Borbulhas | Como As Remover Em Segurança?

Aquele texto que muita gente estava à espera - sobre borbulhas.

Borbulhas | Como As Remover Em Segurança?

Infelizmente, e devido à utilização contínua de máscara, há cada vez mais pessoas a queixarem-se do aparecimento de borbulhas no rosto. No entanto, não é só nesta situação que elas aparecem. Não irei escrever um texto sobre acne - uma vez que já o fiz - mas sim falar um pouco do que são as borbulhas, causas do seu aparecimento e ainda alguns cuidados a ter para evitar que as mesmas apareçam.

Vamos lá?


A maioria das pessoas "sofre" com o aparecimento de borbulhas em algum momento da sua vida, sendo extremamente comum na adolescência. Isso pode variar entre aparecimento esporádico e casos de acne mais graves.

Na pele, estão localizados pequenos folículos pilosos, cada um com uma glândula sebácea ligada a ele. Estas glândulas são responsáveis por produzir um óleo conhecido como sebo - quem nunca ouviu falar dele, certo? - para evitar que a pele e o cabelo "sequem". As borbulhas desenvolvem-se quando as glândulas sebáceas da pele ficam "entupidas" e inflamadas, sendo mais comum aparecerem na zona T - testa, nariz e queixo.

O que pode levar ao aparecimento de borbulhas?


Mudanças Hormonais

As glândulas sebáceas são particularmente sensíveis às alterações hormonais. Como estes níveis na adolescência mudam tão drasticamente durante a puberdade, isso coloca-nos em risco particular de acne relacionado com hormonas.

Genética

A acne e as borbulhas são frequentemente transmitidas nos genes, o que significa que as pessoas cujos pais tiveram acne, são mais propensas a sofrerem do mesmo.

Uso de produtos de cuidado de pele agressivos

Aqui falamos de acne cosmética. Quando se trata da escolha do produto de limpeza certo, a delicadeza é a chave para todos os tipos de pele, logo é sempre aconselhável utilizar produtos de limpeza suaves e adaptados ao tipo e estado e de cada pele.

Fumar

Para além de todos os efeitos negativos, diminui a circulação sanguínea da pele, que é responsável por manter uma pele bonita e saudável. Para além disso, os carcinogénicos que cada cigarro contém podem deixar a pele irritada e, consequentemente, torná-la especialmente suscetível a problemas.

Como prevenir a sua formação?


Evitar tocar no rosto

Digo isto inúmeras vezes. Mesmo que lavemos as mãos com muita frequência, é de surpreender a quantidade de germes e bactérias que elas carregam. Estes são facilmente transferidos quando tocamos no rosto, o que pode incentivar à formação de borbulhas.

Cuidados com o cabelo

Há que lavar o cabelo regularmente. O cabelo pode ser um veículo de impurezas adicionais, como óleos. Outra dica para evitar a transferência destes óleos para o cabelo é garantir que, caso tenha cabelo comprido, este é puxado para longe do rosto.

Não esquecer do exercício físico

O exercício físico regular é benéfico para a sua pele, pois promove a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigénio às células da pele. No entanto, é importante não nos esquecermos de lavar bem o rosto após o exercício com um produto adequado para a acne.

Cuidado com a alimentação

Uma dieta pobre pode agravar os surtos de borbulhas, porque a pele pode estar carente de nutrientes essenciais. Há que evitar refeições desequilibradas e certificarmo-nos de que comemos bastantes frutas, vegetais e cereais integrais para ajudar a pele a ter um aspeto saudável.

Como tratar as borbulhas?

Uma boa rotina diária de cuidados com a pele é parte fundamental de qualquer planos de cuidados para uma pele propensa a borbulhas e irá ajudar a prevenir o seu aparecimento.

Que produtos podemos utilizar quando a borbulhas surgir?

Desde que não seja um caso de acne inflamatório grave e acne espalhada pelo rosto todo - aqui convém vocês seguirem escrupulosamente o que o vosso médico dermatologista vos prescreveu - podem utilizar produtos de ação localizada, sejam em forma de pasta, soluções ou até mesmo pensos invisíveis - os chamados patches.

Seguidamente, deixo-vos três opções que podem utilizar quando surgir uma ou outra borbulha marota:

Borbulhas | Como As Remover Em Segurança?

O que NUNCA devem fazer?

- Espremer borbulhas - NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAA;
- Utilizar pasta de dentes - é desperdiçar produto, pois não vai ter qualquer tipo de ação;
- Esfoliação mecânica - se for acne inflamatória, podem piorar a mesma, pois vão promover a transferência de bactérias de uma zona do rosto para outra que está saudável.

Quem aí já ficou com "armas" para tratar das borbulhas?

4 comentários:

  1. Na época da puberdade, eu fui uma mega sortuda porque nunca tive muitas borbulhas. Uma vez por outra, aparecia uma aqui e outra ali - algo que se mantém até hoje. Contudo, agora com as máscaras, sinto é que se formam, de vez em quando, borbulhinhas super pequeninas que não se veem propriamente a olho nu, mas que sinto quando passo a mão.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sofri nem sofro de acne, felizmente, mas, tal como tu, de vez em quando, lá aparece uma borbulha marota. Para esses pontos, podes sempre apostar numa esfoliação bi-semanal. Ao fim de algum tempo, desde que não estejam inflamadas ou com pus.

      Eliminar
  2. Daquelas publicações que salvam vidas. Confesso que, por vezes, ainda tenho uma certa vontade de espremer as borbulhas, mas vou resistindo, por sei o mal que isso faz à nossa pele.

    Excelente partilha, como sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. Espremer borbulhas pode traumatizar a pele, que é como quem diz, deixar marcas que depois são difíceis de remover (a não ser com esfoliação química e, mesmo assim, ainda demora algum tempo).

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.