BOOKS #8 | The First Order (Jeff Abbott)

Mais um livro lido e, como tal, mais uma review. Ora bem, desta vez foi um livro de Jeff Abbott, um dos meus escritores de thriller favorito. Quem nunca leu um livro dele, aconselho vivamente a fazê-lo pois, depois de ler o primeiro, vai querer comprar toda a coleção dele.


O livro que vos venho falar é “The First Order”, o quinto da saga de um dos personagens do autor – Sam Capra. Este livro (se repararem o título está em inglês, pois ainda não se encontra comercializada em Portugal a versão traduzida: apenas a original) é o culminar de uma busca (que já dura há seis anos) a Danny, irmão de Sam Capra.

Para aqueles que não leram os quatro primeiros livros, deixo-vos aqui um pequeno resumo da história: Sam Capra era um agente da CIA, casado, prestes a ser pai. Mais tarde, descobre que a sua mulher, Lucy, o traiu, denunciando-o à CIA e levando a que este fosse acusado de traição. Depois de descobrir que Lucy se encontra envolvida com uma organização de mafiosos e de gente perigosa, trata de se vingar dela. Pelo caminho conhece Mila, a sua próxima melhor amiga, que o ajuda nessa sua missão. Mila, pertencente também a um outro grupo de gente envolvida em “resolver problemas criados pelos maus da fita” recruta Sam para o seu grupo, tendo como disfarce uma rede de bares espalhados pelo Mundo. Entretanto, Lucy dá à luz – Daniel – e (não vos vou contar o que acontece à personagem ehehe) Sam fica com a custódia do filho. Entretanto, consegue salvar uma refém da organização para a qual Lucy trabalha – Leonie – que fica como babysitter de Daniel. Mais próximo de encontrar o seu irmão, Sam envolve-se com gente ainda mais perigosa, agindo infiltrado numa rede da máfia onde consegue descobrir mais informações sobre o paradeiro do seu irmão Danny até que, mais à frente na história, vai parar ao Brasil, numa instituição onde treinam pessoas única e somente para matar. Este é o ponto de partida do “The First Order”.

“The First Order” começa no Brasil onde Sam encontra-se à procura de respostas sobre Danny. Entretanto, está a ser organizado um homicídio ao presidente da Rússia. Lemos e temos conhecimento que alguém está a contratar um assassino profissional (um Hitman, vá) para satisfazer a sua vontade. Ao longo do livro vamos nos apercebendo que Sam se envolve cada vez mais com gente perigosa (Irina, Sergei, Katya, Stefan), novas tramas são desenvolvidas. Ficamos sempre surpresos e perplexos com as reviravoltas que Jeff Abbott dá no livro durante a procura de respostas de Sam sobre o paradeiro de Danny. A história é passada em diversos sítios do Mundo, desde Afeganistão até à Finlândia, o que torna o livro dinâmico e nada entediante. Só há algumas questões que ficam em aberto: Qual o rumo que Sam dá à sua nova vida? Será que vai conseguir voltar a ver o seu filho? E Danny, onde se encontra? Ainda está vivo? Será que Sam voltará a estar com o seu irmão? E quanto a Mila e Leonie: qual das duas mulheres conseguirá conquistar o coração de Sam? (sim, porque pelo meio de tanto tiro e tanta pancada, há espaço para histórias amorosas entre os personagens).

Eu sou suspeito de falar, pois este é um escritor de que gosto bastante. Li o seu primeiro livro (que nada tem a ver com a saga Sam Capra) – Pânico – em 2007, e fiquei logo rendido à sua maneira de escrever, às suas histórias, às suas tramas e à dinâmica e versatilidade que imprime aos seus livros. Sem dúvida que sempre que sair um livro novo dele, irei compra-lo quase que imediatamente pois este escritor consegue prender-me ao livro e dificilmente conseguir deixar de o ler de seguida. Consegui ler este livro em muitos poucos dias e estamos a falar de um livro de quase 400 páginas (pelo menos a edição que tenho - a que está na imagem).

Agora resta-me esperar que Jeff Abbott termine o próximo livro da saga Sam Capra o mais rapidamente possível para poder devora-lo tal como fiz com este.

Quem aqui conhece este autor? Já leram algum trabalho dele?
Contem-me tudo!

Até lá, bons post’s ;)

3 comentários:

  1. Nunca li nada do autor e na próxima visita à loja onde a minha irmã trabalha (Bertrand, uhhhh) já vou vasculhar! pareceu-me muito interessante!

    ResponderEliminar
  2. Ahaha Pedi-lo-ei ao Pai Natal, a ver se ele este ano se lembra de mim :P
    Tens review?

    Conhecia o autor e já tinha lido muito sobre o facto de ele escrever bem e cativar os leitores. Já não leio faz muito tempo mas, definitivamente, tenho de voltar a mudar isso :D

    NEW OUTFIT POST | When Autumn Makes You Feel Happy!!!
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro.
    Li primeiro o último minuto e só depois percebi tratar-se de uma "série".
    Adoro simplesmente.
    Não comprei em inglês com medo de perder algum pormenor...embora esteja desejosa para saber tudo... (confesso que nem li o post como deve ser não fosse haver pistas em relação a esse que ainda não li. Há previsões para uma edição portuguesa?

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.