Suplementos | Será Que Fazem Engordar? Como?

Hoje em dia, existe muita gente a tomar suplementos alimentares.

Suplementos

Quem os toma, tem sempre algum receio quanto a um possível "efeito adverso" dos mesmos: será que fazem engordar?

Muita gente tem esta ideia. Muita gente conhece alguém que engordou quando tomou um suplemento alimentar. Muita gente evita, ao máximo, tomar suplementos alimentares porque os mesmos engordam.

Meus amigos, esta ideia não é mais do que um MITO!


Sim, um MITO! Os suplementos alimentares não fazem engordar uma pessoa. Não nos coloca gordos, não nos aumenta a massa gorda, nem nada que o valha.

O que se passa é o seguinte

Muitos são os suplementos disponíveis no mercado: suplementos para fortificar o cabelo (dos mais procurados), multivitamínicos (maior consumo na Primavera e no Outono), com magnésio para evitar caîbras e promover recuperação muscular, entre outros.

Suplementos

De entre esta lista de suplementos que enumerei, todos eles têm uma coisa em comum - vitaminas do complexo B. Quem anda minimamente atento a estas coisas, e por mera curiosidade, sabe que suplementos alimentares com este "grupo" de vitaminas acompanham a alimentação de muitas pessoas que não comem carne nem peixe, nomeadamente, vegetarianos e vegans.

Uma vez que não ingerem carne nem peixe, não vão obter uma ingestão na quantidade ideal de vitaminas do complexo B. Sendo importantes para o nosso sistema gastrointestinal, é essencial ter no nosso organismo e, como tal, pessoas com uma alimentação vegetariana ou vegana, necessitam de suplementar esta vitamina.

Suplementos

Contudo, as vitaminas do complexo B têm um pequeno "efeito adverso" - aumento do apetite.

E é aqui que "a porca torce o rabo"!


Ao ingerir suplementos alimentares, e perante um cenário de aumento de apetite, as pessoas têm de ponderar como vão encarar esse apetite aumentado - ou ingerem alimentos maus nutricionalmente - trash food - ou optam por alimentos mais equilibrados do ponto de vista nutricional.

Claro está que a maior parte das pessoas, face a este percalço, opta pelo cenário que mais satisfação e "conforto" lhes dá - os doces, as gorduras, o fast food, os salgados, entre outras coisas.

Suplementos

Não é preciso pensar muito no que irá acontecer, certo? Pois é, as pessoas engordam porque não conseguem controlar o apetite que têm. E é por esta razão que muitas pessoas têm medo de tomar suplementos alimentares, pois pensam que vão engordar.

ERRADO! Podem suplementar o vosso regime alimentar sem qualquer tipo de problema! (claro está que antes deverão ver se têm algum problema de saúde que vos impeça de ingerir determinado suplemento alimentar)

Fiquem descansados que não vão engordar. Aquilo que precisam de ter em atenção é optar por alimentos mais saudáveis e mais ricos nutricionalmente se sentirem uma "fome de leão!".

Espero que vos tenha esclarecido relativamente a este assunto. Esta questão foi colocada por uma seguidora do blogue e, de forma a esta informação chegar ao maior número de pessoas, achei por bem escrever este texto.

E aí? Quem achava que os suplementos engordavam?

4 comentários:

  1. Como diz o meu médico de família: "o que engorda é não fechar a boca". XD

    ResponderEliminar
  2. É impressionante como a nossa falta de informação nos condiciona. E como acabamos por criar conjeturas que em nada se assemelham com a verdade.
    Não engordamos por causa dos suplementos, engordamos por não seguirmos opções equilibradas. É aí que precisamos de mudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que esta ideia é bastante disseminada pela comunidade e muitas pessoas têm esta ideia. Mesmo quem já tomou e engordou, culpa o suplemento e não as más escolhas que fez perante o aumento do apetite ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.