À Conversa com o Blogue... #11 | Ontem é só Memória

Bom dia pessoal.

Mais uma edição da rubrica "À Conversa com o Blogue...". Não imaginam mas estou bastante contente, pois esta é a 11ª edição da rubrica. Algo que pensei que não fosse passar da segunda. Muito sinceramente, e do fundo do coração, aproveito para dizer a todos os bloggers que já participaram o meu Muito Obrigado por terem aceite o meu convite e terem feito parte deste meu pequeno projecto que é O Pinguim Sem Asas.

Posto isto, esta semana venho dar-vos a conhecer um blogue com já algum tempo na blogosfera - Ontem é só Memória, cuja autora é a Teresa Silva. Então vamos lá.


O Pinguim Sem Asas (OPSA) - Há quanto tempo surgiu o blogue?
Teresa Silva (TS) - O "Ontem é só Memória" celebrou dois anos no dia 4 de Junho deste ano. Porém, quando eu comecei com ele, chamava-se "A Pequena Boneca de Trapos". Cerca de um ano depois, mudei o nome para o que agora conhecemos, pois achava que o nome antigo era um nome muito pessoal para o tipo de conteúdos que publicava. Recuperei esse blogue mais intimista há cerca de uns meses.

OPSA - Qual a razão de o teres criado?
TS - O "Ontem é só Memória" é o culminar de vários anos a trabalhar com blogues. Já escrevo em blogues há mais de 10 anos. Comecei a escrever quando uma amiga me desafiou e depois disso tornou-se uma necessidade. Não existe um motivo concreto para o ter criado. Apenas achava que precisava de mudar algumas coisas e somar num só tudo aquilo que já tinha aprendido até à data e fazer algo diferente.

OPSA - Porquê "Ontem é só Memória"?
TS - Tive que rir quando li esta pergunta. Devo dizer que sou péssima a escolher nomes, a fazer títulos ou até mesmo fazer os primeiros parágrafos de que texto for. Como podes imaginar, quando decidi que queria mudar o nome, passei pelas famosas brancas. Andava há mais de um dia à volta do nome e nada me parecia encaixar naquilo que eu sou e naquilo que eu pretendia. Olhei para uns CD's que tinha em cima da secretária. Tinha andado a arrumar uns arquivos e esses arquivos continham CD's onde estavam livros que eu tinha escrito mas que nunca saíram do papel. Um desses livros chamava-se "Ontem é só Memória" e achei que seria perfeito a vários níveis.

OPSA - Que temas costumas abordar no teu blogue?
TS - Tento falar de tudo um pouco. Tento que o blogue seja um pouco o reflexo daquilo que eu sou, por isso tento espelhar nele as coisas sobre as quais penso e vivo. Claro que também procuro falar de coisas que agradem às pessoas que estão a ler e seguem o blogue, porque sem eles o blogue não faz sentido. Se escrevesse para não agradar às pessoas, tinha um diário.

OPSA - Quem é a Teresa?
TS - Ui, isso é uma pergunta difícil até porque sou péssima a falar de mim. Acho que nenhuma pessoa consegue dizer verdadeiramente quem ela é porque, por natureza, os seres humanos têm dificuldade em olhar para eles próprios com olhos de espectador. Gosto de acreditar que a Teresa é uma mulher de luta. É teimosa com toda a certeza porque toda a gente lhe diz. A Teresa é uma pessoa que habitualmente se dedica às coisas de corpo e alma. É o tipo de pessoa 8 ou 80. Tem pouca paciência, adora ler, escrever, estar com os amigos... Gosto de acreditar que a Teresa é uma pessoa normal.

OPSA - Já recebeste algum comentário menos positivo? Se sim, como reagiste?
TS -  Quem tem um blogue, e escreve aquilo que quer, está sujeito a ouvir aquilo que não quer. Apesar de não ter muitos comentários menos simpáticos, confesso que já aconteceu uma ou duas vezes. Na maior parte dos casos, ignoro pois as opiniões não podem ser iguais. Contudo, se o insulto for dirigido a mim, aí tento sempre, educadamente, responder à letra. Já aconteceu uma pessoa contestar aquilo que eu dizia por causa da minha idade. Nesse comentário existiram várias provocações e isso gerou outras respostas por parte dos leitores habituais. Deixei que falassem e, no dia seguinte, fiz um post onde respondi a tudo o que me foi apontado e expliquei que a próxima vez que houvessem desacatos desses, todos os comentários seriam removidos. Nunca mais aconteceu semelhante!

OPSA - Já alguma vez te faltou inspiração para publicar no blogue?
TS - Ui, tantas vezes... Quando se escreve um post novo todos os dias, torna-se complicado encontrar assuntos ao fim de uns tempos! Mas tenho sorte, pois, felizmente, tenho momentos de muita inspiração. Uns compensam os outros.

OPSA - Quais os pontos positivos e negativos de se ter um blogue?
TS - Escrever e conhecer pessoas novas é, sem dúvida, o lado mais positivo. A troca de experiências é sempre boa e, claro, ter pessoas que elogiam o meu trabalho é algo muito bom. Não sou hipócrita: trabalho para que outros gostem e elogiem. Como tal, se algo não é reconhecido, gera um pouco de tristeza. Porém, entender que o positivo e o negativo andam de mãos dadas facilita muito na hora de aceitar coisas menos boas. Sinceramente, acho que a coisa mais negativa que o blogue tem (pelo menos para mim que publico todos os dias) é, por vezes, a falta de tempo. tem dias em que só me apetece estar longe do PC.

OPSA - Já alguma vez pensaste em abandonar o blogue?
TS - Nunca tal me passou pela cabeça. Se deixei um blogue era porque já tinha outro.

OPSA - Consideras que a blogosfera está com maior ou menor qualidade?
TS - Acho que o excesso de conteúdo que existe em matéria de blogues está a fazer com que exista menos qualidade, pois parece que a maioria das pessoas quer toda falar do mesmo e, por vezes, acabamos por falar todos do mesmo na mesma altura. Estamos numa época em que qualquer pessoa tem um blogue e isso faz com que alguns conteúdos sejam banais. É difícil produzir e encontrar coisas novas e interessantes, mas não é impossível. Existem bloggers muito bons e são esses blogues que vemos ao longo dos anos. Aqueles que desaparecem são apenas pessoas que também quiseram entrar na onda mas não tiveram garra para lá continuar.

OPSA - Até onde queres chegar enquanto blogger?
TS - Quero ir longe mas ainda não sei onde. A única coisa que sei é que quero ir mais longe este ano do que fui o ano passado. Existe muito para ser conquistado.

OPSA - Metas a atingir futuramente com o blogue?
TS - Fazer melhor a cada dia. O resto vem por acréscimo.

Gostaram de conhecer a Teresa? Já conheciam o blogue dela? Já sabem. Visitem o blogue "Ontem é só Memória" e verão que não se irão arrepender ;)

Por mim, resta-me desejar-vos um bom fim-de-semana e aproveitem o bom tempo que por aí se avizinha e, se for caso, disso, boas férias.

Até lá, bons post's ;)

2 comentários:

  1. O mundo da blogosfera é mesmo isto, partilha!
    É também um oceano imenso onde navegar nem sempre é agradável e seguro, mas, é bom sempre que chegamos a bom porto.
    Gostei da entrevista, e claro, já acompanho a Teresa há uns tempinhos... uma jovem fantástica, que me vai dando sempre a satisfação de visitar o meu 'cantinho' com alguma regularidade, o que me deixa sempre com um sorriso:)
    Tudo de bom!
    Vou dar uma vista de olhos ao 'OPSA' ;) :)

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.