Blogger | E Quando Encontras Um "Macaco De Imitação"?

Quem é blogger, sente sempre necessidade de inovar e de apresentar conteúdo novo.

Blogger


Eu não sou diferente!


"Volta e meia", lá estou eu a pensar em formas de dinamizar um bocado este meu "cantinho": trazer novos conteúdos de áreas que nunca trouxe, novas rubricas. Enfim, um sem-número de coisas.

Quem me acompanha, sabe que tenho uma rubrica onde entrevisto alguns bloggers/instagrammers portugueses e dou a conhecer o seu trabalho e o que de bom existe na blogosfera portuguesa.

Blogger

Sim, porque não existem apenas bons bloggers internacionalmente. Portugal, felizmente, apresenta uma lista de bloggers com qualidade: bom conteúdo, bem escrito, interessante e minimamente apelativo.

Isto, claro está, exceptuando aqueles "baipes" comerciais que muitos, infelizmente, já possuem! Moving on...


Cada um é livre de escrever o que quiser no seu blogue, desde que faça sentido para si e que considere que o mesmo se enquadra no seu blogue.

Blogger

Cada um é livre de criar as rubricas que quiser. Não existe uma regra de exclusividade, nem algo que diga "Eu tive esta ideia primeiro, por isso, não faças igual!". Nada disso!

Há liberdade de expressão, há liberdade de escolha e eu apoio isso a 100%. Até aqui, tudo muito bem!


O que não está "tudo muito bem", na minha opinião, é isto: um blogger criar uma rubrica igual à de outro e utilizar o mesmo nome na mesma - ou, pelo menos, parte dele.

É perfeitamente normal os bloggers serem entrevistados para mais do que um blogue. A Rita do Cortez Com Z já foi entrevistada aqui no meu blogue e no do André Silva; a Rita Santos do Rititi Decidiu Escrever já foi entrevistada por mim e pela Cortez Com Z, eu já fui entrevistado pela Cortez Com Z e pela Cátia Ramos do Bem Me Quero... Algo perfeitamente normal. 

Blogger

O que não é normal, ou pelo menos, é de "mau tom", é fazer as mesmas perguntas que um outro blogger fez. Nem estou a pensar no meu caso que é ver as perguntas que fiz ao blogger A iguais às que vejo na rubrica do outro blogger.

Penso, sim, nos entrevistados que têm uma sensação de dejà vu, e nos leitores que acompanham ambos os blogues que vão ler e pensar "ah e tal, eu já li isto algures"

Criatividade: onde estás tu?
Originalidade: onde te encontras?


Não deveriam ser estas duas coisas algo obrigatório num blogue? Um blogger não deveria trabalhar para ser criativo e destacar-se dos demais?

Blogger

Meus caros, isto é como a teoria da Selecção Natural, onde só sobrevive o que se conseguir adaptar. A blogosfera é uma selva, com alguns "ninhos de cobras" pelo meio e, se vamos ser iguais ao blogue do lado, como é que nos vamos distinguir? Como é que vamos marcar a diferença e poder afirmar que o nosso blogue é diferenciador porque...?

Em jeito de conclusão, só gostava de dizer uma coisa: tal como o meu último entrevistado - o Daniel Pinheiro - referiu numa das suas respostas à minha entrevista, 
"Sê original e não a cópia"

E há que concordar com esta frase!

Até que ponto é que devemos copiar as ideias de um outro blogger?

25 comentários:

  1. Não querendo defender esses "copianços" (nem sei de quem estás a falar)... As perguntas numa entrevista a um blogger podem acabar por ser semelhantes porque apesar dos leitores/público serem diferentes, acabam por querer saber as mesmas coisas. Não apoio o "plágio blogueiro", há que saber adaptar e personalizar quando vamos abordar um tema semelhante ao que outro blog já escreveu.

    Um beijinho, Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que a pessoa não pode copiar uma ou outra, deixo isso claro no texto. No entanto, há que tentar uma abordagem diferente não? :)

      Eliminar
    2. Claro... é isso também que digo no comentário: Não apoio o "plágio blogueiro"! eheh beijinho

      Eliminar
  2. Gostei bastante da tua partilha, confesso concordo contigo demos pensar muito bem no que partilhamos, por isso nem sempre é fácil criar novo conteúdo, mas temo sempre de ser nós mesmo, por isso a frase dele diz tudo
    Beijinhos
    Novo post (Review Conjunto De 20 Pcs Makeup) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Há que trabalhar para nos diferenciar dos demais :)

      Eliminar
  3. Encontrar macacos de imitação é sempre chato mas, pela minha experiência, eles não duram muito na blogosfera. Tal como tu dizes, a seleção natural encarrega-se de os eliminar.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se formos a ver o blogger em questão, este peca logo pela formatação e tipo de conteúdo que escreve ;)

      Eliminar
  4. Gosto de ler e apontar algumas ideias, mas sou mais de escrever na hora. As opiniões é que me dou ao trabalho de elaborar mais xD

    ResponderEliminar
  5. Estas situações são sempre chatas e nada corretas.
    Abordar as mesmas temáticas acaba por ser inevitável. Agora, a forma como o fazemos é que tem que ser diferente. Nem faz sentido de outra maneira. As pessoas têm que ser genuínas e procurar colocar o seu cunho em tudo aquilo que fazem.
    Inspirarmo-nos em terceiros não é o mal. O mal é quando nos apropriamos dos seus trabalhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Eu não diria melhor. Imagina quando me deparei com a mesma abordagem em algumas coisas. Há que trabalhar para ser diferente. Há que trabalhar para ser único.

      Eliminar
  6. Concordo totalmente contigo. É super de mau tom copiar tudo exatamente como o outro blogger fez, até porque para o entrevistado deve ter sido mesmo pior (afinal respondeu às mesmas perguntas, uma vez mais). Infelizmente os blogs atualmente perdem a sua qualidade quando começam a ter parcerias e já ando a notar isso em vários que seguia (e sigo porque tem de ser, devido a um grupo) e de facto entristece-me. Antes a pessoa escrevia tão bem, mas ultimamente parece que só quer ganhar dinheiro e nada mais. Mas é como dizes, a blogosfera é uma selva. Todos querem ser melhores do que os outros. Mas a que custo?! Beijinhos, Carolina Franco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento que alguns conseguem viver do blogue ou do Instagram "faz sentido" serem mais comerciais, mas a essência deveria permanecer lá...

      Eliminar
  7. O que a mim me aborrece é ver bloggers que se empenham, perdem horas de sono para escrever conteúdo original e depois o reconhecimento é quase nulo; quando há outras pessoas na ribalta que simplesmente fazem copy e paste de blogs e sites internacionais! Mas pronto, para tudo na vida é preciso nascer com sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim, sem dúvida. Existem muitos bloggers que se esforçam, que gastam horas do seu tempo (e, por vezes, dinheiro) e o reconhecimento é, como dizes, quase nulo. Parece que há "dois pesos e duas medidas". Não há reconhecimento do trabalho investido, não há reconhecimento do crescimento que determinado blogue/blogger teve nos últimos tempos, razão pela qual alguns bloggers começam a desanimar em certas alturas...

      Eliminar
  8. Não podia concordar mais!!! Está tudo tão igual e repetitivo o que faz com que se perca o reconhecimento.
    Gostei imenso das duas primeiras palavras do artigo ;) ;)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa até pode estar interessada em determinado produto ou assim mas depois lê tanta coisa igual que uma pessoa até desiste...

      Eliminar
  9. É tão isto :/
    Hoje em dia é difícil criar algo 100% original, parece que está tudo inventado... mas há limites, claro!

    PASSATEMPO: habilita-te a ganhar um óleo multifunções AQUI!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reconhecimento por quem tem conteúdo o mais "fresco" possível = zero.. infelizmente

      Eliminar
  10. Vimos tanta coisa que é normal às vezes começarmos a ser influenciados para fazer isto ou aquilo porque vimos no blog x ou y, mas temos de saber parar e pensar qual é o nosso caminho, o que é que somos nós próprios e o que é que queremos fazer nós próprios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sen dúvida. Não digo que não devemos procurar inspiração em alguns blogues mas há que saber dar o nosso cunho pessoal :)

      Eliminar
  11. Achei bem legal seu texto, porque é muito real isso. Não somente com entrevistas, mas tem muitos blogs por ai que copiam o conteúdo de outras pessoas descaradamente, sem nem citar onde viu o conteúdo. Isso me chateia muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentário e pelas tuas palavras. Eu apenas dei o meu exemplo que foi com entrevistas. Claro está que numa entrevista uma ou outra pergunta é sempre igual, mas a linha condutora ser a mesma? É estranho e, de certa forma, indecente. Mas o que é que se pode fazer?

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.