Elite | Uma Série Diferente? Em Que Sentido?

Uma série bastante falada no início deste mês - "Elite".

Elite

Uma série que estreou no dia 5 de Outubro na Netflix, não demorou muito para que víssemos imensas pessoas a dar a sua opinião sobre esta viciante série. Com apenas oito episódios, esta série "promete" em termos de qualidade, história, construção, enredo e elenco.

Para quem não viu e tem interesse em ver, recomendo que não leiam a partir daqui. Não que vá ser spoiler, mas poderei revelar um ou outro detalhe.


Para quem não sabe, Elite é um série espanhola. E para quem nunca assistiu a uma série espanhola, saibam que os espanhóis são bastante explícitos nas suas produções.

Explícito em termos de linguagem, em termos de violência e em termos de cenas mais ousadas, que é como quem diz, sexo.

"Elite" traz-nos a história de 3 jovens que viram a sua escola a ruir. Após alguns acordos, os mesmos vão parar a uma escola privada de elite (passando a redundância), onde os filhos dos mais poderosos de Espanha estudam (alguns fazem de conta que estudam...).

Elite

Já por aqui conseguimos ver os estereótipos de miúdos que iremos encontrar.


A história começa com um homicídio de um dos alunos e a série desenrola-se toda a partir daí. Ao longo dos oito episódios, iremos testemunhar aos depoimentos dos vários personagens relacionados com a pessoa assassinada, como se conheceram, o tipo de relação que tiveram e como se desenrolou.

Paralelamente, vamos assistindo a todo o tipo de drama típico de adolescente:
- Alunos a disputarem o lugar de melhor aluno
- Integração (ou falta dela) por parte dos "mais desfavorecidos"
- Discriminação com base na religião e raça
- Discriminação com base no poder económico
- Homossexualidade

"Elite" é uma mistura de "Física O Química" (série com sete temporadas, também ela passada numa escola secundária, que terminou em 2011) com "Gossip GIrl" e um bocadinho de "A Lua de Papel" (quanto mais não seja pelos actores em comum e pela produção ser originária do mesmo país).

Elite

Uma pessoa já tem ideia (com base nos estereótipos que se criam, claro está) que os filhos dos mais poderosos de um país, por serem "filhos de papás ricos", estão habituados a terem tudo "de mão beijada" e de não conseguirem dar valor a coisas que, para eles são supérfluas, e para outros são bens essenciais (ou algo que lhes custou imenso a ganhar).

Exemplo: num dos episódios, um personagem comenta com outro que está a dever 40 mil euros a alguém, ao que o segundo personagem diz: "Eles andam atrás de ti por uns míseros 40 mil euros?"

Epah, é preciso trabalhar muito para conseguir juntar 40 mil euros!!!


Ao ver "Elite", temos verdadeiramente noção do tipo de escândalos que podemos encontrar em alguns colégios privados. O tipo de mesquinhez típica deste tipo de miúdos (claro que não estou a dizer que são todos, mas encontramos adolescentes com este tipo de atitude), a sede de poder, a sede de ser o melhor, o orgulho a falar mais alto do que qualquer outra coisa são comportamentos que iremos ver nesta série.

Posso dizer-vos que vi os oito episódios em dois dias, seis dos quais foram seguidos (não consegui ver mais porque os meus olhos já me doíam). Isto para vos dizer o quê? Que a série é verdadeiramente viciante!

Elite

O final da primeira temporada é um final "aberto", pelo que há espaço mais que suficiente para uma segunda temporada. Ainda não há confirmação que a mesma se irá realizar, nem quando (eu, pelo menos, não encontrei informação nesse sentido), mas os fãs estão a pedir e "exigem" que "Elite" tenha uma segunda temporada, pois há muita coisa para explicar e há uma vingança a preparar e uma demanda pela justiça.

Será que brevemente estarei aqui para vos falar da segunda temporada desta série?

E vocês? Quem já viu "Elite"?

10 comentários:

  1. Ainda não vi e acho que não irei ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assustadoramente real. Uma pessoa tem noção do que se passa neste tipo de colégios privados (não querendo ser preconceituoso nem nada disso, mas é uma imagem que a sociedade nos dá), mas ver esta série é um "abre-olhos".

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar. Pode ser que venha a ver.. Não parece ser má de todo :)
    ALguma vez viste o 13 reasons why? Não se passa num colego privado, mas numa secundária publica e há uma mistura de realidades..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi mas toda a gente fala nessa série e a compara com esta que refiro no post. Quem sabe um dia irei vê-la ;)

      Eliminar
  3. Ainda não vi a série, mas já a tenho em espera. Achei todo o conceito interessante, até porque nos permite ter uma certa noção do que se passa nestes ambientes e o que se esconde (mesmo que não aconteça exatamente da maneira que é representado em série).
    A tua publicação deixou-me ainda mais curiosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar desta série antes de ser disponibilizada, por isso já andava atento. Mas surpreendeu-me pela positiva. Tens de arranjar um tempo para ver a série.

      Eliminar
  4. Como mandaste, só li o inicio do post! Ahahah Ainda não vi porque ando a acabar de atualizar outras séries mas quero mesmo muito ver! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já a tinha visto a ser divulgada antes do mês de Outubro. Estava mesmo à espera que saísse oficialmente para poder assistir. Gostei bastante (dá para perceber isso pelo texto eheh)

      Eliminar
  5. Confesso que fui ver do que se tratava quando começou este zumzum todo mas não me convenceu de todo. Não é o meu estilo de série.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um tipo de série que ou se adora ou se odeia. Não se consegue um meio-termo!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.