Entrevista | Como Ser Instagrammer De Sucesso? Descobre!

Entrevista

Mais uma entrevista que vos trago. Desta vez, um blogger/instablogger: João Simões, The Chanceller.

Vamos conhecê-lo?

Quem é o João?

O João é uma viagem! O João é o Louco: o louco que ama como se não existisse amanhã, o louco que sonha, mas que tem os pés bem assentes no chão.

O João é, no fundo, uma personalidade forte e complicada, mas, paralelamente, um bom moço que anseia atingir a felicidade na sua verdadeira forma, descobrir o que é amar e ser amado e sorrir. É a pessoa que todos pensam que vive um conto de fadas, mas, muitas vezes, sente-se só!

Entrevista

O João é o amigo dedicado, o filho, o namorado, comporta todos os defeitos, mas também tem as suas qualidades. Profissionalmente, o João é simplesmente o João, um rapaz determinado que gosta de destruir muros, gosta de se reinventar e que também sonha alto.

É aquele que, à segunda, tira fotos com variados fotógrafos, mas à terça pede à mãe que tire uma foto do seu look do dia na parede branca do costume.

O João é o designer, o decorador, o actor, uma jovem personalidade do mundo da Moda! É o "Diabo" que veste Prada, mas também é um Chanceller, que mete a chancela em vários temas cruciais.

De onde surgiu a necessidade de criares um blogue?

Ao contrário de outros bloggers, ter um blogue nunca foi uma necessidade. Na realidade, comecei com uma página de Facebook, que já está desactivada, onde escrevi para um rapaz que gostava na altura.

Futuramente, surgiu o interesse pela Moda e decidi começar a partilhar um pouco mais disso: isto há sensivelmente um ano.

Entrevista

Hoje em dia, adoro o que faço. Adoro falar de moda, tendências, desfiles. Adoro ter o privilégio de entrar em ante-estreias, assistir na primeira fila a alguns desfiles de certos e determinados designers, fazer reviews, trabalhar com marcas, mas adoro continuar a escrever sobre temas fracturantes: temas para os quais a sociedade, dita desenvolvida, finge estar preparada para aceitar, mas ainda não aceita.

Este é o verdadeiro significado de ser blogger. Mover os fãs e leitores para temas e causas que ainda são tabu. Mas claro que a Moda é o meu principal foco e, sim, foi isso que levou à criação do blogue!

O que te inspira e te leva a publicar no Instagram?

É um pouco relativo. Eu publico no Instagram o meu dia-a-dia, o que faço e o que não faço, gosto de mostrar aos meus poucos seguidores o meu estilo de vida, dar dicas, mostrar diferentes outfits, fazer algumas reviews. Por vezes, mandar uma ou outra indirecta.

Entrevista

Mas o que me inspira mesmo é sentir que estou mais perto das pessoas com cada uma das publicações. Confesso que, por vezes, faço-o para combater a solidão!

Qual o teu público-alvo?

É um publico virado para jovens que gostam de Moda, tal como eu, mas também pessoas que se sentem confortáveis com a diferença.

O que é que podemos encontrar no teu blogue/Instagram?

Cada vez mais, diversidade. Moda, sexo, sorrisos, dia-a-dia, sociedade, eu!

Quais os Instagrammers que te inspiram?

Confesso que não sou muito de inspirações. É bastante relativo. Tanto me posso inspirar com um Instagrammer com milhões de seguidores, como por um com apenas dez.

Entrevista

Inspiro-me na beleza, na natureza, no som do mar, nas texturas. Inspiro-me nos sorrisos das pessoas. Inspiro-me em vivências, em vitórias, em desilusões. Inspiro-me nas histórias, nas causas, na arte!

Se tiver que destacar alguém, eu diria a Sandra (Carter) do Diário de um Africana. Adoro a maneira como ela defende certas causas e enfrenta o mundo.

Consideras-te uma pessoa polémica?

Eu não me considero, mas tenho noção que existem pessoas que o consideram! É como tudo na vida. Há quem diga que eu sou muito divertido, há quem diga que eu sou muito maldoso.

Verdade seja dita: até gosto que as pessoas façam esses juízos de valor, mas não me considero polémico. Se as pessoas virem polémica em mim, o problema não é meu!

Entrevista

Eu sou o João com todas as letras que o meu nome comporta e não vou mudar só porque incomodo aqui ou agrado ali. Sou o João. Por vezes, não é fácil, mas até à data, continuo a sê-lo, o que é bom sinal.

Achas que existe algum tipo de discriminação sexual na blogosfera? Ou outro tipo de discriminação?

Discriminação existe sempre e em todo o lado. A blogosfera não é excepção. E sim, existe. Não só sexual, como muitas outras. Cada um encara isso como quiser, Eu realmente não me importo, uma vez que só discrimina quem se sente inferior!

Homens na blogosfera: melhor conteúdo? Com mais ou menos qualidade?

Existe falta de homens, sim, mas acredito que o conteúdo seja igual. Diferente, mas igualmente bom. Eu interesso-me mais por bloggers femininas, mas reconheço que os homens também criam bom conteúdo.

Achas que a blogosfera está a perder qualidade?

Cada vez mais. Não só a blogosfera, mas todo o mundo dos digital influencers. Hoje em dia, qualquer "jogadorzinho" de jogos de computador é YouTuber e move milhões à custa disso, por exemplo!

Entrevista

Eu prefiro ser eu mesmo, Dar os meus erros ortográficos, mas manter-me genuíno, do que fazer tudo para "bombar". Quantidade, infelizmente, não é qualidade!

Recentemente, publicaste uma foto no teu Instagram em que apareces nu. O que te levou a fazer isso? Que feedback recebeste?

Já tinha pensado no ideal do nu, mas a publicação em si foi impulsiva. Vi uma ou duas fotos do género com uma simples diferença: os modelos tinham corpos perfeitos e quis publicar exactamente o contrário.

Uma foto onde apareço com o meu verdadeiro corpo, repleto de imperfeições, mas com uma aura que nem eu sei explicar. Para demonstrar exactamente que nem tudo é perfeito, daí a descrição em inglês - "Every painter needs a screen".

É claramente uma metáfora que utilizei para dizer que, para um pintor, o mais importante é pintar a sua obra, independentemente do tamanho e da rugosidade da tela. O que interessa é o produto final. Um pintor tem a arte de limar um diamante em bruto.

Entrevista

A sociedade actual é apenas baseada no diamante, na aparência do quadro. Não ligam ao conteúdo. A mensagem tem de deixar passar a ideia de que tudo é perfeito. Um exemplo disso é o anúncio da "Surf", que sensualiza um homem com o corpo "perfeito" para vender um produto.

Mas nem tudo é perfeito. Existem diferenças: existe o feio, o imperfeito e, por vezes, estes também são conceitos belos.

Entrevista

Recebi inúmeras mensagens de apoio, mensagens de pessoas também a contar a sua história (algumas bem dramáticas) e a elogiar a minha coragem para quebrar barreiras, mas também recebi muitos unfollow - quase mil - muitas mensagens a dizer que eu era uma vergonha. Perdi um pouco o impacto no Instagram depois de ter feito a publicação, mas eu não me preocupo. Sei que era algo que precisava de fazer para me sentir bem e fiz. Tenho também a noção que ajudei muitas pessoas com a foto!

Contos eróticos: algo que iremos encontrar daqui para a frente no teu blogue?


Tendo em conta a aceitabilidade do último, eu gostava de continuar, uma vez que o sexo ainda é um tabu. Mas não sei se tenho qualidade para tal!

Estes são baseados na tua vida real ou fruto da tua imaginação?


Em parte, são verídicos, uma vez que a pessoa existe, mas nada aconteceu! Era algo que eu queria fazer há algum tempo, mas nunca tive coragem.

Desta vez, vou ser um pouco sentimental, mas o que vou dizer é 100% verdade. A pessoa que protagoniza comigo o conto que, volto a repetir, não aconteceu, é um rapaz heterossexual que eu, infelizmente, gosto muito - é uma realidade. 

Entrevista

Para mim, é mais que um amigo, é um companheiro, é alguém que, efectivamente, gosto muito, mesmo que, ultimamente, sinta falta da sua presença.

Não falamos regularmente há algum tempo, mas continuo a considerar um bom amigo, embora ele não faça o mesmo comigo. Na altura sabia que tinha intimidade para escrever algo com ele envolvido. Hoje em dia, sinto um pouco a falta dele, porque, como repararam pelo conto, e embora ele seja heterossexual, não nos envolvemos, mas éramos próximos.

Mas é continuar com a vida. O mundo não acaba, mas sim, fiquei um pouco triste e escrevi o conto para ele. Espero que, ao menos, tenha lido!

O que faz o João quando não está a trabalhar no blogue ou Instagram?


O João, quando não está a trabalhar no blogue, é o João que pula na cama, que faz luta de almofadas sozinho! É o João solitário, o que procura cultivar-se, o que gosta de ler, escrever, sonhar...

É o João que gosta de passear, de viajar, é o João que perde três horas a pensar no que vai vestir e veste sempre calças pretas com camisa e blazer.

Entrevista

É o João que não tem muitos amigos.

O João, quando não está a trabalhar, é o João que estuda, que tira fotos à sua cadela Diana, que se perde em museus e museus, que fica horas a observar um simples prédio. É o João que chora, que ri, que é feliz à sua maneira.

O que consideras essencial para ser um instagrammer de sucesso?

Genuinidade; publicar o que se gosta, da maneira que se gosta. Abolir a perfeição, ser natural! E, claro, as típicas dicas de feed: usar um tema, um efeito base e, acima de tudo, interagir.

Entrevista

O que já alcançaste com o teu blogue?


Cada mensagem de apoio, cada comentário já são ganhos, mas não posso dizer que não ganhei mais nada. Ganhei sim.

Ganhei uma certa posição. Ganhei patrocínios, convites para eventos, programas. Ganhei muitos sorrisos nas ruas, abraços. Ganhei um pouco mais de calor e de amor!

Metas a atingir com o teu blogue/Instagram futuramente?


Quero conseguir ganhar os "Blogs do Ano" ou, pelo menos, ficar bem classificado. Sei que se tem de trabalhar muito, mas gostava.

Gostava de atingir muito mais pessoas. Gostava de continuar a provar que todos os estilos são moda. Gostava de fazer a diferença, mostrar que nem tudo é perfeito. Que a imperfeição também é perfeição!

Entrevista

Gostava de quebrar preconceitos e provar que conseguimos ser felizes com todas as nossas escolhas. Gostava de provar que a diferença de cor, a homossexualidade, a imperfeição, a diferença em si não são doenças, mas sim características tão belas quanto outras e que preconceito, sim, é doença!

Desejava que tudo continuasse igualmente bom ou melhor do que está agora.

Muito obrigado João pela tua sincera e transparente entrevista. Obrigado por teres aceite o meu convite.

Quem aqui gostou desta entrevista com o João? Já o conheciam?

15 comentários:

  1. ADORO O JOÃO COM TODO O MEU CORAÇÃO e ele sabe que eu sou uma fã gritante do instagram dele. Gosto exactamente por ele ser tão transparente e por ter aquela personalidade tão cativante e all over the place. Gostei tanto tanto de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o conhecia assim tão bem mas depois de me ter dado a entrevista gostei de saber como ele é. Acho que nunca tive uma entrevista tão transparente e nua como esta :)

      Eliminar
  2. Gostei muito da entrevista e já tinha espreitado o instagram do João!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  3. Não esperava gostar tanto, acho que foi das entrevistas por escrito mais cativantes que já li. Tanto as perguntas como as respostas são, respetivamente, bem pertinentes e interessantes. Adorei!

    http://diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra pelas tuas palavras :) de facto foi uma entrevista bastante interessante!

      Eliminar
  4. Excelente entrevista! Muito bem escrita e interessante :) Sigo o João no instagram e gostei muito de poder um conhecer um pouco mais sobre ele.

    Beijinhos,
    Mii
    Comic Life Blog - Kawaii and Geek

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras :) realmente foi bom poder conhecer melhor o João!

      Eliminar
  5. Olá @Ricardo Rodrigues adorei esta entrevista! Já me tinha "cruzado" em tempos no instagram com o feed do @The_Chanceller e adorei. Tal como referes nos comentários, esta entrevista é "...uma entrevista tão transparente e nua", tão verdadeira e genuína capaz de captar a atenção de qualquer um. Foi excelente poder conhecer mais e melhor o João, o seu "eu" e os seus sonhos. Força João! Obrigado Ricardo por esta entrevista magnífica. Abc @Mvaidoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro Joaquim pelo comentário :) este tipo de iniciativas é para isso mesmo: conhecer um pouco mais quem está por detrás de quem está do outro lado. Foi bom conhecer o João um pouco melhor onde ele se dá a conhecer desta forma: sem filtros!

      Eliminar
  6. Gostei imenso da entrevista e não conhecia o João :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Não conhecia o João e fui espreitar o instagram ;)
    Achei que tem fotos fenomenais. Sem dúvida um grande instagrammer.
    Parabéns pela entrevista, Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. De facto, esta entrevista serviu para conhecer melhor o João e perceber o mesmo. Uma pessoa com uma personalidade forte e bastante transparente nesta entrevista :)

      Eliminar
  8. Gosto imenso do João e já o sigo à algum tempo e ele sabe disso !
    Sem dúvida um óptimo blog e Instagram para seguir !

    e adoro o teu obviamente que está nos meus preferidos :p

    Lumos
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Catarina :) o João deu-se a conhecer nesta entrevista. Gostei bastante de o conhecer um pouco melhor!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.