Wtf | O mito da habituação aos champôs

Pelo título, vocês já conseguem antever do que venho hoje falar, não? :)


Pois bem, existem diversos mitos. Muitos mitos sobre os mais variadíssimos temas. Então na área da pele, cabelo e cuidados de beleza nem se fala. Hoje venho falar-vos de um que, ainda hoje, se vê imensas vezes (e quando digo imensas, são IMENSAS mesmo) que é o mito de que o nosso couro cabeludo/cabelo se “habitua” ao champô.

Sim, pessoal, esta ideia é MITO!

O que corresponde à verdade é que, durante o ano, e ao longo dos anos, o nosso couro cabeludo/cabelo vai tendo diferentes necessidades.


Dou-vos um exemplo: uma pessoa que tenha um couro cabeludo seco, vai necessitar de um champô com uma textura mais nutritiva/hidratante. Para quê? Para nutrir o couro cabeludo e repor o filme hidrolipídico e, assim, evitar a perda insensível de água. Ao fim de algum tempo, o champô vai causar-nos aquela sensação de cabelo “pesado”. Parece que não retiramos o champô corretamente e que ainda temos champô no cabelo. Aquilo que muitos poderão pensar “ah e tal o meu cabelo habituou-se ao champô” eu chamo, o couro cabeludo já não tem a necessidade inicial que levou a comprar o referido champô. Percebem o que quero dizer?

Neste exemplo, o passo seguinte seria comprar um champô neutro, dito “normal”, de lavagem frequente.

Por isso, e concluindo, there’s no such thing as “habituação” ao champô. Tirem essa ideia da cabeça e considerem-na, a partir de agora, um mito, ok?

Até lá, bons post’s ;)

16 comentários:

  1. Depois de ver os teus InstaStorys já estava à espera de um post assime graças a Deus que o fizeste. Eu própria ficava com a sobrancelha no ar "Será mesmo verdade?" porque a verdade é que o meu cabelo sempre foi super seco, nada de nada oleoso e com o passar dos anos, anda-se a tornar mais oleoso por isso ficava exatamente a pensar que, se ele está a mudar, porque tenho de manter o mesmo produto? E nunca o fiz, resumidamente, vou sempre alternando ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que há muitas pessoas que têm muita informação mas pouco conhecimento. E e pena que haja pessoas que encarem algo como verdade e nem tenham o trabalho de confirmar ou verificar a veracidade da mesma. Obrigado pelo teu comentário.

      Eliminar
  2. Nunca fui muito à bola com essa de habituação, sempre achei é que, quando o nosso cabelo 'mudava' face a um shampoo era porque o primeiro shampoo tinha feito o efeito pretendido!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há muitas pessoas a pensar que o cabelo se habitua ao champô e a outros produtos de cabelo...

      Eliminar
  3. É sempre bom desmistificar mitos, principalmente estes! Gostei muito do post, até porque aposto que muita gente ainda acreditava que o cabelo se habituava ao champô e que este deixava de fazer o efeito, quando o que se passa é precisamente o contrário.

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pelo teu comentário. Espero que isto ajude as pessoas a perceber que esta ideia não passa realmente de um mito :)

      Eliminar
  4. Olá Ricardo!
    Pensava que havia mesmo habituação capilar aos champôs!
    Parece que fico a saber mais a cada dia que passa!
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mito! O nosso cabelo e couro cabeludo é que apresentam necessidades diferentes ao longo do tempo. Existem um sem número de mitos dentro da área capilar que nem imaginas. Quem sabe uma próxima publicação? :)

      Eliminar
  5. Gostei do post, tal como tu dizes as necessidades do cabelo vão mudando. Por isso é sempre melhor ver o que estamos a precisar e usar, que manter algo que já não faz sentido. Eu sou das que muda constantemente de champu e máscara não por acreditar na habituação mas porque gosto de experimentar produtos novos! 😘😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de experimentar mas tendo em conta sempre as necessidades do meu cabelo

      Eliminar
  6. Gostei muito do post, e sempre ouvi dizer isso também. Este post é bastante informativo. Fantástico . Beijokas :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  7. É que é mesmo! Para combater isto do couro cabeludo ir variando também costumo ter sempre 2 shampoos diferentes no chuveiro e vou usando o que o cabelo pede. Gostei do post. kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  8. Nem mais!
    Muita gente ainda se acredita nesse mito... A tua explicação está muito boa e faz todo o sentido!
    Mais posts deste género, faz favor!
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras :) eu volta e meio coloco posts deste género. Acho que é uma mais valia. Assim aprendemos todos!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.