2017 | Como Correu Este Ano? Que Conquistas?

2017

2017 está a terminar e, parece que foi ontem que lhe dei as boas-vindas.

And guess what guys? 2018 é já amanhã!


Posto isto, é altura de fazer um pequeno balanço do que foi este ano para mim e para o blogue.

2017

De uma forma geral, o blogue cresceu imenso, tanto a nível de visualizações (obrigado!), como em número de seguidores (obrigado!) e reconhecimento do trabalho investido por mim neste meu cantinho (obrigado). Deu-me alento e mais motivação para continuar a investir mais e mais do meu tempo livre (possível) n'O Pinguim Sem Asas, para poder levá-lo mais longe e alcançar mais pessoas.

2017 foi o ano em que conheci pessoas verdadeiramente inspiradoras, com opiniões muito próprias e bastante positivas aqui na blogosfera. Foi também um ano em que algumas pessoas me surpreenderam (algumas pela positiva, outras nem por isso). Foi um ano em que reforcei amizades, conheci pessoalmente alguns bloggers com quem convivo diariamente aqui na blogosfera. Foi um ano em que, neste aspecto, me agradou bastante.

2017

2017 foi um ano de aprendizagem para mim. Comecei a investir na plataforma Swonkie (onde eu, agora, escrevo religiosamente os meus posts), pois esta plataforma tem-me ajudado imenso na divulgação do meu blogue, na criação de conteúdo interessante e apelativo, na aprendizagem de técnicas de SEO, de como melhorar o ROI do meu blogue, entre outras coisas. Aos criadores desta plataforma, só tenho que agradecer, pois esta ajudou-me e ainda me continua a ajudar.

E por falar em Swonkie, Março deste ano foi um mês agridoce. Por um lado, fui a um evento Swonkie (Van Swonkie), onde tive oportunidade de assistir a uns quantos workshops ligados à blogosfera, conhecer a equipa Swonkie e ainda conhecer alguns bloggers e a história de vida deles.

2017

Cereja em cima do bolo? O Pinguim Sem Asas foi reconhecido como Melhor Blogue Alternativo e recebi um Prémio Swonkie nessa categoria.


Um momento que não estava NADA à espera e que me fez dar um salto enorme na cadeira onde estava sentado quando ouvi o meu nome. Fiquei bastante contente, e sem palavras. Obrigado Swonkie pelo reconhecimento!

Mas nem tudo foi um "mar de rosas"...


Nos dias seguintes ao dia da Van Swonkie, uma blogger que estava lá presente - Lilly Coelho, autora do blogue Devaneios de Miss L - abordou-me e começámos a falar. Passado algum tempo, tendo em conta que não recebeu o que pretendia, decidiu difamar-me pelas redes sociais, ligar anonimamente para o meu local de trabalho e ainda persegui-me na Expocosmética. Para além disso, enviou-me emails que são exemplo claro de assédio.

Eu tenho conhecimento que existem miúdas psicóticas e esquizofrénicas. Nunca pensei que uma delas "me fosse bater à porta"...


Deixando este ponto menos bom do meu ano de lado, Março foi também o mês em que fui convidado pelo Instituto Politécnico de Portalegre para participar nas suas Jornadas da Comunicação de 2017. Fui um dos bloggers convidados a participar num debate que juntou bloggers e debatemos a possível relação entre estes e as marcas/parcerias e quais as suas implicações. Surpresa foi a reacção inicial ao ler o email deles, mas aceitei com todo o gosto e foi uma experiência bastante positiva e engraçada. Foi diferente. Meus caros, o meu muito obrigado pelo convite!

2017

Em Abril, nova surpresa. Fui convidado pela Exponor para participar na Expocosmética (aqui no Porto) como blogger convidado. O meu primeiro evento deste género como blogger convidado. Super entusiasmado e bastante contente, lá fui eu vivenciar uma nova experiência. Gostei bastante foi bastante divertido, e conheci mais bloggers pessoalmente, revi outros, enfim, só pontos positivos. Obrigado, de coração!

2017

Da mesma forma, em Outubro fui, pela primeira vez, à In Beauty. Não como blogger convidado, mas "por iniciativa própria" e pela Blogazine (revista online onde sou colaborador e que todos vocês deveriam ler) ;) Apesar de mais pequena que a Expocosmética, foi também ela uma boa experiência e uma boa altura para revisitar alguns sítios de Lisboa. Fiquei com vontade de voltar lá mais vezes ;)

2017

Entre estes dois eventos, recebi alguns reconhecimentos por parte de algumas marcas. Desde produtos de beleza a acessórios, algumas marcas viram n'O Pinguim Sem Asas um espaço onde poderiam ver publicitados os seus produtos, com uma opinião orgânica e empírica, acima de tudo. Com uma delas, o blogue conseguiu os seus primeiros eurinhos. Mas, mais importante que isso, percebi que estou no bom caminho. Percebi que "afinal" até estou a fazer um bom trabalho e que as pessoas "até" gostam de ler o que escrevo e o que partilho aqui no blogue. Obrigado a todas elas!

2017

2017 foi também um ano em que houve solidificação de amizades já existentes e de algumas viagens. As duas maiores foram a Malta e, mais recentemente, à Tailândia viver o sol de Inverno que lá se faz sentir (e alguma chuvinha também. Pouca, mas ela existiu). Pelo meio, passei uns dias no Algarve e umas outras viagens a mais cidades deste nosso país que é Portugal!

2017

À medida que fui caminhando para o final do ano, mais duas surpresas surgiram. 2017 foi em grande no que a surpresas diz respeito. E que contente me deixaram: uma foi ter sido aceite para me tornar Blogger Embaixador da Embelleze. Fiquei contente por esta marca olhar para bloggers masculinos como potenciais parceiros. Deixou-me bastante contente. Apesar de ser uma parceria recente, penso que vou conseguir "dar conta do recado" e de ficar fã dos produtos que esta empresa comercializa. 

2017

Uma outra novidade foi a Capitola Watches, Devido ao trabalho por mim desenvolvido no meu instagram pessoal, me ter convidado para ser Embaixador Português da marca. Tal como referi, sei perfeitamente que não sou o único: existem vários, mas verem potencial no meu instagram pessoal, que não tem assim um número enoooooooooorme de seguidores, foi algo que me deixou feliz e bastante satisfeito. Afinal, o meu feed nem está assim tão mal e chama a atenção das pessoas :) Muchas gracias Capitola!

2017

Já agora, sempre que quiserem adquirir relógios giros e cheios de pinta, basta irem ao site da Capitola e, no passo final da vossa encomenda, colocar o código PINGUIM10 para obterem 10% de desconto na vossa encomenda.

Simpático, não? :D


Um último aspecto relativamente ao blogue: no dia 1 de Janeiro de 2017, o blogue tinha 36 mil visualizações. Disse a mim mesmo (e partilhei com a Minnie Me) que seria agradável terminar 2017 com 100 mil visualizações e estabeleci este valor como objectivo anual.

À data, o blogue tem mais de 196 mil visualizações.


Estou de coração cheio com estes números. Bastante surpreendido e bastante feliz por ter atingido estes valores. Trabalhei para isso (sei que sim) e ver o meu trabalho a dar resultados destes, não me deixa mais do que feliz e com a sensação de "dever cumprido".

2017

Em suma, 2017 foi um bom ano para o blogue. Diverti-me, é um projecto que me dá gozo, que já me trouxe (e continua a trazer) tantas coisas boas que é difícil enumerar todas.

A todos vocês, o meu mais sincero obrigado. Obrigado de coração por todas as vossas visitas durante este ano de 2017. Obrigado pelos comentários que deixam. Obrigado pelo feedback que me reportam. Sem ele, não seria possível perceber como vos alcançar e interagir convosco. Obrigado a todos que, de certa forma, manifestam carinho por mim e pelo meu blogue. 

Obrigado 2017 e a todos os que fizeram parte dele.

A todos vocês, desejo-vos Saúde e Paz de espírito para 2018.
Desafiem-se. Lutem. Desafiem-se a ser mais e melhores a cada dia. A cada semana. A cada mês.

Que todos os objectivos a que se propõem para 2018 sejam cumpridos. Que vos preencham. Que vos completem.


São os meus mais sinceros votos de Bom Ano para vocês. Para além disso, o meu muito obrigado por este maravilhoso ano.

E por aí? Como correu 2017?



10 comentários:

  1. Sem dúvida que foi um ano espetacular na tua vida. Que esteja aqui ano após ano para celebrar todas as tuas vitórias.
    Que 2018 te traga o dobro do que desejo para mim e afaste as LOUCAS da tua vida, as mentirosas...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rita. Espero que tenhas um excelente 2018, cheio de bons momentos e conquistas. Sim, esperemos que as loucas desapareçam da minha vida. Não estou para passar novamente por aquilo que passei...

      Eliminar
  2. Ontem quando me disseste para vir ver o teu blog, admito que não estava a espera disto! Ahahahahah! Muito bem! XD sabes que vai haver sempre pessoas chatas que não gostam do nosso trabalho! Não ligues e continua porque, como claramente se vê por este post, estás a ir mesmo bem!

    Espero que 2018 seja recheado de ainda mais sucessos e coisas boas! Beijinho!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Girly ;) A questão aqui prende-se no facto de esta rapariga me ter andado a difamar e perseguir depois de eu lhe ter dito que aquilo que ela sentia por mim (amorosamente, entenda-se) não era recíproco. Nunca na vida pensei que fosse receber chamadas anónimas no meu local de trabalho por parte dela...

      Eliminar
  3. Uau! Sem dúvida que foi um ano em cheio. Que este ano seja igual ou melhor! Com todos os sonhos realizados. Não conhecia o blogue, mas irei já guardar para voltar aqui mais vezes.
    Beijinhos

    www.sarainwonderland.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sara. Espero que tenhas um ano bastante sorridente :)

      Eliminar
  4. Por acaso não fazíamos ideia dessa situação. Até costuma ser uma pessoa muito simpática para nós, mas de facto não a conhecemos. Que situação!
    Mas conta com o lado positivo que tiveste muitos. Esperamos que em 2018 continues a evoluir a olhos vistos! Que alcances ainda mais do que o que sonhas. Nós estaremos cá para ver isso acontecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não andei a espalhar muito a história porque seria dar-lhe protagonismo na minha vida que, obviamente, não merece nem nunca o vai ter.
      Ah sim, tendo de olhar sempre para o "copo meio cheio" do ano. Recebi muitas coisas boas, boas surpresas e foi bastante equilibrado :)

      Eliminar
  5. Obrigado, Ricardo :D O mesmo para ti, em dobro!

    Sem dúvida que 2017 foi um grande ano, mas fiquei em choque com o que te aconteceu :o Nunca pensei que houvessem pessoas assim tão "mesquinhas" e sem qualquer tipo de fairplay!

    Que 2018 te traga mais e melhores desafios :D

    NEW TIPS POST | ADVICES WHEN YOU APPLY FOUNDATION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me posso queixar do ano que tive :) Excepto aquele pormenor de ter uma louca atrás de mim, mas pronto, já passou (espero eu).

      Obrigado Miguel. Que 2018 te sorria muito! Abraço

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.