Televisão | Como Fazer “Figuras Tristes“? Lê Mais!

Sei que muita gente já não vê televisão, mas tenho de desabafar convosco.

Televisão

Não sou a pessoa mais assídua no que diz respeito a acompanhar programas na televisão, nem nada que pareça. Vejo uma série que esteja a dar, mas é mais para ter algum "barulho de fundo" enquanto estou a fazer qualquer coisa, do que propriamente ver o programa em questão.

No entanto, há um programa que "volta e meia" acompanho (já acompanhei mais) e, no passado domingo, dei por mim a tirar umas quantas conclusões quanto ao mesmo.

De que programa estou a falar? Do "A Tua Cara Não Me É Estranha"!


O programa em questão já está na televisão há já uns anos e já houve uma série de formatos - "normal", duetos, crianças, especial ex-concorrentes, you name it.

Televisão

Confesso que a primeira e a segunda temporadas acompanhei verdadeiramente, mas agora começa a ser um formato um pouco saturado. 

Não tanto o formato, mas sim as pessoas que lá estão. E vocês já vão perceber o porquê.


Apresentadores:

A dupla de apresentadores será um dos pontos positivos do programa. Fora os "esquecimentos" de que estão num programa em horário nobre, e que levam a que tenham comentários e conversas impróprias, a dupla faz um programa bem encaminhado e bem apresentado na televisão portuguesa. Nota-se a cumplicidade entre eles e isso é "meio caminho andado" para um programa correr bem.

Televisão

Jurados:

Aqui "a porca torce o rabo". Por um lado, temos o Luís Jardim que já satura com as suas conversas de "ah e tal eu já trabalhei com A, B, C, D, E, F,... (as restantes letras do alfabeto) e eu é que sei quem sabe cantar e quem não sabe".

Para além disso, tendo em conta os anos que já está em Portugal, nada o desculpa para ele não saber falar português correctamente e estar naquela coisa verdadeiramente pretensiosa de "ah e tal eu não sei como é que se diz em português, mas em inglês é X".

Do outro lado da bancada dos jurados, temos o José Carlos Pereira que, de todos os jurados, é aquele que, na minha opinião, sabe falar de forma comedida, sem exageros, sem gabarolices, ou seja, é simples e conciso.

Televisão

No meio destes dois senhores temos uma senhora - Alexandra Lencastre - que deve andar com muitos fogos para serem apagados na sua pessoa.

Meaning: uma "ardida", como se diz na minha terra.


Não pode haver bailarinos a dançar em tronco nu que a senhora "ai Jesus que eu estou cheia de calor, abanem-me que eu não aguento". Não pode um concorrente interpretar uma música mais romântica, aka balada, que "ai minha nossa que eu fiquei apaixonada por ti e quero que tu apagues este meu fogo que se acendeu". Isto é figura para se fazer na televisão?

Isto é válido para concorrentes homens, mulheres, solteiros, casados, divorciados, "marcha" tudo.


Uma mulher imita um homem e é vê-la "ai Jesus que me apetece beijar-te, manda-me para cá esses lábios que eu vou-te beijar porque é muito fixe e eu gosto do espectáculo".

Televisão

Concluindo: "tudo o que vem à rede é peixe". Tudo o que mexe, provoca-lhe calores. O comportamento desta senhora, a meu ver, só significa uma coisa: (descubram qual).

Concorrentes:

Sem dúvida que temos concorrentes que têm uns vozeirões - Sissi Martins que, no passado domingo, imitou Jennifer Hudson e "rebentou" com aquilo tudo; Rúben Madureira que, exceptuando Michael Jackson, arrasou em todas as imitações.

Do outro lado, temos um que eu sinceramente não entendo o que está lá a fazer - Alexandre Santos.

Este rapaz não sabe cantar (bem visível, ou melhor, bem audível), nem sabe dançar. Só sabe mandar meia dúzia de piadas bem colocadas dentro do contexto da conversa e está lá somente para entreter uma pessoa e o pessoal se rir com as figuras que eles faz.

Tudo bem que o programa é um programa de entretenimento da televisão e ele só foi contactado mais para esse papel do que propriamente para cantar, mas temos de ter um bocadinho de noção, não?

É que ele faz-me lembrar o António Raminhos no "Dança Com As Estrelas" aqui há uns tempos na TVI. Não dançava ponta, mas como entretinha as pessoas lá em casa, lá era salvo pelo voto do público.

Posto isto, só me resta perguntar o seguinte:

Não estará este formato mais que gasto na televisão portuguesa?

6 comentários:

  1. Era um dos programas que acompanhava à séria, porque adoro o formato e os apresentadores. Além disso, as primeiras edições contaram com concorrentes que me davam imenso gozo ver. Mas fui-me desligando aos poucos e, confesso, desta temporada só sei que faz parte o Alexandre Santos - o facto de ele ser concorrente, muito sinceramente, não me parece mal, porque o factor entretenimento conta bastante.
    Curiosamente, dos jurados, também sempre achei que o que se aproveita lá no meio é o José Carlos Pereira, porque vai direto à questão e é super genuíno nas suas suas reações. Gosto muito da Alexandra Lencastre, mas acho que cai muito no exagero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente, tem caído imenso no exagero. Parece que não sabe estar em televisão. Há certas coisas e posturas que uma pessoa deve adoptar e outras que devem ser evitadas. Eu, pelo menos, penso assim. Quanto ao Alexandre, sim, ok, está lá para entreter um bocado, mas acho que, a certa altura, o pessoal pode olhar para ele como o "bobo da corte" lá do sítio ;)

      Eliminar
  2. Por acaso acho piada ao formato, mas não tenho visto... Se calhar está mesmo gasto e eu é que estou desatualizada, ahah x)

    ResponderEliminar
  3. Ao início achei piada ao formato, mas depois foi perdendo a piada para mim. Uma coisa que me enerva bastante é que os jurados só dizem coisas boas dos concorrentes, não são nada críticos. Ai, a Alexandra Lencastre é mesmo isso xD, ela meia volta está a chorar ou com calores, é mesmo irritante xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, eles não encontram defeitos em lado algum na performance dos concorrentes. É tudo muito bonito, podias fazer melhor, não foi a música mais adequada para ti, mas realmente não criticam verdadeiramente. A senhora é um bocado estranha nas suas reacções. Está eufórica durante o programa inteiro ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.