Expocosmética 2017 | O bom e o menos bom

Olá pessoal! Para quem acompanha o blogue e me acompanha nas redes sociais, sabe que fui um dos bloggers convidados pela Expocosmética para ir à feira. Claro está que eu já ia à feira como colaborador da Blogazine (que este ano teve direito a um stand para divulgar o projeto) mas confesso que fiquei bastante contente quando recebi o email da Exponor a dizer que eu era um dos bloggers convidados do evento, pois não estava nada à espera! A eles o meu mais sincero agradecimento. Mesmo!


O intuito deste texto não é massacrar-vos com esta minha “façanha”. Nada disso! Irei contar-vos a minha experiência dos três dias na Expocosmética, bem como aquilo que achei bom, menos bom (“mau” é uma palavra forte xD) e fazer alguns pontos de comparação com a edição do ano passado.

Este ano, pelo menos na minha opinião, achei que estavam menos pessoas a frequentar a feira. Pode ter sido só impressão minha. Para além disso, um ponto que melhorou relativamente a ano passado foi o espaço. Os stands estavam melhor organizados, havia mais espaço nos corredores para uma pessoa andar a visitar a feira (ano passado parecíamos sardinhas em lata e era quase tudo aos empurrões), tornando o espaço da feira mais airoso, mais amplo e bem mais agradável.

Em termos de oferta, a Exponocosmética apostou numa maior diversidade. Ano passado eram, maioritariamente, stands de unhas e cabelo. Em todo o canto e esquina havia um stand de unhas e de cabelo, andávamos 10 metros e, pimbas, mais um stand de unhas e outro de cabelo e ao fim de algum tempo uma pessoa estava saturada só de ver unhas e cabelos à frente. Para além disso, produtos “direcionados” para o público masculino – zero!

Mas este ano foi diferente!!


Meus caros, este ano houve o Barber’s Corner! O que é isto? Um espaço unicamente dedicado aos homens, com produtos direcionados para o público masculino. Um espaço com uma imagem bastante agradável e em parte retro e vintage. Só faltavam Harley Davidsons e o espaço ficaria ainda mais espetacular! Quem sabe numa próxima edição? :) #FicaADica

Podíamos encontrar produtos de cuidados capilar, pele, barba, corpo! Confesso que delirei com os produtos que encontrei lá. Abordagens diferentes, produtos inovadores e únicos. Mas se houve stands pelos quais me apaixonei foram os seguintes: Papillon, Depot e o da VIP Barber’s Shop. Meus amigos, fiquei a sonhar com os produtos que eles ofereciam. Para além disso, em todos eles, os produtos possuem uma composição excelente, bastante eficaz que certamente irá fidelizar bastantes homens. Acreditem em mim!






Outro aspeto que tenho de enaltecer da edição deste ano, relativamente ao espaço dedicado ao público masculino, é a existência de show cases unicamente para homens. A Papillon, por exemplo, no segundo dia da feira, teve um show case onde oito modelos sujeitaram-se às mãos de oito barbeiros prestigiados do nosso país e tiveram a oportunidade de cortar o cabelo e barba e “adquirirem” um look tendência, utilizando produtos da marca. Para a audiência, a marca ofereceu um pacote de pipocas doces (ouro sobre azul ok? :D).



Gostei bastante desta dinamização das marcas masculinas. Gostei que a Expocosmética tenha apostado em mais marcas masculinas e na divulgação das mesmas e espero sinceramente que, daqui para a frente, este segmento seja cada vez maior pois, meus caros, nós, homens, estamos cada vez mais exigentes relativamente à nossa imagem e temos de conhecer os produtos que existem no mercado. Exponor: pensem nisto nas próximas edições da Expocosmética, ok? ;) #FicaADica

Outra das marcas que chamou a atenção foi o da Pluricosmética. Dois stands enormes onde havia demonstrações dos vários serviços que prestam, bem como apresentação das várias marcas de produtos que representam. Eram stands enormes, bastante organizados, mas eram filas enormes para quem queria comprar alguma coisa. Uma pessoa olhava para as filas e desistia. Eu se precisasse de comprar alguma coisa, desistia ao fim de cinco minutos. No domingo de manhã, a fila tinha cerca de 20 a 30 metros. Isto logo às 10 da manhã, hora de abertura da feira. Agora imaginem…

Um outro stand que chamou a atenção, não sendo para o público masculino, era o da Flormar. Uma marca relativamente recente neste tipo de eventos mas que deixou a sua marca. Não só pela decoração do espaço, mas também pelo atendimento sóbrio e simpático que obtínhamos quando íamos lá. Apesar de não ter comprado produtos (porque não tinha nada “para homem”), acompanhei a Ana Rita (Minnie Me) e fiquei bem impressionado com o atendimento que recebemos. Cheers to that!

Mais um ponto positivo este ano: havia mais espaços para comer. Ano passado havia poucos sítios onde uma pessoa podia comer, o que levava a grandes filas e preços elevadíssimos. Este ano, no pavilhão 5, existiam vários spots onde podíamos comprar alguma coisa para trincar. A Central dos Pregos estava presente com uns pregos de comer e chorar por mais #OMeuEstômagoBateuPalminhas

Durante os três dias, juntamente com os meus colegas da Blogazine, estive no stand da Blogazine que se encontrava no corredor que ia do pavilhão 4 para o 5. Divulgámos o nosso projeto, apresentamo-lo às pessoas e aos bloggers que passaram por nós e quiseram conhecer um pouco mais da revista e como colaborar connosco. Tínhamos um passatempo exclusivo para quem nos visitava e toda a gente tinha a oportunidade de tirar uma fotografia do nosso wall of fame. Para além disso, no primeiro dia de feira, tivemos a companhia do João Cortinhas, responsável pela plataforma Swonkie, que já falei aqui, e que se encontrava a divulgar a mesma junto da comunidade em geral. A todos os que nos visitaram, o meu muito obrigado. Foi bom conhecer-vos! :)







Agora falemos de algo “menos bom”…

O stand da NYX! Meus amigos, conseguem imaginar uma discoteca com música em altos berros e um staff doido varrido? Era o da Nyx na Expocosmética. O staff era tolo, nenhum deles “jogava com o baralho todo”, só pinchavam e dançavam nos corredores da feira, abordavam as pessoas de uma forma “marketingamente” agressiva. Não têm noção…

O anúncio de recrutamento deve ter sido algo do género:
“Procuram-se colaboradores “levados da breca” para “triparem” largamente no stand da NYX durante os três dias da Expocosmética. Quanto mais tolos, melhor. Se puderem levar um atestado de insanidade mental por parte de um psiquiatra, tanto melhor.”

Para além disso, colocavam a música “em altos berros” que uma pessoa ficava “cega dos ouvidos” ao passar por lá. Para terem uma ideia, no domingo e na segunda-feira vi um dos seguranças, mais do que uma vez, direcionar-se ao stand deles com um medidor de decibéis para ver se tinham a música alta de mais ou não.

Para além disso, tinha dois drag queens que chamavam as pessoas ao stand (quanto mais não seja para tirar fotos, por ser diferente, ou porque as pessoas gostam sempre de criticar e julgar os outros). Nada contra os drag queens, atenção! Desde que eles se sintam bem a fazer o que fazem e não interfiram com a liberdade das outras pessoas, por mim é tranquilo.

Outro ponto menos bom: o cheiro! O facto de haver mais barraquinhas de comida e uma não muito eficiente extração de fumos das mesmas, levava a que existisse, por vezes, um cheiro menos bom no recinto da feira (mais nos pavilhões 4 e 5) e imenso calor!!! No domingo, estava a morrer de calor e eu estava com um pólo de manga curta. Acho que dá para ter uma ideia...

Meus amigos, para já deixo-vos com estas primeiras impressões. Posteriormente, irei dar-vos a conhecer o que recebi enquanto blogger convidado, o que assisti na feira, bem como os produtos que adquiri e, ainda mais para a frente, falar-vos mais um pouco sobre eles e, quem sabe, uma review sobre alguns deles.

Quem aí foi à Expocosmética?
Contem-me as vossas experiências.

Até lá, bons post’s ;)

12 comentários:

  1. Aí migo adorei o teu post. Muito sucinto e a mostrar realmente o que por lá aconteceu.
    Gostei muito de partilhar estes dias contigo.
    Beijinho ♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o ano há mais :) seja como blogger convidado seja como expositor seja como mero visitante.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu também gostei muito do post porque como não fui, pude perceber quase na perfeição como correu a feira. Espero algum dia conseguir ir :)

    ResponderEliminar
  3. Também fui À expocosmética, e concordo contigo o stand da NYX estava do piorio mesmo.
    Aquilo era impossível.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No primeiro dia eles andavam a agarrar e a arrastar as pessoas para dentro do stand com a desculpa que ah e tal estamos com 20 porcento de desconto... achei muito pouco profissional..

      Eliminar
  4. Deve ter sido muito divertido mesmo! Na In Beauty espero que haja essa diversão toda Sr. Pinguim!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existe data mas tendo de ver se vale a pena ir (monetariamente, vá) :D caso contrário, é bom que venhas cá ao Porto numa próxima edição! Beijinhos

      Eliminar
  5. Fogo!! Inveja da booooooooooooooaaaaaaaa! =D Fui seguindo no insta e deu a sensação de terem sido dias mesmo cheios! =D

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus pés e que não gostaram muito mas já estão recuperados ehehehe

      Eliminar
  6. Passei pela blogazine para raptar a ritinha (Ana Rita Leal) eheh
    foi a primeira vez e simplesmente adorei! cansativo, eheh e levar o namorado para estas coisas não foi de todo a melhor opção (tadinho XD)

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.