Expocosmética | Como Foi? Que Tal A Experiência? Descobre!

Numa altura em que já não se "ouve" falar da Expocosmética, eis que hoje conto-vos a minha experiência na feira!

Expocosmética

Em 2018, o mote foi
"We Believe In The Power Of Love"
Acreditem! A Expocosmética teve umas diferenças consideráveis e bastante "agradáveis". Já vos passo a explicar.

Este ano não fui como blogger convidado, mas isso não me impediu de ir visitar a Expocosmética - a maior feira de cosmética, estética, unhas e cabelo - que reúne profissionais e o público em geral num só espaço com um objectivo comum: a paixão pela beleza!

Uma das minhas paixões, tal como sabem, é o cabelo e tudo o que esteja relacionado com o mesmo, desde patologias a cuidados capilares. Para além disso, uma outra paixão é a pele, por isso, nada me impediu de ir à Expocosmética. Aliás, o que me leva a querer ir a estes eventos é a minha paixão pela beleza e cosmética, do que propriamente ir como blogger convidado - que fique bem claro!

Expocosmética

De salientar que este ano passaram pela Exponor mais de 47700 pessoas, o que confirma o sucesso que a feira tem vindo a alcançar nos últimos anos!

Por esta é que não contavam: factos sobre a Expocosmética :p


Pois bem, depois de tudo combinado com a minha querida (e habitual) Rita Cortez, do Cortez Com Z, e do seu namorado - Peter, juntamente com a Sara Raquel, rumámos à Exponor, a fim de conhecermos as novidades que a feira tinha para apresentar este ano.

Expocosmética

Íamos com alguns objectivos:
- Conhecer a feira;
- Relatar tudo para a Blogazine (revista onde somos todos colaboradores)

E vocês pensavam que nós só íamos à feira para levantar os brindes, não? :p


Este ano, a organização decidiu inovar. Em que sentido? Simples! Os corredores estavam mais espaçosos, as pessoas podiam circular mais à vontade, sem aquele "empurra-empurra" característico das edições anteriores. Uma pessoa conseguia circular e ver, efectivamente, as montras, stands e os produtos que as marcas lá representadas tinham para oferecer ao consumidor final.

Outro aspecto que pautou pela positiva este ano foi a existência de um "mini" pavilhão que, no fundo, era uma zona de restauração. As pessoas que quisessem comer podiam dirigir-se a esse pavilhão, sem incomodar, com cheiros ou barulho, os stands com os restantes produtos.

Expocosmética

Claro está que a extracção não era a mais eficaz, pois existia algum cheiro no ar, mas este estava apenas concentrado num único lugar. Algo que não aconteceu ano passado.

Mais diferenças?


Um maior número e uma maior diversidade de marcas representadas na feira. Quem visita estas feiras sabe que há sempre aquelas marcas que "obrigatoriamente" marcam a sua presença na mesma. No entanto, este ano, fomos surpreendidos por um maior número de marcas e de produtos: inovadores, diferenciadores, e com uma oferta "diferente" do que temos visto até agora.

Mas, agora, vou falar-vos daquela "diferença" que, para mim, foi a mais marcante - o palco principal.


Ano passado, este estava no Pavilhão 5 "encostado" a um canto, perto da zona de alimentação (imaginem o cheiro). Este ano, este estava numa zona entre pavilhões - mais largo, maior, mais espaçoso, com um maior destaque!! Uma aposta ganha definitivamente pela organização e espero que em 2019 apostem novamente em colocar o palco desta forma, pois toda a gente agradece.

Expocosmética

Nós, visitantes, e os estilistas, que vêm as suas criações com um maior destaque e, possivelmente, um maior alcance. Sem dúvida, uma excelente surpresa! Os meus parabéns à organização.

Falemos das novidades das marcas:

Duas grandes novidades - ou pelo menos as mais faladas - dizem respeito aos lançamentos da Embelleze e da Andreia Profissional. A Embelleze, marca que sou Blogger Embaixador, decidiu premiar os seus bloggers com um dos seus grandes lançamentos - os novos produtos da linha "A Minha Praia".

Expocosmética

Em 2017, a linha começou apenas com um spray protector do cabelo. Este ano, a marca completou a sua linha, lançando um champô, um condicionador e uma máscara, que pode também ser utilizada como "protector solar" capilar. Muito Obrigado Embelleze por este mimo. Seguramente, irá dar-me imenso jeito para esta época balnear que se avizinha (esperemos que o sol tenha vindo para ficar).

Expocosmética

Um outro grande lançamento teve como protagonista a Andreia Profissional: lançou a sua própria linha de maquilhagem. Desde o tratamento "pré-maquilhagem" a vernizes para as unhas, a Andreia foi quem mais surpreendeu este ano com as novidades. Para além disso, no linear, os produtos estavam expostos de acordo com a ordem que devem ser aplicados, para ajudar as consumidoras.

Para além disso, estava lá a belíssima Olívia Ortiz que, tão prontamente, se encontrava a tirar fotografias com os visitantes.

Expocosmética

Mas a Expocosmética não é só sobre beleza, nem para visitar e conhecer stands. A Expocosmética também é uma altura para aprendermos. 


Este ano, no segundo dia, as simpáticas Bárbara Bação e Maria Gonçalves, autoras do projecto Criar Um Blog, deram um workshop aos bloggers interessados subordinado ao tema "Como Criar Parcerias De Sucesso".

Expocosmética

Confesso que não conhecia pessoalmente a Bárbara e a Maria, mas fiquei a gostar imenso delas, pois partilharam imensos pontos relativos a este mundo enorme que é a blogosfera e qual a posição que nós, influenciadores digitais, devemos adoptar.

Foi uma experiência incrível e bastante compensadora.


Adorei aprender com elas. Aliás, eu adoro aprender, e se puder aprender com quem sabe mais do que eu, do que é que me posso queixar? Fiquei bastante satisfeito por ter frequentado este workshop. Obrigado Bárbara e Maria. Obrigado Expocosmética por proporcionarem este momento a nós, bloggers! (ou pelo menos a quem se mostrou interessado).

Mas nem tudo "é um mar de rosas". Como tudo, a Expocosmética também teve os seus pontos menos positivos.


Barber's Corner: este ano, tive a percepção que este estava menos organizado e mais espalhado (sem critério) pelos pavilhões. Vi uma marca num pavilhão, meia dúzia "encafuadas" num outro, mais uma ou outra marca perdidas noutro pavilhão...

Ano passado, o Barber's Corner estava maioritariamente no Pavilhão 5 (só havia uma ou outra marca que não estava lá), mas conseguia-se perceber onde é que começava e onde acabava esta secção. Para o ano, podiam rever esta distribuição que, na minha opinião, não foi bem conseguida este ano.

Outro ponto (e agora vou ser crucificado por muitas pessoas) foi a selecção das bloggers convidadas.


Todos os anos, vemos "Carlotas" ansiosas para irem à feira como bloggers convidadas.

Qual o objectivo da maior parte? Receber produtos grátis.
Que destaque dão à feira? Nenhum.
Qual o conteúdo dos posts que fazem? Maioritariamente, os produtos que receberam.

E este ano, meus amigos, foi bem gritante!


Normalmente, no primeiro dia - sábado - é quando vemos um maior número de bloggers por metro quadrado. Primeiro dia, as ofertas ainda estão bem fresquinhas, é início de fim-de-semana, por isso dá para dar um "saltinho" à feira e, passadas algumas horas, saírem mais pesadas do que entraram, ou seja, com as ofertas que são delas "por direito" - segundo elas.

Inúmeros InstaStories plenos de produtos recebidos. A ânsia antes de chegarem a um stand. A felicidade estampada nas suas caras quando levantam o kit de blogger no check-in. A sede desmesurada de receberem brindes e mais brindes foram alguns dos pontos que mais vimos nas redes sociais.

Vídeos de recebidos (e poucos comprados) saturaram o YouTube. Fotografias de groupies com imensos sacos que já não conseguiam agarrar com as mãos ocuparam o Facebook e o Instagram. Nelas, vemos o ar de contentamento (sempre) por serem bloggers convidadas, por serem reconhecidas pelo seu "imenso" trabalho de qualidade (duvidável) e pleno de conhecimento.

Cara de satisfação por terem conseguido ultrapassar o frete que é irem à feira e levantarem tudo a que têm direito, pois são bloggers convidadas, foi o que mais se viu!

Falar da feira? Para quê?
Falar dos pontos positivos e menos positivos da feira? Qual o objectivo? Só existe um positivo que é receber produtos grátis!
Falar das apostas e novidades que a feira apresentou? A sério que é necessário falar sobre isso?

Ainda a feira não tinha acabado e já muitos vídeos no YouTube se encontravam online e muitos posts nos blogues já se encontravam publicados, com a descrição do que receberam, com a descrição do gostinho especial que tinha tido a feira este ano, pois foram bloggers convidadas.

Vocês sabem como eu sou, por isso, eu só tenho algumas perguntas retóricas a colocar:


Será que é este o objectivo ao convidar bloggers para dinamizarem a feira?
Será que, efectivamente, a feira é dinamizada?
Será que as bloggers têm noção do que implica ser blogger convidada para um evento destes?
Será que há, realmente, noção do que é "dinamizar" uma feira?
Será que estas meninas, ansiosas por receberem produtos, iriam à feira se não fossem convidadas? Não! Basta ver as inúmeras que não foram bloggers convidadas, mas que não colocaram os pés na feira com o convite electrónico que receberam.
Será que, se as marcas deixarem de oferecer produtos, vai haver tanta gente a inscrever-se e ansiosa para ir à feira? Não me parece...

Expocosmética

Este tipo de eventos é bem mais do que isto.


A Expocosmética, assim como a In Beauty e outras feiras que tais, é uma excelente oportunidade para conhecer novas empresas, novas marcas, novos produtos. É o primeiro contacto que um blogger tem com uma marca. 

A simples troca de cartões de visita é, por vezes, o primeiro passo para uma parceria bem conseguida e muito bem trabalhada. Basta querer. Basta saber trabalhar a parceria. Basta perceber o que é uma parceria e o que deve ser feito!

Expocosmética

No entanto, vemos alguns bloggers a deitarem oportunidades como estas ao lixo e a única coisa a movê-los ser os brindes grátis que vão receber, e muitas vezes não os vão usar, pois não vêem utilidade. Mas como foram oferecidos, não interessa!

Expocosmética

Quem me conhece sabe o que para mim é ser blogger.


Ser blogger é partilha de conhecimentos. Ser blogger é interagir. Ser blogger dá trabalho. Ser blogger apenas para ter parcerias e receber produtos grátis é um princípio que está errado e, mais cedo ou mais tarde, esses bloggers deixam de existir. Não se iludam!

Expocosmética

Posto isto, meus amigos, resta-me agradecer à Rita, ao Pedro e à Sara por me terem feito companhia nesta "aventura" que foi a Expocosmética 2018.

Expocosmética

Agradecer a oportunidade de conhecer pessoalmente a Joana Gonçalves e a Tânia Silva, rever a Sofia Lima, a Liliana Paiva e a Akira (apesar de não ter tido oportunidade de falar muito com ela, mas sim com o namorado xD).

Expocosmética

É sempre bom ver e rever caras conhecidas e conviver com as pessoas que conhecemos no ecrã.

Expocosmética

Conviver e conhecer um pouco melhor quem está por detrás do blogue ou do canal de YouTube que habitualmente seguimos.


Resta-me esperar por Outubro (27 a 29) para, se tudo correr bem e tiver a oportunidade, voltar a visitar a In Beauty e viver mais uma aventura. Caso contrário, é uma questão de esperar pela Expocosmética em 2019.

Quem por aí foi à Expocosmética? Que tal a vossa experiência na feira?



12 comentários:

  1. A Olivia Ortiz é mesmo gira, a sério!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-76-spring-look.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Só fui o ano passado à Inbeauty pela primeira vez. Este ano não fui à expocosmética com muita minha porque estive a trabalhar. Sinceramente ir ou não como blogger para mim é indiferente. Estes eventos são fantásticos para conhecer mais sobre as marcas, aproveitar para estar com pessoas que nunca vimos e por aí.
    Quem sabe se no próximo evento não nos encontramos :b gostava de conhecer tanto a ti como à Rita :D

    Beijinhos,
    Www.bydezassete.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo. Eu vou a este tipo de eventos porque gosto da temática e quem me segue sabe que adoro esta área e que adoro estudar a mesma e conhecer coisas novas. Infelizmente, nem toda a gente percebe isso e este ano foi o descalabro total... Oportunidades não hão-de faltar para nos conhecermos. Em Outubro em princípio vou estar na In Beauty: quem sabe nessa altura? ;)

      Eliminar
  3. O mais triste nem é as "bloggers que vão pelos brindes" só falarem do que receberam mas sim bloggers bem conhecidas fazerem o mesmo. Algumas nem sequer têm de se candidatar porque são automaticamente convidadas e o conteúdo que produzem é apenas esse. Relativamente a receberem convites electrónicos e não irem penso que isso dependa de várias situações, eu por exemplo nunca fui à expocosmética porque me fica super longe de casa e para ir tinha de faltar a outros compromissos que costumo ter aos fins de semana no entanto na In Beauty tenho ido todos os anos por ser perto. Existem outras pessoas que secalhar não querem pagar os transportes para ir e esperam o convite para ir com transporte garantido. Uma coisa é certa pessoas à procura de brindes sempre vai haver mas acho que a culpa é da organização por não exigir sequer um tipo de conteúdo aos bloggers que na verdade escrevem sobre a feira se quiserem.

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste tipo de coisas há sempre dois pesos e duas medidas. Alguns bloggers têm de se candidatar para terem uma oportunidade (digamos assim). Outras são automaticamente convidadas e integradas no grupo. Eu falei muito no geral. Dentro das bloggers "mais conhecidas", algumas também só querem saber dos presentes e afins. Estão-se a marimbar para o conteúdo da feira. São convidadas. Vivem de acordo com o reconhecimento que têm e não pelo trabalho que desenvolvem nos seus projectos. Infelizmente, nem toda a gente consegue separar o trigo do joio e só ligam a números. Se tem muitos números, então tem um óptimo alcance. Nem sempre é verdade... A ver vamos se muda (duvido muito, mas...)

      Eliminar
  4. O oportunismo, infelizmente, existirá sempre. Porque haverá sempre alguém a fazer as coisas pelos motivos mais descabidos. Enquanto os brindes forem mais importantes que a experiência e o conteúdo, acho que dificilmente isso irá mudar.
    Nunca fui à Expocosmética, mas acho que este género de eventos são mesmo uma ótima maneira de se ficar a conhecer os produtos e de se aprender. E gostei imenso de ler a tua experiência, o que achaste que resultou e aquilo que devia mudar, até porque é uma forma de termos noção de como as coisas funcionam.

    r: Na minha opinião, o humor dele é inteligente, porque a própria forma como ele vê as coisas é bastante interessante. Por isso é que gosto tanto de o ouvir, por exemplo, em entrevistas.
    Acho que muitas pessoas o associam meramente às imitações e ficam-se por aí, daí que, talvez, haja essa desvalorização. Mas a verdade é que ele é muito mais do que isso e tem-no provado constantemente.
    A apresentação dele nos globos foi fabulosa :D

    Vale bem a pena. É uma hora e pouco de gargalhada garantida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quer ser prático e directo. Neste tipo de coisas há sempre coisas boas e outras menos positivas. E eu não referi aquilo que não gostei (ou não concordei tanto, vá) de modo pejorativo. Muito pelo contrário: é algo construtivo. Eu aceito sempre sugestões de melhoria. É sinal que há potencial e é nisso que temos que pensar. Se conseguimos melhorar, porque não aceitar essas críticas/comentários construtivos? Quanto ao oportunismo que falas, este ano foi assim, para o ano será igual e no seguinte e no seguinte. Quando as pessoas responsáveis pela selecção das bloggers perceberem que o mais importante é o conteúdo e não tanto os números, já seremos todos trisavôs... ehehe

      Eliminar
  5. Obrigado, Ricardo :) Tenho a certeza absoluta que vai adorar!

    Mais um ótimo post!! Ainda bem que viste que houve algumas coisas mudar. É sinal de que a organização também andou, eventualmente, vá, a ler algum feedback do pós-feira do ano passado!
    Este ano voltei a não ir e nem sequer tentei arranjar convite porque, lá está, nunca sabemos muito bem como é que a seleção é feito. Creio que não haja uma triagem seletiva... Se é que me faço entender! :D

    NEW #DRESSTOIMPRESS POST | DARE YOU TO USE COLORS. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triagem selectiva? Existe uma triagem bem selectiva - escolhem as com maiores números. Conteúdo e trabalho de qualidade? Para quê? O alcance com as outras é maior (segundo eles, não é?). A questão é que estas feiras, na blogosfera, começa a ser mais conhecida pelos prémios e brindes que as marcas dão aos bloggers do que propriamente a feira em si, o conteúdo, organização, marcas e afins. Este ano havia muitas marcas novas, mas também algumas que estavam presentes ano passado, não estavam este ano. Falta de retorno ano passado? Falta de divulgação? Alcance? Podíamos estar a discutir isto aqui eternamente meu caro ;)

      Eliminar
  6. Este foi o primeiro ano que fui à Expocosmética e sinceramente deve também ter sido o último. Via tanta euforia em torno do evento nos últimos anos que estava mesmo curiosa para ir e ver do que se tratava. Não fui como blogger convidada, nem sequer fiz inscrição para tal, mas concordo com o que dizes porque assisti a algumas cenas dessas. O meu objetivo ali foi mesmo conhecer marcas, conversar sobre os produtos e principalmente aprender um pouco sobre áreas que me são mais desconhecidas. Apesar de achar que a feira estava bastante limitada a nível de variedade, consegui cumprir esse objetivo. Não entendo mesmo como é que bloggers estão ali literalmente na caça ao produtos, mas acredito que tenha sido o objetivo de uma grande parte. A única coisa que trouxe oferecida da feira foi de jogos que podiam ter calhado a qualquer pessoa, de resto comprei tudo o que trouxe. Aliás, é raríssimo o produto aqui no blog que não tenha sido comprado. Portanto para mim nem faria sentido ir para lá com esse objetivo. Mas acredito que esta situação seja um espelho bem real do que acontece pela blogosfera nos últimos anos.

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a pequena amostra que assististe este ano relativamente às bloggers é o espelho bem real do que acontece na blogosfera, no que diz respeito a muitas bloggers/youtubers. Não sabem escrever, não sabem o que é ser blogger/youtuber e só têm os seus projectos literalmente para terem produtos grátis e freebies. É de rir (para não chorar) e é triste. Triste ver que há pessoas que se movem neste mundo segundo os princípios errados... Enquanto existirem marcas a alimentar estas pseudo-influenciadoras, elas vão continuar desta forma.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.