Farmacêutico | Como Assim Já Se Passaram 5 Anos?

Farmacêutico

Hoje, dia 12 de Novembro, faz 5 anos que comecei a exercer a minha profissão de Farmacêutico.


Um enorme desafio pela frente, uma enorme responsabilidade para alguém que tinha apenas terminado o curso há sensivelmente 6 meses.



Cinco anos se passaram e foram cinco anos de aprendizagem.




Aprendizagem na área de gestão e contabilidade.
Aprendizagem técnica dos mais variados medicamentos e produtos existentes no mercado.

Aprendizagem de técnicas marketing e merchandising que, até então, me eram completamente desconhecidas.

Com base nesta última premissa, e do facto de ser autodidacta, este ano fui dar uma aula sobre Marketing, Merchandising, Comunicação e Técnicas de Vendas. Acho que este foi um dos pontos mais marcantes desta minha faceta de autodidacta.

Farmacêutico

Aprendizagem e especialização (digamos assim) numa área pela qual me apaixonei - a Dermocosmética. Uma paixão que, todos os dias, é um pouco maior. Todos os dias me alicia mais. Todos os dias tenho vontade de aprender um pouco mais. Todos os dias acho que não sei o suficiente.

Cinco anos em que conheci pessoas excelentes, com histórias de vida memoráveis e marcantes. Utentes que são exemplos de sobrevivência e subsistência numa altura em que a sorte não lhes sorriu nem lhes bateu à porta.

Farmacêutico

Pessoas com um know-how incrível, que me inspiram e me incentivam a ser cada vez mais e melhor no que sou. No que faço. Pessoas que, primeiramente, contactavam comigo profissionalmente mas que, hoje, almoçamos e temos uma relação de amizade.

Pessoas que conheci ainda era eu um farmacêutico estagiário, pessoas que me ajudaram desde então e que hoje digo, orgulhosamente, que sou amigo delas.

Mas também houve os seus pontos menos positivos...


Existe sempre alguém cuja inveja ou suspeita fala mais alto. Pessoas que não encararam bem um "miúdo de 25 anos" assumir a posição que estava a assumir.

"Um miúdo de 25 anos" não sabe o que é gerir um negócio. "Um miúdo de 25 anos" não sabe o que é competência. "um miúdo de 25 anos" não sabe o que é profissionalismo.

Hoje, reconhecem que sou tanto ou mais profissional que elas. Reconhecem o meu valor. Engolem as palavras que disseram ao início.

Cinco anos em que tive uma família para me apoiar e ajudar em tudo o que me podiam (e ainda o continuam a fazer). Amigos com quem partilhei (e ainda partilho) histórias engraçadas do meu dia-a-dia, o stress e correrias do meu dia de trabalho.

Farmacêutico


Todos eles (família e amigos) me ouvem, me aconselham, me incentivam a ser mais e melhor. A querer sempre mais. A lutar por mais. A nunca me sentir satisfeito com aquilo que tenho.

Será que estou a pedir demasiado?


Infelizmente, ser Farmacêutico já foi mais valorizado do que é actualmente, mas temos que ter esperança (chamem-me ingénuo) de que isto vai mudar, que a mentalidade das pessoas vai mudar e que o cenário irá mudar.

Se algum dia deixarei de ser Farmacêutico para enveredar numa outra área? Não me parece!



10 comentários:

  1. O que importa é gostares mesmo do que fazes :)

    ResponderEliminar
  2. Os meus sinceros parabéns Ricardo. Desejo-te tudo de bom neste mundo :)

    ResponderEliminar
  3. O que importa é tu gostares mesmo do que fazes, independentemente dos altos e baixos, Porque isso encontramos em todas as profissões, o que nos faz sentir depois mais fortes porque ultrapassamos os obstáculos! Que continues a fazer o que te faz feliz! :) Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida o mais importante é fazermos o que mais gostamos :) beijinhos

      Eliminar
  4. Eu pessoalmente valorizo muito um farmacêutico, especialmente porque sinto que tem um conhecimento tão abrangente quanto um médico e sinto-me sempre segura quando me dirijo a uma farmácia. Parabéns por todo o teu percurso e pelo sucesso que estás a ter com a Farmácia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente nem toda a gente pensa assim e foge lara outros circuitos onde não existe qualquer aconselhamento e acompanhamento. Obrigado pelas palavras Cátia :)

      Eliminar
  5. Tenho muito respeito por todas as profissões, e no que diz respeito a Farmacêuticos, mais ainda, não só porque existem na minha família, mas também porque todos os meses sou atendido por excelentes profissionais sempre prontos a ajudar, não só no que é habitual mas em qualquer dúvida que surja.
    Ainda ontem passei à porta da Farmácia! ;) :)
    Grande abraço e os meus Parabéns.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro Flores. Pena que nem toda a gente pensa dessa forma. E o negócio "farmácia" foi tão "banalizado" que algumas pessoas consideram nos mais como mercearias com os descontos do dia do que propriamente um sítio onde se vende e se promove saúde e bem estar. Grande abraço! :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.