funções, mas fiquei agradavelmente surpreendida com a quantidade de beneficios que tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é conhecido de muita gente, mas tem propriedades incríveis. Eu ainda não uso, porque não vejo necessidade - prefiro glicólico - mas é um ácido que costumo recomendar, principalmente em pigmentação.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.